30/11/2009
O encontro ainda contou com a participação de mais de 70 profissionais da mídia além das participações marcantes como a do grande Jornalista Jefferson Beltrão editor chefe e apresentador do BATV, telejornal noturno da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo na Bahia. Quem também prestigiou o grande encontro foram os palestrantes: NEYLON DE SOUZA BARBOZA - Vice-coordenador do SINTERP/BA, AIDIL BRITES G. FONSECA - Secretária de imprensa e comunicação do SINTERP/BA e CABRAL - Presidente do Sindicato de Radialistas do Estado de Sergipe
Vários assuntos como: Avanços e desafios; Experiências e pistas de prática; Dinamismo; Tipos de Jornalismo (modelos-formatos) foram abordados no grande encontro além de uma avaliação de uma proposta regional; Desafios e Tema relacionado ao registro profissional. Ao decorrer do curso, o encontro promoveu dinâmicas entre os participantes, além de algumas oficinas que foram feitas na programação do Evento. Ao final do encontro, todos os participantes receberam um certificado de Conclusão do Curso.
Fonte: joilsoncosta
Por: CNM (Confederação Nacional dos Municípios)
29/11/2009
CORPO ENCONTRADO NA BR 110
Nossa reportagem tendo sido acionada, procurou informações junto à Polícia Civil para saber de quem se tratava, sendo informada que até o momento não tem qualquer registro de quem se trata. O corpo se encontra no necrotério do Hospital Geral de Jeremoabo, aguardando ser removido para o IML na cidade de Paulo Afonso/BA.
Segundo informações do agente policial de plantão , a vítima não portava qualquer documento, dificultando seu reconhecimento para qualquer informação junto aos familiares. Segundo comenta-se, que o mesmo era andarilho.
O corpo foi encontrado na BR-110, Km 96 próximo a Escola Agrotécnica de Jeremoabo, aproximadamente 20 Km da sede, dados fornecidos pela a Polícia Civil. O mesmo teve fraturas nos membros inferiores, às pernas totalmente dilaceradas, crânio estourado além de fraturas nos membros superiores.
Se alguém reconhece à vítima, solicitamos ligar para o telefone (75) 3203-2489, Delegacia de Polícia Civil de Jeremoabo/BA.
27/11/2009
Fonte: http://ongtransparenciajeremoabo.blogspot.com
Click no link acima e leia o parecer prévio da REJEIÇÃO,das contas da Mesa da Câmara Municipal de JEREMOABO, relativas ao exercício de 2008.
Postado por TRANSPARÊNCIA JEREMOABO às 11:16
25/11/2009
Os dados dos convênios aqui relacionados foram extraídos do SIAFI, no dia 21/11/2009. Caso deseje saber o total liberado, consulte o detalhamento do convênio no Portal da TransparênciaOs convênios do município de JEREMOABO/BA que receberam seu último repasse no período de 15/11/2009 a 21/11/2009 estão relacionados abaixo:
24/11/2009
Por: www.tcm.ba.gov.br
22/11/2009
Fonte: joilsoncosta - por: Ascom / MP-BA
José Hungria, explicam os membros do MP, desprovido de recursos econômicos, na condição de hipossuficiente e portador de necessidades especiais, foi beneficiado por medida judicial pleiteada pelo MP, que lhe garantiu a disponibilização, pelo Município, do transporte necessário ao seu deslocamento para Salvador, onde se submetia a tratamento médico adequado para a moléstia (polineuropatia sensitivo motora desmielinizante) que lhe causava sérios problemas de locomoção. Na capital, além do acompanhamento médico, o Poder Público estadual assegurava ao paciente o recebimento da droga azatioprina, mas o prefeito, apesar de ciente das suas responsabilidades para com o enfermo, negou-se a cumprir a determinação.
