13/08/2013

Sono muda com idade; especialistas indicam 10 técnicas para dormir melhor
Fonte: bahianoticias
Foto: Getty Images
Sono muda com idade; especialistas indicam 10 técnicas para dormir melhor

O sono muda com a idade. A declaração é de especialistas do site Huffington Post que explicam que quanto mais velha a pessoa fica, mais cedo ela se cansa e mais cedo ela acorda. Segundo o site, os bebês podem dormir até 16 horas por dia, mas um adulto ficará na cama entre sete e oito horas por dia. Com o tempo, o número tende a diminuir ainda mais, com diferenças de gênero. "Análises demonstraram que a quantidade de sono que temos diminui em cerca de 10 minutos por década até a idade de 60 anos, e que este declínio é mais acentuado nos homens em comparação com as mulheres", afirma Bradley Edwards da Harvard Medical School, dos Estados Unidos. Os especialistas ainda afirmam que a mudança mais difícil ocorre quando idosos, que têm uma fase avançada de sono, tem vontade de ir pra cama mais cedo, mas querem sair à noite. O ciclo pode se tornar um conflito, e não raro a pessoa sente vontade de cochilar de tarde. 

 Cochilar ou não?

Os especialistas dizem que nem todo mundo deve ceder à tentação de dormir à tarde. "As recomendações para dormir durante o dia são aconselháveis dependendo da história médica de cada paciente", explica Edwrads. Eles dizem que o cochilo deve ser evitado por aqueles que desejam um sono melhor à noite, independente da idade. Pessoas com insônia também deve dispensar o sono vespertino. Entretanto, para adultos que não dormiram o suficiente à noite, um cochilo de média de 30 minutos, pode ser bom perto do almoço ou do jantar, o tal sono reparador. Veja abaixo algumas dicas para higiene do sono, termo cunhado pelos especialistas para métodos que ajudam a melhorar a qualidade do sono:

1. Limite os cochilos ao início da tarde, caso você realmente precise deles;

2. Tenha uma rotina de sono indo dormir em horários parecidos. Alterar muito o momento de ir para a cama pode dificultar o ciclo;
 
3. Evite álcool, cafeína e tabaco;
 
4. Faça exercícios físicos durante o dia, mas evite a academia depois das sete horas da noite;
 
5. Use sua cama apenas para dormir e fazer sexo. Evite trabalhar, ver TV ou estudar nela;
 
6. Evite olhar para o relógio quando acorda durante a madrugada;
 
7. Mantenha o quarto fresco e deixe o ar circular durante o dia;
 
8. Evite focar nas preocupações antes de dormir;

9. Mantenha o quarto escuro e, antes de dormir, evite focos fortes de luz, como a televisão, por exemplo


10. Se a falta ou excesso de sono estiver incomodando muito, converse com seu médico, pois pode ser mais do que o avançar da idade. Dor crônica, depressão e distúrbios de sono devem ser tratados por especialistas. Informações do Terra.
Autor: bahianoticias