30/11/2008

FORMAÇÃO e EDUCAÇÃO
Espedito Lima
Na escalada da libertinagem familiar, social e mundial, há de se distinguir duas coisas que se associam, mas cada uma tem sua característica própria: o modelo formacional e a ação educacional. O primeiro direciona-se para constituir-se de um caráter genuíno, pessoal ou no seio familiar que o leva a um comportamento integral do agir, do pensar, do querer e do fazer, em proveito próprio ou de outrem; enquanto que a segunda conduz a um aprendizado fora de si, isto é, na escola, na faculdade, na universidade, na sociedade, à revelia do controle pessoal e da família, embora haja um rastreamento à distância, da última.

Costumeiramente os pais, mesmo que os filhos já tenham atingido o uso da razão, seja lá de que maneira for, especialmente ao modo da globalização atual, raramente os deixam, como se diz na gíria, tomarem conta do seu nariz; sempre estão à roda deles para os teleguiarem, o que nem sempre funciona, pois eles mesmos querem se auto guiar, serem donos de si mesmos, e ai inicia-se um conflito.

Por outro lado, contradizem-se os pais em afirmarem que seus filhos sabem se conduzir e confiam neles, por entenderem que para eles e para o mundo eles estão mais que preparados, inclusive muito mais do que os pais; mas esses pais contraditoriamente, excluem-se, na maioria dos casos, de suas responsabilidades e, mais tarde, culpam-se mutuamente – marido/mulher, pai/mãe, pela omissão que firmaram com suas negligências e quando percebem que isto aconteceu, é tarde de mais.

Uns agem segundo um comportamento ultrapassado e prejudica a abertura natural da vida de seus filhos, na forma de se comunicarem e de mostrarem que eles são e devem ser a sombra maior; outros, porém, ditam normas super avançadas que atrapalha o desenvolvimento necessário à liberdade, não libertinagem dos filhos, achando que estão os ensinando as boas regras da vida, quando, na verdade, os lança no mundo e na sociedade devastadora do consumismo e da superficialidade que contrasta com o equilíbrio do bom viver; da formação de um caráter sólido e de uma educação eficaz, completa de ações inteligentes e merecedoras de aplausos.

É um contradito a visão da sociedade globalizada e da estrutura familiar, que estupra a formação digna da juventude e desfaz-se da construção da família, base da sociedade, a pretexto de simulação errônea quanto o criar, o educar e o formar. Seria um leque aberto, sem mover o ar que lhe é peculiar ou fulminar pretensão precoce de uma transformação açodada que não se leva a nada, a não ser a destruição da moral, da personalidade individual e coletiva também.

O embrião que deveria produzir o vínculo natural de ambas – formação/educação, por não alcançar a sua plena fecundidade, apresenta-se como um ser virtual ou simplesmente uma característica fictícia, e enseja esta controvérsia uma desfaçatez que onera a realidade obscura que a família/sociedade apresenta e oferece o injusto padrão da vida moderna, desalicerçando literalmente sua estrutura. E assim, vê-se no hoje, a catástrofe prevista porem inevitável, por conta de uma incapacidade visível para que se possa tentar barrá-la e evitar o desmoronamento do ser humano, de modo geral.

É conflitante, no entanto real, a falta de preparo de pais e mães para frear o desajustado comportamento dos filhos que, em parte, já domina as regras antes ditadas por eles (pais) e, assumem a liderança que outrora era exclusiva do patriarcado conservador, necessário ao respeito, à obediência entre pais e filhos, e estes com aqueles. E não precisamos atualmente desse exacerbado conservadorismo, mas via de regra é fundamental que respeito e obediência persistam e andem lado a lado; mesmo porque sim assim não for, estará sendo completamente inviável o relacionamento pais/filhos e vice-versa, o que contraria frontalmente uma tradição, de certa forma, até Divina. Todos sabem que Deus não só constituiu a família, mas ditou regras para ela, com a finalidade de lhe dar sustentação moral, ética, social e, sobretudo, hierárquica. Por isso não se pode haver inversão de comportamento e de valores nas e entre as famílias. É o princípio da boa vivência e convivência.

Que a formação forme os pais e a educação eduque os filhos; que estes eduquem aqueles e que aqueles formem estes, pois ambos os lados necessitam das duas coisas, para que assim elas estejam paralelamente no caminho da resolução da formação e da educação. Formar é educar e educar é formar. Sem formação e sem educação, ninguém vai a lugar nenhum e o desenvolvimento, independência, segurança, jamais serão alcançados.
S.O.S. AUTORIDADES
PORTAL JV
Solicitação: Comunidade Jeremoabense

Moradores pedem auxílio às autoridades competentes do município de Jeremoab/Ba. quanto á falta de cumprimento à LEI DO SILÊNCIO que acontece praticamente quase todos os domingos na Praça do Jardim.

Queremos esclarecer aos nossos internautas, quanto ao fato dos moradores ligarem , passar e-mail e, enviarem mensagem para divulgarmos o que ocorre durante o evento, NÃO É DE NOSSA COMPETÊNCIA proibir qualquer desordem ou falta de cumprimento das Leis.

Se você está sendo incomodado, registre queixa junto à Polícia Civil ou Ministério Público (quartas-feiras) para as providências cabíveis. Nós não temos poder de polícia.

Ligue 190 (Polícia Militar) ou às quartas feiras, preste queixas no Ministério Público.

FINAL DA EXPOSIÇÃO
Jovino Fernandes
Com muito brilhantismo o II Encontro de Agricultura Familiar do Território Semi-Árido Nordeste II na cidade de Jeremoabo chega ao final.

A feira teve início na data de 27 encerrando-se na data de 30 por volta das 18:00hs, com a entrega de certificados no Auditório do Colégio Municipal São João Batista.

O evento proporcionou a todos os participantes principalmente ao homem do campo, a forma correta de trabalhar em cada setor produtivo para que possa gerar renda e manter o sustento familiar.

Durante os quatro dias, visitantes, participantes inscritos e a comunidade de forma em geral, participaram de várias palestras e oficinas (culinária, laboratório) proferidas por especialistas de empresas e órgãos ligados ao Governo Federal e Estadual altamente qualificados, orientando de forma objetiva e eficaz como produzir.

Esperamos que eventos de tamanha envergadura como o que aconteceu, possa ser visto com outros olhares, e, que os órgãos públicos e a comunidade possam valorizar e acreditar no potencial de nossa terra.

Chega de tanto puxar rabo de boi, corrida de argola e cavalgada.

Vale acrescentar, que emprego, renda e crescimento econômico de uma cidade , só são gerados quando o poder público incentiva e apóia os pequenos, médios e grandes investidores.

