12/06/2008

O SANTO ANTÔNIO

Cristina Fam

Foto: Cristina Fam/08

PARA QUE NUNCA FALTE O PÃO
Santo Antônio, amigo dos pobres, que inspirais vossos devotos a vos honrar oferecendo o pão aos necessitados, eu vos rogo a graça de nunca ter falta de pão na minha mesa, pão ganho com meu trabalho e suor. Em troca vos prometo sempre olhar pelos mais necessitados, oferecendo um pouco daquele pão que sempre enviareis à minha mesa.
Sobretudo, ajudai-me a buscar sempre o Pão vivo descido do Céu, que é o Cristo na comunhão, verdadeiro alimento de vida eterna. Vós que tantas vezes o tivestes em vossas mãos, fazei que também este pão nunca me falte e eu o tenha, sobretudo na hora da minha morte. Assim seja!

PARA PEDIR SERVIÇO
Santo Antônio, em vossa vida procurastes sempre trabalhar pela glória de Deus e salvação das almas. Olhai minha necessidade. Preciso de trabalho para cumprir o mandamento do Senhor e preciso também para meu próprio sustento e o de meus familiares. Vós que podeis tanto junto a Deus fazei com que encontre um trabalho digno, remunerado, honrado, para que possa sentir a alegria de estar servindo a Deus e cumprindo obrigação para com aqueles que me confiou Deus. Ajudai-me, pois, neste momento angustioso, vós que sabeis o valor do trabalho e o sacrifício da fome.

ORAÇÃO DOS NAMORADOS
Santo Antônio, que sois invocado como protetor dos namorados, olhai por mim nesta importante fase da minha vida, para que não perturbe este tempo bonito com futilidades, mas o aproveite para um melhor conhecimento daquele ser que Deus colocou ao meu lado e para que ele melhor me conheça. Assim, juntos preparemos o nosso futuro, onde nos aguarda uma família que, com vossa proteção, queremos cheia de amor, de felicidade, mas, sobretudo cheia da presença de Deus.
Santo Antônio, padroeiro dos namorados, abençoai este nosso namoro, para que transcorra no amor, na pureza, na compreensão e na sinceridade. Amém!

PARA PEDIR SAÚDE
Santo Antônio sabeis quão preciosa é a saúde para que possamos realizar a vontade de Deus no mundo. Olhai por mim, vós que sofrestes e aliviastes o sofrimento dos outros e alcançai-me de Deus a cura do mal que me aflige (ou que aflige outra pessoa) e, se for da vontade de Deus e vós que dele me alcançastes. Ao mesmo tempo, vos peço me ensineis a empregar bem minha saúde, na terra, para que Deus, um dia, conte para minha glória eterna aquilo que na terra consegui realizar. Amém!

QUANDO A SOLIDÃO PESA
Meu S. Antônio, que foste tão íntimo de Deus e conseguiste encher toda a vossa vida com sua presença, vede quanto me pesa a minha solidão. Sinto-me só, sem corações que se me abram sem alguém com quem partilhar minhas alegrias e minhas tristezas. Peço-vos, antes de tudo, façais com que Deus seja tudo para mim e depois ajudai-me a encontrar aquele coração compreensivo em quem possa confiar e com quem possa partilhar meu amor, minhas alegrias e minhas preocupações. Acompanhai-me para que não sucumba só, mas ache Deus nesta solidão e um enviado de Deus. Assim seja!

CINCO MINUTOS
Diante de Santo Antônio
Há quanto tempo te esperava, ó alma devota, pois bem conheço as graças de que necessitas e que queres que eu peça ao Senhor.Estou disposto a fazer tudo por ti; mas, filho, dize-me uma a uma todas as tuas necessidades, pois desejo ser o intermediário entre tua alma e Deus com o fim de suavizar teus males. Sinto a aflição de teu coração e quero unir-me às tuas amarguras.Desejas o meu auxílio no teu negócio..., queres a minha proteção para restituir a paz na tua família..., tens desejo de conseguir algum emprego..., queres ajudar alguns pobres..., alguma pessoa necessitada..., desejas que cesse alguma tribulação..., queres a tua saúde ou a de alguém a quem muito estimas? Coragem, que tudo obterás.Agradam-me também as almas sinceras que tomam sobre si as dores alheias, como se fossem próprias. Mas eu bem vejo como desejas aquela graça que há tanto tempo me pedes.Tem fé que não tardará a hora em que hás de obtê-la.Uma coisa, porém, desejo de ti. Quero que seja mais assíduo ao Santíssimo Sacramento; mais devoto para com a nossa Mãe, Maria Santíssima; quero que me propagues a minha devoção e ajudes meus pobres. Oh! Quanto isso me agrada ao coração! Não sei negar nenhuma graça àqueles que socorrem os outros por meu amor, e bem sabes quantos favores são obtidos por esse meio.Quantos, com viva fé, têm recorrido a mim com o pão dos pobres na mão e são atendidos! Invocam-me para ter êxito feliz em um negocio, para achar um objeto perdido, para obter saúde de uma pessoa enferma, para conseguir a conversão de alguém afastado de Deus, e eu, por amor dos meus pobres cuja miséria está a meu cargo, obtenho de Deus tudo o que pedem e ainda muito mais.Temes que eu não faça outro tanto por ti? Não penses nisso porque prezo muito as prerrogativas concedidas por Deus de ser o santo dos milagres.Muitos outros, como tu, têm precisado de mim e temem pedir-me, pensando que importunam.Leio tudo no fundo do coração e a tudo darei remédio; hei de obter as graças; não temas.Agora, volta às tuas ocupações e não te esqueças do que te recomendei; vem sempre procurar-me, porque eu te espero; tuas visitas me hão de ser sempre agradáveis, porque amigo afeiçoado como eu não acharás.Deixo-te no coração sagrado de Jesus e também no de Maria e no de São José.Reze em seguida Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
Fonte: ORAÇÕES DO POVO DE DEUS
EDITORA VOZES