18/02/2009

CARNAVAL, ALEGRIA DE UM POVO
Jovino Fernandes
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no carnaval.

Em Jeremoabo, a expressão, se é que podemos chamar de liberdade, vontade popular, desejo, preservação, cultura ou tradição, esta deixou de existir há mais de 21 anos.

Em pleno século XXI, ainda temos que acreditar, trabalhar ou mesmo defender bandeira de políticos, que, no auge das campanhas sempre colocam em seus planos de governo metas enfatizando que irão resgatar a cultura e tradições extintas em nosso município

Diante de tamanho descaso, indagamos? Quem acabou ou está acabando com a cultura e as tradições de Jeremoabo? Será que nossos governantes não estão dando ouvidos, acatando e aceitando que outras pessoas que nada sabem, determinem como nosso município deva ser conduzido? Será que nossos dirigentes não conhecem os verdadeiros costumes do seu povo?

Jeremoabo em 1989 , galgou destaque junto à Bahiatursa e Secretaria de Turismo como cidade turística, por realizar eventos culturais e, consequentemente manter viva as tradições como: festas religiosas, carnaval, São João, Sete de Setembro e Natal. Este título, que tanto almejamos e conseguimos, entrou pelo ralo. Pobre da nossa cidade entrou no registro das páginas negras do “já teve, já foi”.
Já está na hora dos legítimos representantes, seja ele quem for, deixar de dar ouvidos ou mesmo ser ingerenciado por quem quer que seja. Quem não conhece, quem não valoriza, quem não respeita nossa cultura ou mesmo nossos anseios, já está na hora de arrumar a mala e, boa viagem.
Hoje, (18), um grupo de senhoras, funcionários públicos, adolescentes, crianças e pessoas da comunidade, repetiram mais uma vez, um espetáculo cultural, saindo pelas principais ruas da cidade caracterizadas de “caretas”, anunciando que é carnaval. Por onde o bloco passava dançando e cantando as marchinhas de carnaval, o povo aplaudia, onde podíamos observar a alegria estampada no rosto, O evento já perdura com todo esforço há mais de dez (10) anos.
Não poderíamos deixar de registrar, o empenho da empresa “LOJÃO DO BETO” que gentilmente cedeu seu carro de som para a realização do evento.

Aos integrantes do bloco do “Caretas” e Lojão do Beto, nossos PARABÉNS, por acreditarem que tudo é capaz.
Já fomos comunicados que novos blocos sairão esta semana. Aguardem!!!

Quem for viajar, boa viagem, bom carnaval!!! O povão fica!!!

Acorda Jeremoabo!!!

Criança (valorização cultural)

Dr. do bloco (SAMU)

Mãe e filha

Seresteiro

Filhinho da mamãe

O vampiro ataca

Álbum de família