O gestor municipal, lembram Eny Magalhães e José Jorge Freitas, "apresentava falsas alegações de lotação excessiva dos veículos, passando pelas desculpas de indisponibilidade de datas para as viagens, além de avocação, para si próprio e com exclusividade, da autorização da liberação do transporte, chegando ao ponto de, sem ser médico, declarar ao Juízo que o paciente não era portador de necessidades especiais, desmerecendo a singular assistência a que José Hungria fazia jus". José Hungria faleceu em fevereiro último, em decorrência de septicemia secundária à infecção respiratória, o que aconteceu por causa da deficiência na expectoração da secreção pulmonar devida à debilidade da musculatura torácica, fenômeno saneável mediante a contínua administração do azatioprina, o qual foi privado de obter o remédio por causa da omissão do prefeito José Messias dos Reis.
Espedito Lima
Não lhe será nenhum apanágio, unir-se à suprema consciência da forma como ele foi feito e pra que foi feito; o privilégio é daquele que o fez à sua imagem e semelhança, Deus. Entretanto, cabe-lhe a honra, pois o mesmo Deus entendeu que poderia segundo a sua graça e vontade, lhe atribuir tal igualdade. Daí, necessário se faz que cada um cuide em zelar por essa igualdade para que assim sejam atingidas a perfeição e santidade. “Sede perfeito, porque eu sou perfeito; sede Santo, porque eu sou Santo”, este foi o recado Divino, para todos indistintamente, independente de cor e raça.
Em sendo assim, a consciência deve ser branca, negra, parda, amarela, qualquer que seja e direcionada de uma maneira que cause bem espiritual e material a cada um de nós, principalmente se quisermos ser verdadeiramente seus filhos, na acepção da palavra. E o óbvio, é seguirmos a orientação daquele que a nada se furtou para fazer em prol da humanidade; pelo contrário, renunciou a si mesmo, por nossa causa, nossa salvação Jesus Cristo.
Os movimentos reivindicatórios, de um modo geral, devem ser generalizados, por todos os direitos, não apenas por questão racial, pois todos são iguais perante a lei de Deus, com sua praticidade. Já pelo lado, humanamente falando, embora, por exemplo, a Constituição diga: “todos são iguais perante a lei” – simples teoria, a prática, evidentemente, é uma conseqüência meramente redutível, digna de descrédito integral; razão porque se deve gritar, se movimentar, pressionar e não nos acovardarmos para que este direito e esta garantia, sejam reais e não somente fique figurando num artigo, parágrafo ou inciso Le(i)gal.
O absurdo é ficarmos alheio e ignorarmos a nossa própria consciência, aquela que devemos tê-la conosco, como se fosse o nosso registro de identificação, a nossa maior herança, intransferível e instransponível. Um direito conquistado e jamais abdicado a quem quer que seja.
A partir do momento que atinjamos o máximo do conhecimento e uso de nossa consciência, estaremos aptos para qualquer batalha e solícitos com nossas ações, nosso comportamento, nossa visão, com a realidade de tudo e sobre tudo; atingiremos o cume da nossa inteligência e usando ela, correta e conscientemente; nada nem a ninguém ficaremos devendo coisa alguma; porque estaremos seguros daquilo que queremos e fazemos, em nosso proveito e em proveito daqueles que nos circundam.
Este é o belo da vida – nada de preconceito com nós mesmos. Hajamos como tudo requer e não como simplesmente nós queremos. Sirvamos, esta é a lei maior.
CONSCIÊNCIA TOTAL!
21/11/2009
Fonte: http://adustinando.blogspot.com
EM UMA REUNIÃO DO CONSELHO FICOU DECIDIDO PELOS CONSELHEIROS PRESENTES QUE SERIA ENCAMINHADO AO ILUSTRISSIMO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO OFICIO REQUERENDO UMA TABELA CONTENDO OS registros contábeis e os demonstrativos gerenciais trimestrais atualizados relativos aos recursos repassados ou recebidos à conta do FUNDEB. PORÉM ESTA TABELA AINDA NÃO CHEGOU ÀS MÃOS DOS CONSELHEIROS. A GESTÃO SABE QUE É UM DEVER EXPOR ESTA TABELA, E É FUNÇÃO DO CONSELHO EXAMINA-LA, POR QUE TANTO SEGREDO?
TEM ALGUMA COISA ERRADA QUE NESTA TABELA QUE NÃO PODE SER DIVULGADA?
BOM ESPERO QUE NÃO!