A todos os participantes, nossos PARABÉNS!!!!

Veja em primeira mão, fotos do evento. Logo mais estaremos disponibilizando na galeria de fotos do PORTAL JV.

ACESSE GALERIA DE FOTOS

PORTAL JV - 1

PORTAL J V- 2

PORTAL JV- 3

PORTAL JV -4
VERBAS DA MERENDA DESVIADAS, CRIANÇAS DESMAIANDO COM FOME E
JUSTIÇA OMISSA
Sem merenda escolar crianças desmaiam nas escolas por causa da fome
Não bastasse a situação caótica das escolas, funcionando precariamente e graças à boa vontade dos professores que mesmo sem receber seus salários voltaram às salas de aula para evitar maiores prejuízos aos alunos e ao município, conforme temos comentado, um fato novo e da maior gravidade vem se registrando nos últimos dias. A fome vem causando desmaios em crianças em algumas escolas da sede do município.

Muitas delas vêm do interior do município, saem cedo de casa, mal alimentadas, e não tem merenda na escola. Algumas residem em comunidades distantes e só chegam em casa no início da tarde.

Dia desses um amigo deu carona a algumas crianças do Estaleiro que se encontravam à beira da estrada, por volta das 14 horas. Uma delas, raquítica, sentou-se no banco da frente do passageiro. A criança permaneceu calada durante toda a viagem, e só ao chegar ao local em que desceriam, o amigo percebeu que a criança estava desmaiada. E suas colegas informaram que haviam saído cedo de casa com pouco alimento e a razão do desmaio era a fome.

O mais grave disto tudo é que no almoxarifado da Secretaria da Educação tem provisão de merenda escolar prestes a vencer, mas a secretária de educação, numa atitude criminosa, prefere ver as crianças desmaiando de fome nas escolas e nas estradas. Sem falar que a merenda que se encontra em depósito não foi comprada e sim doada pela CONAB. E que todos os repasses recebidos do FNDE para a compra da merenda foram desviados pelas autoridades (in)competentes.

Vale lembrar que a ex-secretária de educação e candidata a vice derrotada nas eleições passadas pagou, com um cheque do FUNDEB, toneladas de carne que nunca chegaram às escolas.

Diante deste quadro lamentável, intitulado de “educação de primeiro mundo”, que causa indignação pelo descaso com os filhos dos pobres, só resta uma pergunta : o que merece essa gente que vem desviando os recursos da educação e submete crianças à tamanha humilhação, e também os que se omitem e silenciam sobre tudo?

Omissão da Justiça

Em situações como esta acima comentada o cidadão comum tem no judiciário o porto seguro no qual ancora suas esperanças. É basilar num estado democrático de direito que assim seja. Mas não é isto que acontece na Comarca de Jeremoabo.

Pois o estado de calamidade administrativa e social do município tem sido levado ao conhecimento do Judiciário pelo Sindicato dos Servidores Públicos, por cidadãos comuns e por alguns vereadores comprometidos com a causa do bem comum, através de ações impetradas em favor do funcionalismo e de denúncias de descalabros, mas nada acontece.

Também do Ministério Público tem partido atitudes concretas em defesa dos interesses do povo e do município, mas sem alcançar os resultados pretendidos.

Recentemente o Sindicato e o Ministério Público pediram bloqueio das verbas públicas para pagamento dos servidores, há meses sem receber, e até o presente não foram atendidos. E tudo indica de que não serão.

De forma que só resta esperar a Justiça de Deus. Pois esta não falha nunca e sempre vem na hora certa. Principalmente quando são crianças as vítimas de maus gestores e da omissão de quem deveria aplicar a Justiça dos homens.
LEO KRET QUER SURPRENDER NA CÂMARA
Jovino Fernandes
Fonte: http://www.atarde.com.br/politica/noticia.jsf?id=1019927
Lúcio Távora, Agência A TARDE

Leo Kret quer quebrar tabus e preconceitos

Ela chega para integrar a bancada feminina da Câmara Municipal e disse que está disposta a quebrar tabus e derrubar preconceitos. “Quero surpreender todos aqueles que me criticaram e ser uma das vereadoras mais atuantes desta casa”, disse.

Em quarto lugar entre os candidatos mais votados de Salvador, Leo Kret atribui o sucesso de sua primeira campanha eleitoral à simpatia e identidade com o povo e não com o movimento GLTB (Gays, Lésbicas, Transexuais, Bisexuais). “Tenho origem na favela, e o povão se identifica comigo”, disse.

O preconceito por ser diferente, Leo Kret conta que sempre enfrentou. Mas o carinho e o apoio que recebeu durante a campanha, ela diz que será inesquecível. “As pessoas vibravam quando eu falava nos comícios, e os outros políticos, como o deputado ACM Neto, me deram muito apoio durante toda a campanha”, conta.

Agora, ela diz que lutará e cobrará para que o prefeito João Henrique coloque em prática a promessa de incorporar as propostas do Democrata em seu programa de governo. “No segundo turno, não apoiei o prefeito, mas vou cobrar pela realização do compromisso dele”, comentou.

Leo Kret conta, também, que procura se informar sobre todos os assuntos da cidade. Que quer chegar à Câmara inteirada das discussões. Por isso, procura saber mais sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, o PDDU. “Muita gente só ficou sabendo o que era o PDDU na campanha eleitoral, e, agora, mostram indignação porque não sabiam o que era este projeto. Os chamados ‘benefícios’ estão causando impacto na vida das pessoas e precisam voltar a ser discutidos”, defende.

Segundo Leo Kret, faltou transparência nas discussões do Plano Diretor. “Não são só os políticos que têm de saber como são as propostas, a população também tem que saber”, disse. A vereadora lembra que as obras mal começaram que os impactos ambientais já estão atingindo até os condomínios de luxo, com a invasão de cobras e escorpiões.

Outra proposta da vereadora eleita é a criação de pontos de cultura em comunidades carentes. “Tenho um projeto chamado Meu Bairro Feliz, que prevê o incentivo às manifestações culturais em comunidades carentes”, conta. De acordo com ela, a proposta é abrir espaços de cultura para que crianças e jovens possam se manifestar e demonstrar o seu talento através da arte. “Com isso, vamos conseguir tirar muitos jovens das ruas e, conseqüentemente, dar oportunidades e diminuir a violência”.

Sobre a relação com o Grupo Gay da Bahia (GGB), Leo Kret conta que não fez qualquer aliança ou contato com o grupo. “Eles já tinham um candidato e fiz a minha campanha independente do apoio deles. Não fui pedir voto da comunidade GLBT, onde eles militam”, afirma. A vereadora diz que a única associação que a ajudou foi a pró-homo, que dá apoio até hoje. Mesmo assim, não descarta uma futura parceria com o GGB.

