A atriz foi levada para o Hospital São Lucas, em Copacabana, bairro onde morava, durante a madrugada, e encaminhada ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Segundo nota divulgada pelo hospital, Dercy chegou à unidade com sinas de "uma pneumonia comunitária grave", que, segundo os médicos, evoluiu rapidamente para um quadro de "sepse pulmonar e insuficiência respiratória".
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital fluminense, Cesar Maia, decretaram luto oficial no Estado e na cidade em homenagem à atriz. O velório será neste domingo na Assembléia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj). O sepultamento está marcado para acontecer na segunda-feira em Santa Maria Madalena, cidade natal da humorista, no norte Fluminense.
Apesar de sua longevidade, Dercy pensava na morte. Ela comprou um túmulo no cemitério da cidade e decorou a lápide de acordo com seu gosto.A festa da padroeira de Santa Maria Madalena foi interrompida neste sábado com a morte de Dercy. A notícia foi anunciada no sistema de som e a festa foi suspensa. O prefeito da cidade, Clementino da Conceição, decretou luto oficial de sete dias."Lamentamos profundamente esta perda da atriz e da cidadã benemérita de Madalena", disse Neston Lopes, diretor do Museu Dercy Gonçalves, em Santa Maria Madalena. "A Dercy transgrediu a sua época garantido como razão de sua vida o seu querer, a sua vontade de ser o que foi. Se não tivesse fugido de Madalena, teria sido a Dolores para sempre, filha de um alfaiate e uma lavadeira", afirmou.
20/07/2008
AOS 101 ANOS, MORRE A ATRIZ DERCY GONÇALVES
Jovino Fernandes