EM TODO CASO, O PRESIDENTE DO CONSELHO VAI TOMAR AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS E NÃO ACEITAMOS QUE O TRABALHO DO CONSELHO SEJA PREJUDICADO POR ISSO.
Fonte: aplbsindicato.
Fonte: http://dedemontalvao.blogspot.com
Leia matéria completa no blog: Acesse LINK:
http://dedemontalvao.blogspot.com/2009/11/revolta-do-ipe-em-jeremoabo.html
Site censurado na Bahia continua fora do ar
Contrariando a Constituição Federal, que, por meio dos Artigos 5º (incisos IV e IX) e 220, proíbe a censura prévia aos meios de comunicação, a Justiça da Comarca de Jeremoabo (BA), mantém fora do ar o jornal eletrônico Jeremoabohoje (http://www.jeremoabohoje) , que desde 2003 está impedido de funcionar por decisão da Juíza auxiliar Denise Vasconcelos dos Santos.
Para fugir da censura prévia que lhe foi imposta pela Justiça baiana, o responsável pelo site, o aposentado José Montalvão, há dois anos lançou o blog Dedé Montalvão (http://www.dedemoltavao.blogspot.com), no qual continua publicando notícias de irregularidades praticadas por políticos. Segundo ele, desde que o blog entrou no ar teve 230 mil visitações pela internet.
Segundo José Montalvão, o JeremoaboHoje tinha como proposta inicial ser um veículo informativo e educativo. Mas, segundo ele, em função do recebimento várias denúncias contra a administração municipal — que lhe foram encaminhadas pelos Vereadores de oposição —, desde o início centrou o seu noticiário na divulgação de denúncias contra o Prefeito João Batista Melo de Carvalho (DEM).
Inconformado, o prefeito entrou com Ação Cautelar na Comarca de Jeremoabo, contra José Montalvão, pedindo que o site fosse impedido de divulgar quaisquer tipo de notícias sobre a sua administração. Em caso de descumprimento da lei, o processo estipulou também o pagamento de multa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) por dia.
A Justiça acatou o pedido do Prefeito e a ação foi deferida pela Juíza Denise Vasconcelos dos Santos, à época plantonista da Comarca de Jeremoabo. A decisão da juíza, cujo despacho transcrevemos a seguir, proíbe também a publicação de novas matérias: “... Defiro medida pleiteada limirnarmente, para determinar que o Acionado retire de sua página da internet toda e qualquer informações que denigra o Pedinte, bem como que se abstenha de efetuar inserções com tal fim”.
José Montalvão já apelou diversas vezes à Justiça tentando reverter essa situação, mas não foi bem-sucedido. No ano de 2005 e em 2008, deu entrada no Tribunal de Justiça da Bahia com agravos de instrumentos pedindo efeito suspensivo da censura ao site. Os recursos foram distribuídos para a 3ª Câmara Cível, que os levou a julgamento e manteve a censura prévia ao jornal. Em 19 de maio deste ano, um novo pedido para a liberação do site foi indeferido.
Cansado dessa corrida de gato e rato, mas em nenhum momento desanimado em defender os seus direitos, José Montalvão promete que continuará apelando por justiça, mas lamenta o fato de a liberdade de expressão continuar sendo ameaçada no país, mesmo com o fim do regime militar:
— Eu já recorri várias vezes à Justiça para mudar esta situação, mas não encontrei justiça. O sentimento que eu tenho é de que continuamos como no período da ditadura militar, sem direito à liberdade de expressão, declarou.
20/11/2009
1- Ribeira do Pombal: R$ 75.906,45. 2- Ribeira do Amparo: R$ 46.848,52. 3- Banzaê: R$ 37.478,83. 4- Cipó: R$ 37.953,24. 5- Cícero Dantas: R$ 49.208,97. 6- Heliópolis: R$ 37.953,24. 7- Euclides da Cunha: R$ 103.066,73. 8- Tucano: R$ 75.906,45. 9- Jeremoabo: R$ 59.029,25. 10- Adustina: R$ 46.848,52. 11- Sitio do Quinto: R$ 37.953,24. 12- Paripiranga: R$ 60.445,65. 13- Quijingue: R$ 65.587,93. 14- Nova Soure: R$ 65.587,93. 15- Fátima: R$ 56.218,23. 16- Antas: R$ 56.218,23. 17- Coronel João Sá: R$ 56.218,23. 18- Santa Brígida: R$ 38.217,11. 19- Itapicuru: R$ 60.725,19. 20- Novo Triunfo: R$ 39.139,28. 21- Glória: R$ 46.848,52. 22- Paulo Afonso: R$ 121.450,34.
