19/06/2008

FALA ESPEDITO!!!!
Espedito Lima

1- UM MALUCO
Coment: infelizmente a terra que a denominaram de Jeremoabo, tem que procurar um maluco para lhe administrar; pois os que têm juízo, lamentavelmente não veem, em suas gestões, sabendo ou procurando lhe ouvir e perceber que (ele/ela) continuam clamando por socorro, nos mais diversos e variados aspectos. Não é possível, mais uma vez dizemos/perguntamos: será que vai ser preciso realmente o sangue ser jorrado sobre suas ruas e avenidas para que providências sejam tomadas na organização do tráfego, principalmente no trecho que compreende: terminal rodoviário-Escolas Reuindas, via praça da Matriz, Rua Mons. José Magalhães, praça Cel. Antonio Lourenço de Carvalho, Rua Ábdon Afonso (goela da Ema) e Av. Dr. José Gonçalves de Sá? A bagunça, a cada dia que se passa fica pior: é carro estacionados quase em cima de calçadas, pedestre que vai e que vem; moto, bicicleta. Ninguém se entende. A travessia, por exemplo, na goela da ema e em frente da filarmônica para o jardim da matriz, a qualquer momento vai ser palco onde se encenará a peça – tombado na pista – e queira Deus que não seja fatalmente. Existem alternativas, todos nós sabemos, mas parece faltar coragem e ousadia política para encarar o problema. Cobrança de multas pesadas, sinalização com semáforos, delimitação de mão e contra-mão nas principais artérias; seriam um teste para evitar, a tempo, que tragédias não aconteçam em breve e todos chorem pelo sangue derramado
2- SEM AVISO
Coment: quando o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) tiver que realizar alguma visita, perícia, inspeção nas Prefeituras, seja lá o que for, que o faça de forma “relâmpago”, de surpresa mesmo e não avise nada a ninguém, muito menos claro, aos Prefeitos. Nunca se sabe o que poderá acontecer a partir do momento que eles forem avisados. A defesa, é depois.
3- POLIVORADA
Coment: se foi o tempo em que as alvoradas em Jeremoabo, por ocasião dos festejos juninos, literalmente eram organizadas e executadas, única e exclusivamente pelo povo. Nessa época, quase que britanicamente, as pessoas “comuns” do povo, as famílias a partir das 03 (três) e no máximo 04 (quatro) horas da madrugada, saiam batendo à porta de cada um até formar uma massa humana e, ai sim, sob o som de um autentico e originário forró, subiam e desciam as ruas, praças e avenidas da cidade, sem assistirem a desfile de políticos, muito menos charminho de oposição com situação e vice-versa. Era tudo típico; com uma versão nitidamente sertaneja, rural, nordestina, sem nada eletrizado, nem também competição com camisas, organizações e grupos políticos ou não. A política não existia, mesmo que se tratasse de ano eleitoral e, às vezes, os políticos que apareciam, eram vistos naturalmente, como gente do povão, na extrema acepção da palavra, nada mais do que isso. E há de ser ressaltado que não era 01 (uma) mais várias alvoradas: dos casais, das moças, dos rapazes e outras mais, no decorrer do período compreendido – 15/24 (junho). Mas, o povo sede a tudo; eles foram chegando de mansinho e a galera foi dando espaço e hoje, mesmo querendo, dificilmente vão poder retornar a essa TRADIÇÃO – que tadição? A tendência, infelizmente, é politicalizar tudo. É certo que fica bonitinho, a rapaziada quer é se divertir e mesmo com suas investidas, nada garante que elas (alvoradas) influenciem em decisão política, eleitoralmente falando, mesmo que seja num ano de eleições.
4- EXPECTATIVA
Coment: até agora, não se sabe ao certo o que poderá acontecer este mês, período das convenções para a escolha dos candidatos a Prefeito, Vice e Vereadores. Ninguém, nem situação nem oposição, quis anunciar oficialmente quem fazer quem ou quem se unirá a quem; quem vai ficar como Vice ou na cabeça de chapa. Por enquanto apenas expectativa; uns aguardando resultados em processos pendentes, outros esperando se livrarem de ações para pensarem e definirem o que devem fazer. Achamos que estão deixando passar os festejos juninos para não misturarem a coisas. E você, caro eleitor, já começou a colocar as pedras do dominó político na mesa ou também está em ritmo de festas juninas? Claro que sim. As festas passam, o seu presente e futuro estão ai. Nada contra festa; nada contra ninguém brincar, não é isso. Mas que se faça a festa da boa análise e da boa escolha, em outubro vindouro.