“O GGB me criticou muito, mas mesmo assim, se vierem me pedir apoio para apresentar ou defender seus projetos aqui na Câmara, estarei de braços abertos para recebê-los”, afirma Leo Kret. Ela diz também é uma militante da causa GLBT e também luta pelos direitos de todos os homossexuais.

Segundo Leo Kret, a maior luta dos homossexuais ainda é contra o preconceito. “A maioria começa a sofrer dentro de casa. E quem sofre com o preconceito da família começa a achar natural que outras pessoas também o tratem mal”, argumentou. Por isso, ela defende a conscientização de familiares de homossexuais como o início de uma sociedade sem homofobia. “Quando a família abraça o homossexual, conseguimos força para lutar fora de casa também”.

29/11/2008

AS DO ESPEDITO LIMA


FOGUETÓRIO - Perguntado se sabia do que se tratava sobre a “solta de fogos” na cidade de Jeremoabo desde e principalmente quinta-feira passada (27/11/2008), respondi: eu ainda não acreditava que iriam realmente incendiar a cidade como vem se comentando ha muito tempo; mas, certamente os fogos da quinta estavam prenunciando o que poderá acontecer e, ao mesmo tempo, anunciando que a partir daquela data, a lua estava entrando na sua fase “nova”. Como na ou em Jere (moabo) existem muitos “”LUNÁTICOS””, eles entraram em ação

BATALHÃO DE CHOQUE – Encontra-se recolhido no Batalhão de Choque da Capital do Estado, Salvador-Bahia, o PM José Augusto Ribeiro Silva, contra quem foi expedido Mandado de Prisão, em razão do mesmo ter sido condenado pelo Tribunal do Júri da Sede desta Comarca por prática de crime de homicídio e, havendo recurso, lhe foi negado pelo TJ/BA – Primeira Câmara Criminal

MUTIRÃO – O pessoal do Cartório Criminal ultimou no dia de ontem (quinta-feira – 27/11/08), as diligências para a realização do mutirão da conciliação, que deverá ocorrer no período de 01 a 05 de dezembro deste ano em todo o Brasil e, evidentemente, na Comarca de Jeremoabo. Foram mais de 300 os processos escolhidos para as audiências, as quais deverão acontecer a partir das 12:00 horas (segunda a sexta-feira). Todos os feitos são do Juizado Especial Criminal que tramitam no Cartório acima citado.

CHUVA – Enquanto o Estado de Santa Catarina enfrenta estado de calamidade com as fortes chuvas que caíram sobre si, o nordeste brasileiro continua sem perspectiva de chuva, inclusive Jeremoabo. As temperaturas têm ultrapassado a barreira dos 35 graus, mesmo assim o precioso líquido nada de cair. As pastagens parecem mais estradas de piçarra e a água já não existe em diversos povoados do interior do município. Estamos a caminho de uma nova calamidade – seca total.

BAGUNÇA TOTAL – Haja o que houver; entra semana sai semana, e a bagunça no centro de Jeremoabo continua de mal a pior, especialmente nos finais de semana e mês; ninguém mesmo toma uma providência, está tudo a “migué” e salve-se quem puder. É gente, é veículo, animal, moto, carroça, bicicleta e tudo que aparecer e ninguém ta nem ai, vale tudo.

A TARDE – Repórter do Jornal A Tarde, de Salvador, da Sucursal de Feira de Santana-Bahia visitou a Comarca de Jeremoabo nesta sexta (28/11/08) e manteve contato com o Magistrado, Dr. Roque Ruy Barbosa de Araujo, Juiz Titular; com o Representante do Ministério Público (2ª Promotoria), Dr. Leonardo de Almeida Bittencourt e com o Escrivão-Chefe de Secretaria do Cartório dos Feitos Criminais, Execuções Penais, do Júri, da Infância e Juventude e Fazenda e Registros Públicos, Sr. Espedito Soares Lima (Espedito Lima). Um dos assuntos tratado foi sobre o bloqueio das contas do município de Sítio do Quinto, cujo processo encontra-se para ser proferida decisão a qualquer momento.

ZEZÉ - O Congresso Nacional dos Servidores do Poder Judiciário dos Estados que ocorreu entre os dias 13 e 15 de novembro, em Brasília, terminou em clima de vitória. A presidente do SINPOJUD, Maria José Silva “Zezé” foi reeleita por unanimidade para o seu 2º mandato como presidente da FENAJUD. Obs: Zezé é Presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia – SINPOJUD. Fonte desta notícia, com exceção da observação, Diretoria de Imprensa/Sinpojud.
ENCERRANDO CICLOS
Cristina Fam
Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final.

Se insistirmos em permanecer nela mais que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.

Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentarmos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora.

Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração – e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenado, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não tem data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capitulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa – nada é insubstituível, um habito não é uma necessidade. Pode parecer obvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito mais importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.

(Autor desconhecido)

28/11/2008

COMUNIDADE PRESTIGIA EVENTO
Jovino Fernandes
Teve ínicio na data de 27 devendo estender-se até o dia 30 de novembro, o II Encontro de Agricultura Familiar do Território Semi-Árido Nordeste II na cidade de Jeremoabo. O evento tem levado ao conhecimento de todos principalmente ao homem do compo, a forma correta de trabalhar em cada setor produtivo para que possa gerar renda e manter o sustento familiar.

Várias palestras em horários alternados estão estão sendo proferidas no Auditório do Colégio Municipal São João Batitsa por especialistas na área, orientando de forma objetiva e eficaz como produzir.

Já nos stands instalados na área do evento, pequenas, médias e grandes empresas expõem seus produtos, mostrando a potencialidade de cada município da Bahia.

Vale a pena conferir. Dia 29 som ao vivo.

Você é nosso convidado.

PORTÃO DE ENTRADA

RECEPÇÃO (SECRETÁRIAS DO EVENTO)

ENTRADA DO EVENTO (CMSJB)

ABERTURA OFICIAL

COORDENADOR REGIONAL DO SEBRAE (MARCOS DANTAS)

SEGURANÇAS (ENTRADA ALTERNATIVA DO AUDITÓRIO)

ÁREA DE EXPOSIÇÃO

FLORICULTURA (PAULO AFONSO)

ÁREA DO EVENTO

EXPOSIÇÃO DE MOTOS

ARTESANATO

OFICINA DE CULINÁRIA (ESTRUTORA ENGENHEIRA AGRÔNOMA - JOCIMARE)

Logo mais, estaremos disponibilizando cobertura total do evento dia-a-dia na galeria de fotos do PORTAL JV.
APOIO CULTURAL: LOTÉRICA GOELA DA EMA, VM SOM, FARMÁCIA SÃO JOSÉ, BIBI PRESENTES, CASA DO CAMPO, DAIANY MODAS, LOJÃO DO BETO, MANIA D'MULHER, SUPER PÃO, POSTO VÁRZIA ALEGRE.
O “GRAU” DA DECISÃO
Espedito Lima
Temos sido procurado por muitas pessoas e amigos, para tecermos comentários mais detalhado sobre a situação que mapeia as eleições de Jeremoabo este ano e seu (im) previsível resultado. Mas só voltaremos a tratar do assunto, exatamente após a divulgação dele (resultado). Por enquanto e somente, postamos esta, para que todos relaxem.