18/11/2009
Denunciado na última semana pelo MPE por agredir ambiente no Pantanal, Charles Alexander Munn é apontado por tráfico de aves e ceva de onças
STEFFANIE SCHMIDT - Da Reportagem
Velho conhecido do meio ambiente brasileiro, o americano Charles Alexander Munn, denunciado semana passada pelo Ministério Público Estadual (MPE) pela prática de crimes ambientais, é um dos nomes citados com freqüência no relatório final da CPI da Biopirataria, elaborado pela Câmara dos Deputados no início de 2006.
Tráfico de aves no Nordeste do país, ceva de onças no Pantanal e, mais recentemente, destruição de vegetação nativa além de propriedade irregular de terras dentro de reserva de proteção ambiental são alguns dos crimes ambientais ligados ao nome do biólogo.
Durante a CPI, Otávio Nolasco de Farias, proprietário da fazenda Serra Branca (BA), celeiro de reprodução da arara-azul-de-lear no Brasil, afirmou que conhecia “Zelito”, o maior traficante dessa espécie de arara e que teria sido ele o responsável por iniciar Charles Munn e seu sócio, Pedro Cerqueira de Lima, ambos dirigentes da Fundação Bio Brasil, no negócio de trafico de aves. A ONG de Munn se auto-define como responsável pela conservação da fauna e flora ameaçada de extinção em vários biomas no Brasil.
A BioBrasil chegou a formar parceria com a fazenda Serra Branca para administrar as terras no entorno do criatório, a fim de proteger as aves dos traficantes. Entretanto, essa parceria foi desfeita, segundo relato de Otávio Farias, depois de um incidente com duas araras que caíram do ninho e foram encontradas presas em cativeiro, na mesma região. Segundo seu serviço de investigação particular, Farias identificou rastros de dois funcionários da BioBrasil no local onde as duas aves haviam caído.
O próprio administrador da ONG, Pedro Cerqueira de Lima, afirmou, em seu depoimento à CPI, que alguns funcionários da fundação eram ex-traficantes. O número de aves em criatórios é autorizado e controlado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na tentativa de evitar o tráfico, o que nem sempre é possível.
Interessado nas araras, Charles Munn tentou comprar a área de “As Barreiras”, no entorno da fazenda Serra Branca, mas, segundo Otávio Farias, ele se antecipou e comprou dois terços das terras.
Uma das práticas utilizadas por Munn na época em que a fundação BioBrasil administrava o entorno do criatório era a plantação de roças de milho, a fim de atrair novos animais. A ceva é condenada por ambientalistas em todo mundo, por não ter base científica e prejudicar o hábito natural dos animais.
O biólogo americano é acusado de utilizar o mesmo método para atrair onças no Pantanal Mato-grossense, onde tem propriedade voltada para o turismo.
De acordo com reportagem produzida pelo site O Eco, em outubro do ano passado, restos de animais mortos ou mesmo vivos e amarrados, encontrados na mata, aumentaram depois da presença do empreendimento de Munn na região.
Diário de Cuiabá: Edição nº 12568 15/11/2009
Saiba mais, acessando o LINK:
http://www.diariodecuiaba.com.br/
( Pesquisa: Americano citado em CPI da Biopirataria)
17/11/2009
Fotos: Crédito de divulgação (internet)
Deve-se reconhecer que a expressão, bem pronunciada e colocada por pessoas “falantes” impressiona os interlocutores, principalmente os que não sabem o seu significado e que pragmatismo não deixa de ser uma variante da filosofia de Machiavel, de que os fins justificam os meios.
