08/02/2009

IML confirma 24 mortos em avião que caiu em rio no AM
Jovino Fernandes
Arnoldo Santos
Direto de Manaus
O Instituto Médico Legal de Manaus (IML) expediu a lista contendo os nomes das 24 vítimas do acidente com o avião Bandeirante que caiu ontem, no início da tarde, no rio Manacapuru, próximo ao município de Manacapuru (AM), 80 km de Manaus. A aeronave partiu de Coari (a 360 km da capital) e caiu no rio cerca de 20 minutos antes de pousar. Todos os corpos estavam dentro da aeronave que foi içada por um guindaste da Petrobras usada na construção do gasoduto Coari-Manaus. Quatro pessoas sobreviveram.

Segundo a assessoria da empresa Manaus Táxi Aéreo, havia crianças de colo no vôo. "O que é certo é que havia 24 pessoas, 20 delas eram adultos e as demais eram crianças de colo. Como era um vôo fretado, nada impede que pudessem ir mais passageiros (crianças) de colo. Isso é normal", afirmou ontem o assessor da empresa.

A balsa guindaste da Petrobras que trabalha na construção do gasoduto chegou ao local do acidente no final da tarde. "Nós conseguimos primeiro içar a parte traseira do avião e, agora no início da noite, levantamos toda a estrutura", disse o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Roberto Rocha Roberto Rocha.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trecho do rio Manacapuru onde caiu o avião tem cerca de 6 m de profundidade.