ÍNDIOS TUXÁ OCUPAM SEDE DA CHESF DESDE DOMINGO
Jovino Fernandes
Fonte:
http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=8649&mdl=29
Redação CORREIO Fotos: Paulo M. Azevedo
Índios da tribo Tuxá ocupam a sede da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), em Salvador, desde a noite deste domingo (9). Nesta segunda, os funcionários da empresa não puderam entrar no prédio para trabalhar, por conta da manifestação.
Os índios vieram de Rodelas, a 500km de Salvador, para reivindicar assentamento e indenização para cerca de 90 famílias cujas terras foram cobertas pelas águas do rio São Francisco durante a construção da Usina Hidrelétrica de Luiz Conzaga (PE), em 1988, conhecida como Itaparica.
Segundo o portal Ibahia, o líder indígena Marcos Tuxá espera que cada família receba de 1,5 a 3 hectares – o que equivale a um valor entre R$ 100 mil e R$ 200 mil. “Índio sem terra não é nada. Precisamos da terra. Sem ela, a gente vê o que acontece lá na localidade, o alto índice de prostituição, o aumento do consumo de droga, o alcoolismo e a ociosidade”, disse Marcos, que declarou que os índios só deixarão o prédio quando um acordo for feito.
A Chesf declarou que está tomando providências para resolver a situação o mais rápido possível. A empresa diz que já há um termo de ajustamento de conduta de quatro anos atrás, com o Ministério Público, que beneficiou 247 famílias indígenas. Segundo a empresa, as novas gerações não têm direito a pedir a extensão das indenizações pois, na época, o critério adotado foi de famílias, não de pessoas.