15/11/2009
Convém ressaltar, que antes dela (proclamação), o país passou pelos estados de Pré-colônia, Colônia e Império e que as razões pelas quais ela verdadeira aconteceu, foram estas: a situação política do Brasil, a perda de prestígio da monarquia e seus antecedentes, quais sejam: a crise econômica, a questão abolicionista, a questão religiosa, a questão militar, entre outras.
Como tudo deve haver uma regra, o uso e local da nossa bandeira também têm a sua, amparada, melhor dizendo, regulada pela Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, alterada pela Lei nº 8.421 de maio de 1992, vejamos:
- PROPORÇÃO BANDEIRA E MASTRO – sua largura não deve ser maior 1/5 nem menor que num 1/7 da altura do mastro
- EM LINHA DE MASTROS – posição central ou mais próxima do centro. Com número par de bandeiras, à direita do dispositivo
- COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA – em flâmulas, escudos e panóplias, igual ou maior que as demais e em destaque
- EM RECINTO FECHADO – em mastro à direita da mesa ou desfraldada, acima da cabeça do presidente da sessão
- EM FUNERAL E LUTO OFICIAL – colocada sobre ataúdes ou a meio mastro quando hasteada
- EM DESFILES CIVIS – desfraldada ou em mastro, destacada ou à frente das demais
- PORTA-BANDEIRA – posição de descansar, ombro, armas ou em continência
- SAUDAÇÕES MILITARES – abater espadas, continências individual e apresenta-armas
- SAUDAÇÕES CIVIS – de pé, descoberto, em silêncio e com respeito
- DESFRALDADA – em edifícios
- REPRODUZIDA – em aeronaves
- À NOITE – deve estar iluminada.
Como símbolo da pátria, a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na praça dos três poderes, em Brasília e todos os dias, ela precisa ser hasteada no Palácio da Presidência da República e na residência do presidente; nos ministérios; no Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal; nos Tribunais Superiores e federais; nos edifícios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; nas missões diplomáticas, em delegações com organismos internacionais e repartições consulares; em repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa de fronteira; e em unidades da Marinha Mercante.
Fonte de pesquisa: WIKIPIDIA e SITIO BRASILREPÚBLICA
Texto/redação – Espedito Lima
O “apagão” era tudo o que a turma do PSDB e do DEM precisava neste momento para tentar atingir a pré-candidata do PT à sucessão de Lula. Tanto que se falou muito em CPI e a convocação da Dilma para prestar esclarecimentos embora esta tenha deixado o Ministério das Minas e Energias há mais de três anos.
Com o devido apoio da mídia sulista e da Globo, que exploraram o assunto até não ser mais possível em regime de plantão 24 horas com inserções durante todo o dia, como se tratasse de uma catástrofe, os caciques da oposição e o próprio governador de São Paulo e possível candidato do PSDB à presidência foram ao ar nos telejornais e deram entrevistas a jornais, emissoras e sites cobrando explicações ao governo.
As justificativas do governo para o corte do fornecimento de energia demonstram, de forma lamentável e lastimável, que tecnicamente o país está sujeito à repetição de eventos semelhantes, pois o sistema de segurança das fontes de geração e redes de distribuição é tecnicamente frágil, suscetível à ação de tempestades. Neste ponto o governador José Serra tem razão em cobrar explicações.
O que o pré-candidato do PSDB não contava é que justamente nesta sexta-feira, coincidentemente ou não dia 13, tido como dia aziago para os supersticiosos mas que também é o número do PT, e pelo visto de sua sorte, seria o seu dia ser cobrado pelo desabamento do RODOANEL, uma de suas grandes obras e que certamente será apresentada como trunfo administrativo na campanha eleitoral caso leve adiante sua candidatura.
Agora é a turma do PT que vai à forra, claro que sem o mesmo apoio e destaque que a mídia deu ao apagão, falando em CPI e pedindo explicações sobre a quase tragédia que por sorte não ceifou muitas vidas e que poderia sepultar a candidatura do governador à presidência, que já conta com outra em seu currículo que foi o desabamento das obras do Metrô, abrindo uma cratera de 100 metros que engoliu carros e casas. Não há dúvidas de que há muitas “falhas técnicas” nas grandes obras de José Serra que precisam ser esclarecidas.