Primeiro, o Juiz de primeiro grau (51ª Zona Eleitoral – Jeremoabo - Bahia); segundo, os desembargadores (Tribunal Regional Eleitoral TRE – Salvador-Bahia) e, terceiro e último, o (s) Ministro (s) (Tribunal Superior Eleitoral TSE – Brasília - Distrito Federal). Este é o caminho que Tista de Deda, via seus advogados, assim como os da oposição – Derí, estão enfrentando até chegarem a um lugar denominado “decisão”. E entre a partida e a chegada, já foram percorridos metros, quilômetros; horas, dias e meses e todo tipo de veículo e combustível estão sendo usados e gastos.

É o hally das eleições municipais de Jeremoabo neste ano de 2008, que pretende ser muito mais envolvente e emocionante que o dos sertões; pois, se não bastasse a corrida pela conquista de uma cadeira (09) no legislativo - Vereadores, resta sobrar duas para o Executivo – Prefeito e Vice-Prefeito, com muito mais destaque e especialidade para o primeiro caso; o gestor administrativo oficial que, por enquanto, ninguém sabe quem é.

É a disputa mais ferrenha dos últimos tempos; ninguém jamais viu uma situação em relação à sucessão no município tal qual a que estamos testemunhando. É o inusitismo do cargo de Prefeito que está causando uma avalanche de ações e precipitações; agonias e emoções; virtudes e decepções; abraços e apostas; alegria e tristeza e mais e mais.

A largada inicial aconteceu domesticamente, Justiça Eleitoral/Jeremoabo e a chegada oficial, dar-se-á no Palácio do Tribunal Superior Eleitoral. O início foi acionado por Dr. Roque Ruy Barbosa de Araújo, Juiz Eleitoral e o fim será anunciado praticamente por quem, no momento, haverá de proferir uma, quem sabe, a última decisão, o Ministro Eros Grau, do Tribunal Superior Eleitoral; embora se saiba que o seu “grau”, não possa ser o último, mas sim, o do plenário do mesmo Tribunal, portanto, ele seria obviamente, o penúltimo.

Os que opinam e emitem pereceres, são considerados os preliminares e aqueles que decidem, são os últimos, os que encerram ou dão margem à busca de uma chegada final. Aqueles acham que é isto ou aquilo e estes, concluem corretamente ou não; justo ou não; legal ou não. Aqueles mostram, estes afirmam ou confirmam.

O certo é que, ninguém sabe se hoje, amanhã, este mês ou no próximo, se terá um resultado final; com ou sem nova eleição; se Tista ou Derí. Sabe-se sim que ele está a caminho e quem anda pelo caminho e desde quando algo ou alguma pessoa partiu de algum lugar, a outro haverá de chegar, com ou sem interrupção.

Em fim, o grau que deve ser atingido, até agora ninguém sabe da sua intensidade. O termômetro que aufere sua ação ainda não chegou a marcar sua conclusividade; por isso, uma coisa é certa, um dia ele, o GRAU, fincará sua decisão em um dos espaços do site do Tribunal Superior Eleitoral e todos verão e todos se alegrarão e todos chorarão. Até lá.

27/11/2008

PORTAL JV - INFORMA
Jovino Fernandes
EXPOSIÇÃO EM JEREMOABO
A partir das 19:hs 30mn (27), será aberta oficialmente para o público, o II Encontro de Agricultura Familiar do Território Semi-Árido Nordeste II no Colégio Municípal São João Batista em Jeremoabo/Bahia.

Para a realização do evento, foi armada uma mega estrutura no pátio do colégio, para as realização de: Palestras, Oficinas, Feira e Exposição de Produtos e Serviços.

Você não pode perder!!!!
AGRICULTURA FAMILIAR OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS
AGRI2008
FAMÍLIA
II Encontro de Agricultura Familiar
do Território Semi-Arido Nordeste II

27 A 30 DE NOVEMBRO DE 2008.
Colégio Municipal São João BatistaJeremoabo-Bahia
MINISTRO PAULO MEDINA SOFRE NOVA DENÚNCIA

Ministro concedeu habeas corpus a traficante, apesar dos antecedentes do réu. Advogado nega que seu cliente tenha se beneficiado com a decisão.

Do G1, em São Paulo, com informações do Jornal Hoje

Após ser acusado pela Operação Furação, da Polícia Federal, de ter vendido sentenças para empresários ligados a bingos, caça níqueis e ao jogo do bicho no Rio de Janeiro, o ministro Paulo Medina, afastado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sofre uma nova denúncia. ser acusado pela Operação Furação, da Polícia Federal, de ter vendido sentenças para empresários ligados a bingos, caça níqueis e ao jogo do bicho no Rio de Janeiro, o ministro Paulo Medina, afastado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sofre uma nova denúncia.

Saiba mais... http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL59731-5601,00.html

MEGA-SENA ACUMULA E SORTEIA R$ 18 MLHÕES NO SÁBADO

Jovino Fernandes

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u472149.shtml

O concurso 1.025 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira, não teve acertadores e o prêmio ficou acumulado em R$ 14.788.169,28. Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o bilhete que acertar as seis dezenas do próximo concurso --que acontece neste sábado (29)-- pode levar até R$ 18 milhões.

Os números sorteados foram 10 - 27 - 28 - 29 - 40 - 52. As dezenas foram sorteadas em Embu-Guaçu (Grande São Paulo).

No total, 34 apostas acertaram a quina e vão receber R$ 44.097,09 cada uma. Outros 3.705 bilhetes acertaram a quadra e vão receber R$ 404,67.

Quem quiser tentar a sorte pode fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima custa R$ 1,75.

