Por: J. Montalvão
Três coisas que não gosto de discutir ou publicar neste Blog, os provedores da internet de Jeremoabo, fatos policiais ou religião.
Religião aqui em Jeremoabo na sua maioria composta de beatos, fanáticos, e um grupo de gente de boa fé com seu ponto de vista formado.
Hoje eu devido à revolta do povo, sou convocado a falar “do pau de São João” o qual foi decepado em parte.Fico a vontade para falar por que não sou muito de ir a Igreja, acredito em Deus, porém um Deus Justo e que não faz da sua casa comércio ou point politiqueiro, Eu acredito em Deus, mas abomino totalmente as religiões, pois há séculos elas apenas causam guerras e sofrimentos, além de serem totalmente obsoletas.
Para quem não sabe, o padroeiro de Jeremoabo é São João Batista, onde a cidade é detentora de uma das grandes festas juninas, festa tradicional orgulho do povo, tanto da geração atual quanto dos decentes.
A abertura oficial dos festejos juninos em Jeremoabo, com uma verdadeira procissão do mastro, irá completar 291 aberturas, levantado em frente à igreja acompanhado de muita gente, festa e fogos.
O mastro sempre foi de madeira, tirado de grandes árvores da localidade ecológica chamada Pedra Furada, porém, a população no intuito de preservar o meio ambiente, fez uma cota entre o próprio povo e os comerciantes e adquiriram ou confeccionaram um mastro com 25 metros de altura, o qual posteriormente devido uma forte ventania se quebrou, ficando apenas com 15.66 metros após uma emenda com luvas.
Hoje após ser cortado não sei com ordem de quem, e se autorizado foi uma autorização indevida e irresponsável, pois já que se trata de um patrimônio cultural do povo está apenas com 12.66 metros, motivo esse da revolta de todos jeremoabenses que prezam as tradições seculares de sua terra e principalmente a memória dos seus antepassados.
Mais uma vez quero e transmitir ao imbecil que mandou serrar o mastro do São João, foi um ato de irresponsabilidade, uma afronta aos organizadores dos festejos, um desrespeito a todos, já que o mastro não pertencia à prefeitura nem a igreja, foi adquirida com a grana da população e do comércio.
Para mim não foi nenhuma surpresa, Jeremoabo após a excomunhão dos capuchinhos, virou a terra do “já é ou já foi”, e no dia que o são João ficar sem pau, não será nenhuma novidade, faz parte da maldição.
Se já meteram a mão grande na grana da casa do São João e ficou por isso mesmo, meter a mão no seu pai será apenas um caso a mais.