04/08/2008

LEI DO SILÊNCIO
Cristina Fam
Barulho é uma espécie de som. O que diferencia o barulho ou ruído do som é a característica desagradável que o barulho ou ruído possui.

Em sociedades urbanas, em que as aglomerações e o convívio quase forçado entre as pessoas são constantes e inevitáveis, o barulho passa a ser mais um motivo de crises, de atritos entre as pessoas, acabando por merecer uma regulamentação da lei.

Os ruídos não são apenas um problema social, é acima de tudo um problema de saúde pública, pois causam doenças e diminuição de produtividade.

A produção de barulho que venha a perturbar outras pessoas é considerada contravenção penal e está sujeita a prisão de 15 dias a 3 meses e multa.
Porém, se o ruído produzido for tanto que acabe por ser considerada poluição sonora, a pessoa que o produziu poderá estar sujeita a prisão de 1 a 4 anos e multa, se for constatado que o nível de ruído causou ou pode vir a causar danos à saúde humana.

Todo comportamento reprovável pela comunidade que afete a paz, o sossego e a tranqüilidade de todos é considerado uma má conduta.

Muitas vezes, atitudes inconvenientes por parte de certas pessoas atrapalham de alguma forma o bom andamento da vida em uma sociedade.

Outra importante fonte de ruídos em cidades são os carros de som e demais formas de transportes motorizados.

FIQUE POR DENTRO:
PERTURBAÇÃO DA ORDEM
PERTURBAÇÃO DA TRANQÜILIDADE
PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO
LEI DO SILÊNCIO
CONDUTA INCONVENIENTE

Fonte:CONHEÇA SEUS DIREITOS
READERS DIGEST

Além do barulho ensurdecedor, temos que aturar a embriaguez, a violência, homens urinando nas calçadas desrespeitando os mais velhos, senhoras, crianças, deixando mau cheiro nas calçadas e beco. Na manhã seguinte quando abrimos a porta nos deparamos com a praça suja, “cidade limpa é aquela que menos se suja”.

Vejo jovens portando aparelhos de celulares modernos, com câmara fotográfica, MP3, MP4, mas não os ensina manter a cidade limpa, muito menos lhes abastece de bons costumes e educação doméstica, mocinhas bem trajadas na moda atirando copos nas calçadas. Brigas de gangues, drogas, alcoolismo, gritos e ofensas em público, a própria música imoral obscena recheada de palavrões, incentivam a degradação dos jovens.

Mães vejam seus filhos nas praças, nos becos, nas esquinas, o sexo também é livre, embalagens de preservativos são jogados nas calçadas nas nossas portas. Vigiai!

Domingo 23:49 o som é desagradável tira o sossego das pessoas. Na praça tem 21 casas com morador idoso, entre 70 e 90 anos de idade, cadê o respeito? O idoso não consegue entender o que está ocorrendo, fica agitado sendo necessário tomar remédio para dormir.

A policia é convocada para estabelecer a ordem, o respeito aos moradores da praça. Cabe ao proprietário do barulho encomendado, lembrar ao operador surdo, que a Lei do Silêncio exige o cumprimento da mesma, para os ignorantes o horário entre 22:00 e 06:00. Portanto uma boa noite de sono é salutar.

Vamos chamar a Super Nany para educar esses desconpensadas, geração de desequilibrados. Onde anda os Conselhos, que não é a Super Nany, mas, deve tomar as devidas providências já que é tarefa cobrar para que a Lei seja cumprida.