26/11/2008

MINISTÉRIO PÚBLICO CONTINUA OUVINDO ENVOLVIDOS NO GOLPE CONTRA O BANCO MATONE
Prefeito Magalhães ouvido pelo Ministério Público sobre o caso Matone
Jovino Fernandes
Está marcado para esta quarta-feira, 26 de novembro, o depoimento do prefeito Magalhães, de Sítio do Quinto, ao Ministério Público. Prestará esclarecimentos sobre sua participação no caso do Banco Matone. Dezenas de pessoas ligadas ao prefeito já foram ouvidas e após o encerramento dessa fase de depoimentos o Promotor deverá formalizar denúncia, tendo início a ação penal.
Saiba mais clicando: http://number.one.zip.net/
DOIS ANOS DE SUCESSO!
Espedito Lima
PORTAL-JV

Neste 26 de novembro/2008, ao completarmos o segundo ano no ar, deste PORTAL – JV nos sentimos mais que lisonjeados por vermos e sabermos que mais de 60 mil internautas nos visitaram nesse período; por isso sentimo-nos também honrados por essa visita e aceitação tão gratificante, a qual nos faz dobrar a responsabilidade e nos doarmos ao máximo para não decepcionarmos em momento algum.

Fomos e continuamos sendo humildes com o nosso linguajar, com a nossa maneira de fazer um jornalismo interiorano-amadorista, permitam-nos que assim o consideremos. Temos nos comportado de forma consciente sobre nossas responsabilidades, sem extrapolarmos os limites da liberdade e as âncoras da lei.

Temos sido incompreendidos por muitos, mas compreendidos por uma maioria; por aqueles que conhecem e reconhecem os nossos ideais, as nossas idéias, a maneira de formarmos e informarmos, de mostrarmos e esclarecermos. Temos acertado e errado também. Os acertos nos têm levado; não à vaidade, não ao orgulho, não a sermos o melhor, mas sermos sim, cientes de que desenvolvemos um trabalho que nos contempla com a credibilidade que nos é depositada por todos vocês. Já os erros, têm nos ensinado a os reconhecermos e, com humildade, aprendermos muito mais.

A maior virtude e o maior prêmio para o ser humano é receber honra e ser reconhecido pelos seus feitos, mas a nossa maior virtude e o nosso prêmio é sabermos que vocês confiam em nós, por isso, faremos o possível e impossível para merecermos a sua confiança.

O melhor e grande presente que diariamente recebemos é sua honrosa visita ao nosso Portal.
PORTAL-JV – DOIS ANOS MERECENDO A SUA CONFIANÇA! NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS

25/11/2008

CORRA QUE A IMPRENSA VEM AÍ!
Jovino Fernandes
Jornalistas de “A Tarde” chegam a Sítio do Quinto

Conforme havia sido prometido aos sindicalistas que estiveram há 15 dias em Salvador, levando ao conhecimento das autoridades políticas e judiciárias a situação de caos que se encontra o município, esteve nesta segunda-feira em nossa cidade uma equipe de jornalistas do Jornal “A Tarde”, o maior e mais importante do Norte/Nordeste, para uma verificação das denúncias ouvidas por ocasião da visita.

SAIBA MAIS... http://number.one.zip.net/

AGRICULTURA FAMILIAR OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS
Jovino Fernandes
Foto Internet
EXPOSIÇÃO
AGRI2008
FAMÍLIA
II Encontro de Agricultura Familiar
do Território Semi-Arido Nordeste II
27 A 30 DE NOVEMBRO DE 2008.
Colégio Municipal São João Batista
Jeremoabo-Bahia

Jeremoabo é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 33.103 habitantes.

A porcentagem de população urbana, que era de apenas 12% em 1970, chegou a 40% do total do município em 1995.

Mesorregião do Nordeste Baiano

A mesorregião do Nordeste Baiano é uma das sete mesorregiões do Estado brasileiro da Bahia. É formada pela união de sessenta municípios, com uma população de aproximadamente 1 milhão e meio de habitantes, agrupados em seis microrregiões.

Os principais municípios são: Alagoinhas, Euclides da Cunha, Serrinha e Ribeira do Pombal.

Informações Gerais:

Estado: Bahia
Distância da capital Salvador: 370 quilômetros
Mesorregiões limítrofes: Metropolitana de Salvador, Centro-Norte Baiano, Vale São Franciscano da Bahia.

Características geográficas:

Área: 4.761,114 km2
População: 38.924 hab. est. IBGE/2008
Densidade: 6,8 hab./km2

Indicadores:

IDH médio: 0.557

PNUD/2000

PIB: R$ 85.005 mil IBGE/2005

PIB per capita: R$ 2.599,00 IBGE/2005

Localização: Jeremoabo -Bahia

Região: Nordeste da Bahia



Como Chegar:
Acesso via BR 110 - Salvador - Jeremoabo - Paulo AfonsoAcesso via BR 116/BR 410/BR 110 - Feira de Santana / Ribeira do Pombla / JeremoaboVia Sergipe: BR 235- Aracaju / Itabaiana / Ribeira do Pombal / Carira.Transporte Rodoviário - Empresa Regional / Empresa BomfimVia aérea até Salvador - BA ou Aracaju - SE

"Agricultura sustentável é, na verdade, um conjunto de transformações sociais, onde a principal transformação deve acontecer na consciência das pessoas. Educar o produtor para a cidadania, despertando-lhes o censo crítico e a consciência sobre os desafios de nossa sociedade, pode ser um dos principais caminhos para se chegar a uma agricultura economicamente equilibrada, ecologicamente correta e socialmente solidária e justa para todos".

Para este ano foi proposto um tema central - Agricultura Familiar, Oportunidade de Negócios, e possuirá sub-temas como:

. Desenvolvimento Sustentável.
. Políticas Públicas.

Agroenergia.

Produção e Comercialização de:
. Mel
. Caju
. Sisal
. Mandioca
. Derivados do Leite
. Flores Tropicais e Subtropicais

. Temas Apontados
Palestra Magna - Agricultura Familiar - Oportunidade de Negócios.

Palma Forrageira
. Leite e Derivados do Leite.

Caprinovinocultura:
Sistema de Condomínio para a Produção de Leite de Cabra
Padronização para a Produção de Carcaças - Desafios.
Alimentação Animal com Insumos Regionais
Sistema de Rotacionado de Pastagens
Aproveitamento da Caatinhga como Fonte de Proteína para Alimentação Animal
Aproveitamento de Resíduos de Oleaginosas para Alimentação Animal.

Apicultura:
Profissionalização dos Apicultores para a Melhoria da Qualidade do Mel
Novos Cenários de Mercado X Atuais Apicultores

. Cajucultura - Desenvolvimento da Cujucultura Regional.