Para concluir é bom lembrar que este apagão não teve as dimensões que os apagões do governo de Fernando Henrique Cardoso, principal cacique do PSDB. O de agora não ocorreu por “falta de energia” e sim por questões técnicas que, evidentemente, não se justificam. O de FHC por incompetência do governo do PSDB que não fez os investimentos necessários na área, mesmo conhecendo antecipadamente os riscos do apagão que causou enormes prejuízos à economia do país e à nação.
O apagão moral e ético dessa gente é que somente lhe permite enxergar o que lhe convém e melhor possa ser explorado politicamente contra os adversários, relegadas a nação e seus interesses para o lixo. Obras construídas dentro de padrões técnicos e com materiais de qualidade certamente não andam desabando.
Há algo de podre no reino do PSDB tanto quanto no do PT. Pena que o povo brasileiro em seu eterno apagão (este de ignorância) não enxergue.
Vivemos em uma sociedade coviolenta em todos os sentidos, estariam todos os valores morais desmoronando bem embaixo de nossos pés, será que a moralidade é algo individual? O lar já não se faz seguro, a violência abraça os seus num aperto mortal. É o fim ou o começo da estrada que leva a todos a partida prematura.
Cuidar do coração da pessoa amada pode fazer muita diferença nos momentos trágicos, não arrisque a sua frágil vida ela pode ser volátil ali na próxima esquina, no cruzamento, ou na calçada.
Quando seguimos destinos desconhecidos, aprendemos com exemplos tristes que a vida é breve, não devemos perder oportunidades. Na estrada o perigo a cada metro, o medo faz parte da sobrevivência, a cautela é fundamental, avançamos quilômetros, é oportuno observar a natureza que muda a cada momento, a vegetação é exuberante, mais adiante o sol causticante queima a relva, no sertão há uma diversidade maravilhosa, cai à noite surge à lua, na pista reflete luz prateada seguindo de guia, a brisa perfumada.
“Experiência vivida nas estradas da vida, uma semana de pesar, de luto, por aqueles que partiram, embora não os conheço, mas trouxe comigo a dor de uma partida dolorosa. Que o bom DEUS os abençoe!” Cristina Fam.
14/11/2009
Ela é a matriarca que não domina as servas de sua casa nem ouve a música que lhe havia sido dirigida pelo compositor que a amou
Ele é um chefe sem honra e sem glória, que almejou a liderança e o poder de ter consigo todos quantos lhe admiram, mas o trata como se fosse um guerreiro derrotado
Ela é a vingança que fulmina a existência do seu viver e sacrifica a verdade que deveria tê-la em mente e lançá-la sobre a esperança do seu futuro
Ele é o manto que encobre o vazio de sua solidão, causada por muitos dos que lhe têm como um anfitrião que busca num banquete a honra que não lhe é atribuída
Ela é o fracasso que assusta a todos, pelo descaso daqueles que lhe provoca os tormentos da dor e da amargura, em suas noites de angústia
Ele é o púlpito que recebe a oratória dos arrogantes e executa o hino da crueldade que abomina seu comportamento ludíbrio perante aqueles que lhe ouvem
Ela é uma musa, sem brio e sem brilho, mas quer aparecer por qualquer preço e se mostrar como uma donzela que arrisca um galanteio na escuridão
Ele é um maestro que ao ver sua orquestra desafinada tenta corrigir as notas, porém aqueles que o seguem por suas gesticulações, dançam a valsa do seu esquecimento
Ela é uma viúva que perambula pelas ruas, gritando o nome do seu saudoso e chora a lembrança amarga de tê-lo por algum tempo como seu desafeto proposital
Ele é o coronel que jogou sua patente sobre sua própria sorte e viu desabar sobre si, as impurezas emanadas por atos de muitos que lhe cobiçam, mas que o rejeitam por já ser um caduco precoce
