09/09/2008

“Não roubarás”
Cristina Fam
Lembre-se das palavras de Jesus: "De que serve ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a alma?" (Mt 16,26).

A Bíblia adverte; “não roubarás”. “Nem os ladrões, nem os avarentos... nem os rapinadores herdarão o Reino de Deus” (1 Cor 6,10). E todo roubo cometido exige reparação na mesma medida. Zaqueu ficou constrangido na presença de Jesus, que sabia que ele era corrupto, que lhe prometeu restituir quatro vezes tudo o que tinha roubado.

A justiça exige a restituição do bem roubado, seja de uma pessoa, de uma instituição ou do Estado. Tanta corrupção, tantas mentiras ditas ao vento. Honestidade é tema da campanha política, compra de votos é uma prática mundana. Madrugadas afora, empresários, desfilam noite adentro buscando votos. Pode parecer mais seguro se, “abordar” o eleitor durante o dia claro, e, será mais seguro; já que os indesejados estão soltos, e, sem conhecer, pode levar para casa algo mais. Fique atento, já que o cão está solto. Leve dente de alho, uma cruz, e estaca de madeira você pode necessitar.

Mas, interesses são desnecessários?! Quem vai querer uma derrota de chofre. A vida é diferente, atentos à moda, ao consumismo, homens desfigurados, desbotados de caráter, esquecidos do amor universal, tentam de muitas formas burlarem a lei Divina. Quando mentir, negar o salário do trabalhador, esconder o remédio ao doente, atingiu Jesus, o Filho de Deus. “Foi a mim que o deixastes de fazer” (Mt 25,45).

"Amarás o Senhor teu Deus de todo e teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito, e amarás teu próximo como a tí mesmo... Nesses dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas" (Mat. 22:37-40)

Vencerá aquele que praticar os mandamentos do Senhor. Todos os dias o saldo da vida é descontado caso gaste ou não. Não existe honra na mentira. O roubo é uma vontade maligna; furtou, roubou, aceitaram objetos roubados, propina, guardou-os? Deves restituí ao dono, não deixes de pagar a divida. Não pagou o salário ao trabalhador? Você deve perceber que fez mais falta a você. É a Lei Universal. O prejuízo dado ao próximo é seu maior prejuízo. Além do mais que, dinheiro roubado é amaldiçoado, nunca rende. Comprou alguém? Foi traído? No mundo da mentira não haverá vitória. Deu ouvido a conversas tolas contra a vida alheia? Percebe agora que era a tua própria vida em jogo? Quanta ironia! Quando retornar, encontrarás a casa vazia. O coração que é a sede dos sentimentos, habituado ao desconforto do submundo que é imposto pela fraqueza do homem em queda. O lar sofre o desconforto da indiferença, adúlteros, teus filhos sofrerão quem poderá pagar tal divida? Pobres crianças.