. Flores Tropicais e Subtropicais

. Mandiocultura
. Agroenergia Através da produção de Oleaginosas

Produção de Mamona

Produção de Girassol
. Sisal - Mercados e Tendências

-TEMAS PARALELOS
. Oficina do Empreendedor
. Palestra – Estudante do Futuro

Cronograma

O AGRIFAMÍLIA acontecerá no período de 27 a 30 de Novembro no Colégio São João Batista, na cidade de Jeremoabo - Bahia.

. Dia 27 - Quinta – Abertura oficial.

. Dia 28 - Sexta– Palestras, oficinas e Feira
. 2 Palestras manhã / 3 Palestras Tarde.

. Dia 29 – Sábado - Palestras, oficinas e Feira.
2 Palestras manhã / 3 Palestras Tarde.
. Dia 30 – Domingo - Palestras, oficinas, feiras e encerramento do Evento.
2 Palestras manhã / 2 Palestras Tarde / Encerramento Oficial.


APOIO CULTURAL

PORTAL JV
COLÉGIO MUNICIPAL SÃO JOÃO BATISTA
PROFESSORES (CMSJB)
ALUNOS
FUNCIONÁRIOS
PRODUTOR DA BANDA CALYPSO MORRE EM ACIDENTE DE AVIÃO
Jovino Fernandes
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil
O produtor da banda Calypso, Gilberto Silva, foi um dos mortos no acidente com um avião bimotor que caiu hoje no bairro de San Martin, zona oeste do Recife. Estavam a bordo da aeronave dez pessoas.

Além de Silva, o piloto, cuja identidade ainda não foi revelada, também morreu. Os demais ocupantes da aeronave foram encaminhados a hospitais da cidade.

Entre os feridos foram confirmados os nomes do co-piloto Bruno Carvalho Carneiro, de 29 anos; Helena Lúcia Ferreira, 40 anos; Luiz Augusto Nóbrega, 53 anos - um dos donos da casa de espetáculo Chevrolet Hall, no Recife -; e Eduardo Henrique Rocha do Ó, 35 anos, um dos donos de uma clínica de exames de imagem da capital pernambucana.

O avião, que vinha de Teresina, no Piauí, para Recife, pertence a Chimbinha, compositor e guitarrista do grupo musical, que não estava a bordo. A banda Calypso realizou um show na capital piauiense no sábado. De lá, os integrantes do grupo seguiram de ônibus para Fortaleza, onde foram avisados do acidente que vitimou o produtor da banda, de 46 anos.
ÁRVORE DE NATAL DE 120 METROS CAI E MATA QUATRO EM ARACAJU
Jovino Fernandes
Redação Correio Fotos: Lindinalvo Ribeiro/Correio de Sergipe/AE
A estrutura possuía 120 metros caiu por volta das 15h20 desta segunda (24)
Uma árvore de Natal de 120 metros caiu por volta das 15h20 desta segunda-feira (24) e deixou quatro pessoas mortas em Aracaju. A estrutura estava sendo montada há um mês em um banco de areia no Rio Sergipe e seria inaugurada na próxima sexta-feira (28).

Segundo informações da TV Sergipe (afiliada da Rede Globo), as vítimas Fred dos Santos, Anselmo de Almeida Santos e Fábio Santos Melo eram funcionários de duas empresas contratadas para a obra e morreram na hora. Além deles, o operário Cleidvan Alves sofreu politraumatismo e chegou a ser encaminhado ao Hospital João Alves Filho, mas teve a morte confirmada por volta das 19h30.

A assessoria da Energisa, companhia de energia responsável pela montagem da árvore de Natal há 21 anos, declarou que vai averiguar a causa do acidente e emitir laudo em até 30 dias. 'Não podemos confirmar ainda o motivo da queda. O primeiro objetivo da empresa foi socorrer as vítimas', informou Augusto Aranha, assessor da empresa, ao jornal sergipano Cinform.

Seria erguida hoje a última das 12 hastes metálicas que sustentam a árvore, de acordo com a Energisa. No ano passado, a estrutura natalina tinha 110 metros (altura de um prédio de 40 andares) e foi reconhecida pelo 'Guinness Book', o livro dos recordes, como a maior do planeta.

24/11/2008

O AMOR NÃO É PECADO; É “CAPITAL”
Espedito Lima
Desde os mais remotos tempos, logo a partir do momento que Deus criou tudo e todos e com especialidade o ser humano, o homem; viu ele a necessidade do varão ter uma companheira, coadjutora, a mulher. E, entre esses e outros motivos, ele os uniu para que, também, eles se amassem; homem e mulher, claro.

Além de Adão e Eva, posteriormente se destacaram nesse aspecto, as matriarcas: Sara, Rebeca e Raquel – as santas mulheres, esposas de Abraão, Isaac e Jacó, os principais patriarcas, segundo a hierarquia familiar traçada pelos desígnios de Deus. O amor era tão evidentemente e com plena sinceridade e respeito, que todas elas tratavam seus esposos como amo – patrão, o que significa dizer e equivaleria à submissão da mulher ao homem, não no sentido pejorativo, mas no que diz respeito a um amor cheio de pureza e até mesmo de servidão – um ao outro.

Depois desses homens e dessas mulheres; esposos/esposas surgiu uma figura de extrema riqueza e sabedoria, a ponto de surpreender seu Criador, o rei Salomão; a começar pela maneira de amar, pois suas mulheres e concubinas eram por demais cantadas e decantadas, às quais dedicava um esplêndido amor e por elas correspondido, evidentemente.

Ele as poetizava, enquanto que elas rimavam com os mais singelos gestos de carinho e orgulho por tê-lo como um varão fiel, rico sentimentalmente também e, além do mais, um bravo escravo dos deleites amorosos, de forma tão sublime que o próprio Deus permitiu o seu concubinismo, sem considerá-lo um adúltero nem elas, adúlteras, muito menos a instituição do adultério. Por isso, que ninguém saia por aí saltando cerca, paredes e muros, nada a ver. Conheça com profundidade a Palavra Divina e verás com muito mais detalhe esse fato e outros semelhantes ou as razões pelas quais Deus permitiu tal situação.

Mas, houve também cidadãos que amargaram com o fel infiltrado no amor e se destruíram sentimentalmente, não por ações que contribuíssem para tanto, porém ai, sim, pela malícia do desafeto cruel e pragmático da varoa, Sansão e Herodes (Dalia/Herodiades). O primeiro, através ou por causa de sua cabeleira; enquanto que o segundo, por um laço sanguíneo. A vaidade penetrou no coração delas, suas mulheres e, por isso, elas se auto escravizaram e começaram a conquistar um título nada recomendável – a vulnerabilidade/vulgaridade, para não se traduzir, tropeço ou ainda no verbo comum - traição.