Ela é uma rainha sem coroa, cujo trono que a detém, antes de ser erigido, estava literalmente destruído, com suas ruínas esfumaçando e que intoxicara seus pulmões
Ele é o sono provocado pelo pesadelo que causou o pânico evaporado pelo sigilo daqueles que espreitam sua sorte e lhe jorram sobre o tapete do lamaçal, que suja tudo e todos, como uma latina que absorve dejetos fecais
Ela é o papel que limpa toda essa sujeira, vomita o líquido do prazer que a submete aos ímpetos bestiais e lisonjeia o hábito de uma mulher que é consumida por sua vaidade
Ele é o varão que está no buraco que lhe cavaram, na muralha que lhe cercaram, na margem da perdição e no conflito que lhe violenta, concedendo-lhe o título de antro sutil
Ela é a varoa que alucina o seu cansaço, suspira sua avareza, prateia o seu falar, sufoca sua verdade e adormece no corpo do seu sofrer
Ele é o Adão sem paraíso, o alimento que não sustenta, a palavra que não é ouvida, a mansidão que é brutal e o grito sanguinário que lhe banha
Ela é a Eva sem a costela, o raso que não tem vento, o areal que sopra a madrugada, o vestido que é rasgado pela manhã e a fome que lhe chega à tarde
Ele e Ela formam um casal de idosos deformados que o tempo trouxe, que a razão os destitui do pensar, lhes fizeram de anjos do mal, castraram a existência de suas vidas e destruiram os bens que lhes pertence, a memória sem história, um poço seco, um lugar desabitado e devastado para sempre; sobrando apenas a tragédia que lhes causaram, aqueles que lhes mandaram e lhes mandam.
13/11/2009
Da Redação PAN, Renaldo de Carvalho
Nascido em Santo Stefano di Borgomanero, província de Novara, no norte da Itália, em 29 de janeiro de 1938, Mário Zanetta ingressou no seminário em 1949. Em 1957 recebeu as “ordens menores” em 1961 foi ordenado diácono.
Em 22 de junho de 1962 foi ordenado sacerdote. Ficou alguns anos como vigário coadjutor na Itália e, aceitando o convite para ser missionário e no dia 24 de maio de 1969 ele e Pe. Lourenzo Tori chegam a Paulo Afonso.
Em 3 de fevereiro de 1973 Pe. Lourenço morre em acidente automobilístico em Paulo Afonso e Pe. Mário “recolhe a herança do trabalho do amigo” e segue em frente.
A ação do Pe. Mário Zanetta em Paulo Afonso, para muitos, ultrapassou o que se espera de uma liderança religiosa. Ele foi muito além. Construiu creches e escolas, encaminhou dezenas de pequenas atividades produtivas, foi solidário com movimentos de greves e protestos, edificou igrejas e capelas, construiu grupos e movimentos, formou centenas de lideranças.
D. Mário Zanetta, faleceu há 11 anos, em 13 de novembro de 1998, depois de ter sofrido um acidente vascular celebral em 4 de novembro, em sua residência episcopal em Paulo Afonso -BA.
12/11/2009
O site do Banco do Brasil está informando os valores que estão creditado na conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 22 prefeituras da região.
Valor do repasse da 1ª cota do FPM nesta terça-feira, 10 de novembro, creditado na conta das prefeituras da região, valores líquidos.
1- Ribeira do Pombal: R$ 575.119,86. 2- Ribeira do Amparo: R$ 368.299,08. 3- Banzaê: R$ 294.639,27. 4- Cipó: R$ 292.163,64. 5- Cícero Dantas: R$ 455.012,53. 6- Heliópolis: R$ 298.368,89. 7- Euclides da Cunha: R$ 804.520,62. 8- Tucano: R$ 596.737,76. 9- Jeremoabo: R$ 537.063,96. 10- Adustina: R$ 193.756,25. 11- Sitio do Quinto: R$ 283.656,35. 12- Paripiranga: R$ 482.531,32. 13- Quijingue: R$ 515.618,71. 4- Nova Soure: R$ 219.625,58. 15- Fátima: R$ 246.660,27. 16- Antas: R$ 441.958,87. 17- Coronel João Sá: R$ 441.958,87. 18- Santa Brígida: R$ 368.299,08. 19- Itapicuru: R$ 183.122,59. 20- Novo Triunfo: R$ 298.915,86. 21- Glória: R$ 368.299,08. 22- Paulo Afonso: R$ 954.780,37.
