10/11/2008

OBAMA E BUSH SE ENCONTRAM NA CASA BRANCA; DIÁLOGO NÃO FOI DIVULGADO
Fonte: da Folha Online
Bush, Laura, Michelle e Obama durante visita à Casa Branca
O presidente eleito dos Estados Unidos,
Barack Obama, e a mulher dele, Michelle Obama, foram recebidos nesta segunda-feira na Casa Branca pelo presidente

George W. Bush e a primeira-dama, Laura Bush. Foi a primeira vez em que o presidente eleito esteve no Salão Oval em uma demonstração, por parte de Bush, de cooperação em relação à transição --a primeira, em 40 anos, a acontecer em tempos de guerra.

Obama chegou à Casa Branca ao lado da mulher, Michelle, 11 minutos antes do previsto. Os Obamas foram recebidos com sorrisos e apertos de mão pelos Bush. "Bom dia", disse Laura, embora fossem quase 14h (17h de Brasília), observou a agência de notícias Reuters. Bush e Obama, então, caminharam e conversaram amigavelmente para, depois, terem sua primeira reunião cara-a-cara, no Salão Oval, enquanto as mulheres dialogavam a sós.

O conteúdo das conversas não foi divulgado mas, na semana passada, Bush havia adiantado que queria falar com Obama sobre a crise financeira e as guerras no Iraque e Afeganistão.
Em comunicado, a equipe de transição de Obama informou que os dois falaram "dos diversos desafios econômicos e de segurança" do país. "Obama agradeceu o presidente Bush por seu compromisso com uma transição suave", afirmou a nota.

Nesta segunda-feira, assessores de Obama afirmaram que, depois da posse, ele pretende
revisar e anular algumas ordens executivas de Bush referentes a temas polêmicos como o aborto, o uso de células-tronco e a extração de gás e petróleo. Mesmo assim, não houve sinal de tensão entre os dois, no encontro desta segunda.