Foi daí, que se iniciou o ciclo de descontrolado apego, respeito, admiração, carinho, dedicação, compreensão; o puro e sincero amor simplesmente passou a ser um mero acordo temporário, sem a necessidade de um documento oficial que pudesse exemplificar uma união alicerçada, pautada na consciência da razão entre homem e mulher, esquecendo-se ambos que Deus, já nos tempos antigos, houvera dito: Aquilo que Deus uniu, não separe o homem e isso ele estava referindo-se com exclusividade ao matrimônio, ao amor, por força de uma união perfeita, duradora e respeitosa, não por um inconseqüente acordo comercial, uni/bilateral.

Foi-se o amor, foi-se a razão de uma união sólida, para formar, constituir e construir uma família modelar, cujos pilares haveriam de ser erguidos com a base sólida da compreensão, do respeito mútuo, consideração e, acima de tudo, a coragem de entrelaçarem um ao outro, homem e mulher, adentrando no âmago dos ideais que os fixassem como obra inabalável e formosa aos olhos de Deus e da sociedade. A pretexto, a sociedade hoje, é a co-responsável pelo sinistro causado à união amorosa e destituição da existência familiar.

O certo é que o amor jamais foi taxado como pecado e jamais se atribuiu a ele culpabilidade de um crime praticável e condenável, após e um julgamento fatal. E o prazer de amar, nunca se tornou um holocausto fatídico que substituísse a salvação para os que amam. Todavia, a mercantilização do amor, o tornou sacrifício indispensável para, em certos casos, sobreviver a uma mentira sentimental insólita e de insignificância irredutível aos prazeres reais e legítimos de uma união sólida, justa e abençoada.

Ele vive hoje, o amor, como se fosse uma mercadoria leiloada por qualquer preço, ou qualquer pessoa e aceita por qualquer bagatela; ou ainda, algo que o capital domina, o lança no mercado cognominado – quem dá mais e seu empresário maior, é a publicidade de um galanteio mesquinho, pré-fabricado, arquitetado por ficção precoce e encenado como uma peça irreal em um teatro que tem sobre si, a inimizade de ilusão e um forte vínculo que se denomina apenas – ficar-ficou/fiquei. Esta é a expressão mais usada nos nossos dias, aplicada a um mero “amorico”; o sentimento já foi e a essência do amor, encontra-se totalmente em extinção.

É o capital sim, que o vence, que o ultraja e que fulmina a existência de uma perfeita peça de galanteio natural. Ele deve ser uma arte e esta ninguém deve desprezá-la, muito menos abdicá-la como se fosse um reinado que tende ser deteriorado por inimigos que, a qualquer custo, deseja destronar aquele que foi constituído o supremo mandatário de sua nação. Ele deve ser uma conquista soberana e legítima de uma batalha fincada na fidelidade e na autenticidade do querer e do senti; do se dar e se doar; se ter e não soltar; ser ela dele e ele dela – homem e mulher, mulher e homem.

Ele não peca, porque é puro, o verdadeiro; mas ele é capital, porque o negociam, o trocam, o vendem. Ele é egoísmo, é vaidade, rancor, paixão, medo, decepção, crueldade, frustração; é recolhimento, é ociosidade, omissão, rejeição. Ele nunca deve ser esquecido, mas sim, lembrado; nunca ocultado, porém, mostrado; nunca parcial, mas, sempre total; nunca abortado, mas nascido plenamente; nunca rejeitado, sempre criado; nunca infiel, mas sempre vinculado à fidelidade. AMEMOS E NÃO DESTRUAMOS O VERDADEIRO AMOR. NÃO O TRANSFORMEM NUM PECADO NEM O CAPITALIZEM.
ESTUDANTES DA AGES

Espedito Lima
A cidade de Paripiranga-Bahia, foi fundada praticamente em 1938 e seu município conta com uma extensão territorial de 436,0 quilômetros quadrados, tendo uma população de mais de 28 mil habitantes. É nessa cidade que está instalada a FACULDADE AGES, recentemente escolhida como a 16ª do Brasil, 1ª do norte, nordeste e centro-oeste; por isso, vem merecendo destaque a nível regional e nacional. Ela abriga atualmente mais de 60 alunos oriundos da cidade/município de Jeremoabo-Bahia, os quais em todos os finais de semana se deslocam até ela – Paripiranga para, com muito sacrifício, tentar fazer um curso superior, tendo em vista que Jeremoabo agora é que dá inicio a era de uma entidade que propicie aos seus filhos-alunos o alcance dele, com a franquia da FTC.

Esses estudantes, considerando que seu município até o transporte que os levava àquela cidade/Faculdade foi suspenso e se já vinham enfrentando dificuldades estas, com tal atitude, aumentaram ainda mais; pois, o orçamento teve que ser aumentado, razão porque tiveram que se adaptarem a uma nova planilha dos recursos familiares vez que, pelo menos a maioria, não exerce nenhuma atividade remunerada e seus pais têm uma renda não muito suficiente para bancarem tudo. Além do mais, têm que arcar com despesas de alojamento e alimentação, durante a estadia por lá – quinta ou sexta/domingo.

Não se explica e não se justifica que um município como o nosso – Jeremoabo, além de ser mais antigo que tantos outros de seu porte, na Bahia; ser inclusive pai/mãe de muitos; de tanta dizem, tradição política; economicamente mais viável; berço de inteligência e de uma civilização, a começar pelo aspecto educacional, muito mais antiga, tenha que se contentar com coisas ou fatos que nem mesmo as tabas indígenas estão mais à mercê de ação, apoio, incentivo e respeito aos seus “tribais”.

Não se justifica e nem se explica também, o fato das autoridades municipais se escusarem de, no mínimo, garantirem um transporte gratuito e digno a essas pessoas que, mais tarde, não só poderão engrandecer-se a si mesmas, mas sua terra natal. Não só darão fruto à sua família, mas também a um pai e uma mãe chamados Jeremoabo. Somente um míope não pode enxergar os benefícios que possam advir daqueles que estão em busca da conquista de um curso superior/profissionalizante, pois se essa miopia não os atingisse, certamente teriam outra visão, não castrariam e não impediriam o desejo desses estudantes; pelo contrário, os daria pleno e irrestrito apoio de um modo muito mais abrangente, jamais negligente.

Não são raros os municípios que, não só ajudam com o transporte de estudantes, como também assim, os auxiliam no alojamento, na alimentação e, sobretudo acomodação, a exemplo “da casa do estudante” ou “alojamentos” próprios em cidades do interior, aquelas onde se localizam Estabelecimentos de Ensino Superior, como também assim nas capitais. É louvável tal atitude e comportamento; afinal, a educação é um direito de todos, especialmente daqueles que têm dificuldade financeira para custearem seus estudos. É dever do estado, como um todo, agir em defesa desse direito, nunca ignorá-lo.