07/11/2009
Fonte: joilsoncosta
Por: REPORTAGEM E FOTO: José Dilson Pinheiro do www.euclidesdacunha.com.br
02/11/2009
Foto: Iternet
Valor bruto de todos os repasses (*) (**), de 1º a 30 de outubro, creditado na conta das prefeituras da região, conforme informações colhidas no site do Banco do Brasil.
(*) FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS, FEP - FUNDO ESPECIAL DO PETROLEO, ICMS - DESONERACAO DAS EXPORTACOES LEI 87/96, ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL, ICS - ICMS ESTADUAL, ANP - ROYALTIES DA ANP - LEI 9.478/97, FUS - FUNDO SAUDE, IPM - IPI EXPORTACAO - COTA MUNICIPIO, CID - CIDE-CONTRIB. INTERVENCAO DOMINIO ECONOMICO, FUNDEB - FUNDO MANUTENÇÃO DA EDUCAÇÃO BASICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, SNA - SIMPLES NACIONAL, IPV - IPVA-IMPOSTO SOBRE PROP. VEICULOS AUTOMOTORES, IES - FIES-FUNDO INVEST.ECONOMICO SOCIAL DA BAHIA, CBA - FCBA-FUNDO DE CULTURA DA BAHIA-LEI EST 9431, AFM - APOIO FINANCEIRO AOS MUNICIPIOS.
(**) NESTE TOTAL ACIMA DIVULGADO FALTA SER SOMADO OS VALORES DA ARRECADÇÃO PRÓPRIA, RECURSOS DA MERENDA ESCOLAR, DAS CRECHES, TRANSPORTE ESCOLAR E MAIS CONVÊNIOS ASSINADOS PELOS PREFEITOS.
01/11/2009
Para aqueles que conhecem as Escrituras Sagradas, o pensamento Divino e acreditam que a sua palavra é verdadeira e imutável, jamais se enganarão ou deixar-se-ão ser enganados por quem quer que seja, principalmente por aqueles que usam de um suposto dom interpretativo pautado na “distorcidade” ou que se apoderam de um arbítrio irreal, imaginário, para desviarem a atenção de muitos e fazerem outros prosélitos da ignorância Bíblica e assim ajuntarem fieis para suas denominações, seus templos.
É uma incoerência que pode ser traduzida como uma fabulogia investida na mente do ser humano, que o leva a cultuar a ausência do sopro da vida que Deus deu a cada um de nós, pela sua deliberativa vontade de que assim fosse e que assim é e continuará sendo, até que o seu desejo lhe determine que proceda de outra maneira. Como se sabe, enquanto vivemos, é porque o espírito age em nós e quando morremos, ele retorna àquele que o detém consigo o deixa sob seu domínio.
Por que, baseado em que e para que se dedicar um dia aos mortos e homenageá-los? Não é uma tremenda ignorância e um absurdo desrespeito às normas traçadas por Deus em relação às suas criaturas? Não é contestar o que ele fez e provocá-lo à ira. Que resposta nos dará aqueles que estão no interior das sepulturas e o que farão eles (mortos) por nós, se eles nada podem fazer por si mesmos? Se o pó não pode louvar, jamais poderá ser louvado e se os mortos não sabem de nada, não vêm nada e não se alimentam de nada; para que irmos ao encontro deles, com orações, velas, clamores, lamúrias, desmaios, convulsões, alucinações e espetáculos congêneres, adornados com flores que sustentam um mercado de intenso consumo, que se extermina como a própria morte que tudo acaba?
Orai uns pelos outros, porem isto, é enquanto estamos vivos; após a morte, nos resta apenas aguardar pelo dia da vinda do Messias, para nos julgar, em cuja época e para tanto, teremos de ressuscitar numa forma corpórea completamente diferente daquela que tínhamos antes de descermos à cova. É o momento em que haveremos de nos encontrarmos com ele nos ares. É o dia do juízo final, em cujo dia haveremos de sermos lançados nas profundezas infernais ou nos assentos celestiais.
Nem dia de finados, nem dia de defuntos, nem dia de mortos, muito menos de homenagens a eles. Vivamos a vida e não a morte. Lutemos para não morremos duplamente, ou seja: pela carne e pelo espírito.