5- ESTREMECEU (Palavra de Deus)
Coment: se você não sabia, fique sabendo: “””naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo””” (Lc. 1, 39-41). A criança, evidentemente, que trata o texto Bíblico, é exatamente João Batista. Entretanto, sua mãe cheia do Espírito de Deus, jamais pediu nem mandou que alguém, em tempo algum, honrasse e homenageasse seu filho. Eis o que ela fez ou o que ela disse (veja os versículos 42/45 do capítulo anterior – acima citado). Nada de veneração a João Batista; nada de padroeiro, isso são balela, engano e distorção. Nosso verdadeiro, único e exclusivo protetor é Deus, o Pai; e nosso intercessor junto a ele, é unicamente Jesus Cristo e absolutamente mais ninguém. Acredite nisto, pois quem assim ensinou foi o mesmo Cristo; Jesus, o Salvador. A propósito, não brinquem com eles. Antonio, tudo bem! Agora, com João, Pedro e Paulo a coisa é totalmente diferente. A coisa é séria. O primeiro, dos três, falou: eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira os pecados do mundo – com (Jesus Cristo); o segundo, ordenou: levanta que eu sou um homem igual a você e o terceiro, asseverou: aquele que pregar um evangelho diferente daquele que eu prego, o chamem de anátema (excomungado). Só não entende o que eles falaram, o ignorante (desconhecedor) da palavra de Deus. Examinai-a; antes, porém, pedi ao Espírito Santo para que lhe conceda entendimento e discernimento. Assim você verá e conhecerá as coisas de Deus, o que ele é, quem ele é, o que ele quer que nós façamos sejamos, e nos comportemos perante ele, tudo e todos.
6-OITICICA
Coment: é uma árvore que pode atingir até 15 m de altura e seu tronco grosso ramifica-se a pouca distancia do solo, fazendo com que se forme uma frondosa copa com 15 a 20 m de circunferência. Ela costuma crescer nos aluviões profundos dos rios e riachos. Suas sementes são empregadas no fabrico de óleo. Ela é da família das moráceas e também conhecida como guariúba. Pesquise, leia e aprenda.
7- FUTEBOL
Coment: a seleção (que dizem que é brasileira - não acho), tropeçou diante da paraguaia, num jogo válido pelas eliminatórias da copa de 2010. Seu Dunga agora tem que esfriar a cabeça e vê se faz uma seleção genuinamente brasileira; duvidamos que isto possa acontecer. Ricardo Teixeira não deixa e a TV também. Coisas dos nossos cartolas. E viva o futebol! Tem certeza? Coitado dele; dele não, dos torcedores. Que os mais fanáticos tenham cuidado com o coração. Sim, o placar só foi 2X0, para o Paraguai e o jogo foi em (15/06/08), em Assunção. Bola pra Frente, Brasil! Pra frente ou pra trás?
8 – DENGUE
Coment: o inseto maldito vem perturbando todo mundo. O bicho é terrível, por isso, todo cuidado é pouco; ele não dá trégua. Já foram notificados em Jeremoabo 03 (três) casos da hemorrágica. Não citamos os nomes dos pacientes para preservá-los; mesmo porque, também, não tivemos autorização para divulgá-los. Veja algumas dicas, segundo os médicos, para acabar com os criadouros do pequeno monstro (inseto): trocar os vasos de águas de plantas por terra e manter seco o prato coletor de água; desentupir as calhas do telhado, para não haver acúmulo de água; não deixar pneus ou qualquer recipiente que possa acumular água expostos à chuva; manter sempre tampadas as caixas d’água, cisternas, barris e filtros e colocar o lixo em sacos plásticos fechados ou grandes latas com tampa. Faça agora sua parte e não vá parar nos hospitais ou morrer. Cuidado, o bicho é traiçoeiro.
9 - CANTEIRO DE FESTA
Coment: venhamos e convenhamos. Jeremoabo está se transformando num inequívoco e robusto canteiro de festa; de obras, é outra coisa. O povo, alguns, preferem muito mais 10 dias de festas, só neste período junino, do que ver a cidade asfaltada, praças bem arborizadas e iluminadas; estradas conservadas em todas as estações, segurança, boa educação e saúde; planejamento e ordenamento do solo urbano, fiscalização das margens das estradas municipais, para que os proprietários de terra não avancem sobre elas, tanto pela direta quanto pela esquerda e as estreite como vem acontecendo em alta escala; sem problema de lixo; sem politicagem e todos com seus direitos garantidos de ir, de vir e exigir o progresso e o desenvolvimento, com geração de emprego; uma economia saudável e suportável, com um comércio que não deixe minar para outras cidades pra que o dinheiro fique aqui mesmo e tantas outras medidas que beneficiem diretamente toda a população. Caso contrário, estaremos no marasmo do subdesenvolvimento e atraso total mesmo. Durma com um barulho desses. É muita inteligência FRASE DA SEMANA“””NA 25 DE MARÇO, EM SÃO PAULO, SE SENTE MAIS PRESO DO QUE NA CADEIA PÚBLICA DE JEREMOABO”””