Mas, mesmo com dificuldades, eles continuam e continuarão com a maratona para a conquista de um lugar privilegiado no pólium da competição – formação/formatura. Mesmo com transporte de má qualidade, estradas esburacadas, distância e viagens cansativas; mesmo com o custeio de alimentação, passagem e hospedagem, eles hão de triunfar no final e receberão a coroa do esforço, dedicação, aprendizado e o canudo do saber.

Todos reclamam e esperam que ainda na atual administração e antes do final do atual período letivo, possam receber o mínimo de ajuda dos poderes públicos – Prefeitura, para amenizar suas dificuldades financeiras e, em fim, o custeio dos seus estudos. Muitos, caso essa ajuda não venha ou não continue, estarão ameaçados de não concluírem o curso, o que seria imensamente lamentável. COLABOREM COM NOSSOS ESTUDADANTES. NÃO OS DEIXEM FRUSTRADOS E DECEPCIONADOS. PREZEM PELA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOS NOSSOS JOVENS.

23/11/2008

LEI MARIA DA PENHA PODE VALER PARA BRIGA DE MULHER
Jovino Fernandes

Briga entre mulheres também pode ser enquadrada na lei Maria da Penha, segundo decisão do Tribunal de Justiça de Goiás. A lei, sancionada em 2006, é aplicada para maridos que agridem mulheres e prevê pena até três vezes maior do que a original do Código Penal.

O desembargador Aluízio Sousa tomou a decisão ao julgar o recebimento de uma denúncia de agressão em Goiânia em janeiro de 2007. Uma mulher recebeu unhadas, puxões de cabelo e tapas de duas cunhadas e da sogra, segundo consta na denúncia do caso, que vai a julgamento.

Ela vivia na mesma casa com elas. Por ter sido agredida por pessoas do convívio familiar, a denúncia da Promotoria se baseou na lei Maria da Penha.

Para o desembargador que julgou mérito sobre o caso, a lei não especifica que o agressor deva ser homem. "O mesmo se diga da mãe que praticar violência contra a filha, ou vice-versa, da tia que maltratar a sobrinha, ou vice-versa, ou, como hipótese, da sogra e cunhadas que agredirem a nora e cunhada, respectivamente", escreveu Sousa em seu relatório.

O pedido de aplicação da lei para mulheres agressoras foi rejeitado em primeira instância. Para o juiz responsável, as envolvidas encontravam-se "em situação de equivalência".

As três suspeitas de agressão não têm advogado. A defensoria pública usou os mesmos argumentos acatados pelo juiz de primeira instância. Ainda cabe recurso à decisão. Se condenadas, as três podem ser detidas por até três anos.

22/11/2008

HILLARY ACEITA CARGO DE SECRETÁRIA DE ESTADO DE OBAMA, DIZ JORNAL
Jovino Fernandes

Imprensa americana divulgou que Hillary aceita assumir a pastaFonte:

http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=1013892

Washington - A senadora democrata pelo Estado de Nova York Hillary Clinton aceitou a oferta do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, para ocupar o cargo de secretária de Estado, informou o jornal New York Times na sexta-feira, 21.

O jornal citou duas pessoas próximas a Hillary que disseram que ela tomou a decisão depois de conversas com Obama sobre a natureza de seu papel na política externa e diplomacia dos Estados Unidos.

"Ela está pronta", disse uma das fontes ligadas à senadora ao jornal, que postou as informações em seu site na Internet.

Clinton apareceu como uma candidata ao cargo de secretária de Estado no final da semana passada, surpreendendo o país que havia visto sua disputada candidatura à nomeação democrata à Presidência. Obama conseguiu a nomeação em junho e depois bateu o republicano John McCain nas eleições do dia 4 de novembro.

Segundo fontes do Partido Democrata, Hillary deveria ser nomeada em breve, e o anúncio oficial deve ser feito depois do feriado de Ação de Graças, no dia 27 de novembro.

A rede de televisão NBC informou outras duas importantes escolhas de Obama: o presidente do Federal Reserve de Nova York Timothy Geithner para o cargo de secretário do Tesouro, e o governador do Novo México, Bill Richardson, para o posto de secretário do Comércio.

Segundo a NBC, os anúncios oficiais sobre as escolhas são esperados para a segunda-feira. Hillary, mulher do ex-presidente Bill Clinton, possui um perfil mundialmente conhecido como líder política.

Analistas dizem que sua escolha como secretária de Estado poderia significar uma abordagem mais firme dos Estados Unidos, notando que ela estava mais relutante que Obama em se comprometer a fixar um cronograma para a retirada das tropas norte-americanas do Iraque.

FEIJOADA NO CAÇUÁ
Jovino Fernandes
C O N V I T E

A direção do Caçuá tem a grata satisfação de convidá-lo, para saborear a mais deliciosa feijoada da cidade.

Durante o almôço, você vai poder curtir uma boa música. Não esqueça, amanhã!!!!

Direção: Aninha e Leonardo

Apoio: PORTAL JV

21/11/2008

MINISTRO MANTÉM CANDIDATO A PREFEITO DE LAJEDO DO TABOCAL (BA) INELEGÍVEL
Jovino Fernandes


O ministro Eros Grau, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve inelegível o candidato ao cargo de prefeito de Lajedo do Tabocal, na Bahia, Reivaldo Moreira Fagundes (PDT). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) negou o registro de candidatura por rejeição de contas do Tribunal de Contas da União, quando Reivaldo Fagundes administrava a cidade, após ser eleito em 2000.

De acordo com a decisão regional, Reivaldo Fagundes assinou convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 139.590, com o objetivo de financiar cursos de alfabetização para jovens e adultos. No entanto, o então prefeito não apresentou prestação de contas dos recursos do convênio, o que configurou omissão na comprovação da aplicação da quantia.

O ministro Eros Grau, ao analisar o recurso, considerou o candidato inelegível, de acordo com a Lei Complementar 64/90. Sustentou que, de acordo com a lei, são inelegíveis para qualquer cargo “os que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se a questão houver sido ou estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos cinco anos seguintes, contados a partir da data da decisão

Além disso, de acordo com o ministro, o pedido de anulação da decisão não é suficiente para a suspensão da inelegibilidade, como prevê jurisprudência do TSE. Sustentou também que, para adotar entendimento diferente da decisão regional, que concluiu por vício insanável nas contas da prefeitura, seria necessário o reexame de provas e fatos, o que não pode ser feito por meio de recurso especial.
Processo relacionado:
Respe 34462
BB/CM