02/06/2014

Alvorada de Sítio do Quinto(BA) foi um fiasco de público
Fonte: carlinosouza

A tradicional alvorada de Sítio do Quinto entra para história do município como uma das piores desde a sua emancipação política. Com público abaixo do esperado, moradores e visitantes sairão se queixando pela falta de organização e desordem.

A praça de eventos parecia mais um estacionamento. Foi notado também uma grande quantidade de motos e carros em cima da praça além de poucas barracas em relação ao ano anterior. O prefeito Cleigivaldo que não é besta não compareceu na festa.

Com medo de receber vaias e enfrentar protestos por parte dos jovens e comerciantes que ali estavam o mesmo manteve-se ausente e não foi notada sua presença no evento. Também para alguns a sua presença ali não fazia falta, desabafou uma professora que se sentia revoltada pelo fato do prefeito ter cancelado os festejos do município. "Esse 'prefeitinho' acabou com o campeonato de futebol do município, festas nos povoados, agora a festa de Santo Antônio, só falta agora ele mandar derrubar a Santa Cruz do Serrote ou expulsar o padre da cidade.

Seu desgoverno é marcado pela corrupção desonestidade e ainda fala que competência e trabalho tem nome! Que nome? Destruição seu desgoverno, desastre eu diria. Esse prefeito é um terror!", desabafou a formadora de opinião. A leitora do site ainda ressalta que no governo de Cleigivaldo não se tem um secretário com autonomia e capacidade para as pastas indicadas. Quem manda em tudo é a cunhada do prefeito, secretario aqui em Sítio do Quinto só existe no papel, concluiu. 

A abertura dos festejos também foi marcada por protesto. Foram visto diversos jovens com adesivos no peito do Movimento “Força Jovem” pedindo um basta na corrupção que assola o município. 

Um comerciante disse a redação do Site Carlino Souza que nada disso estaria acontecendo se o vice-prefeito Jair do Correio não tivesse conduzido à população de Sítio do Quinto ao erro quando o mesmo afirmava que a parceria dele com Cleigivaldo iria reorganizar e restruturar o município quando saiu as ruas com o prefeito pedindo voto de confiança. O comerciante ainda sugere que Jair se desligue do gestor e une-se aos vereadores de oposição para afastar Cleigivaldo da prefeitura. "Jair que nos colocou nessa, nos tire o quanto antes. Não aguentamos mais ficar a merce da pior roubalheira da história de Sítio do Quinto desabafou o comerciante".

A distribuição de 6 mil talinhas de cerveja conforme anunciada não foi distribuída. A tradicional queima de fogos este ano também não foi notada. Sonda-se o comentário que a a cervejaria Itaipava suspendeu o patrocínio da festa após descobrir que o gestor Cleigivaldo estaria envolvido em um suposto esquema de desvio de dinheiro do FUNDEB que revelou um esquema de fraude de licitação e desvio de dinheiro público descoberto através de uma operação da Polícia Federal que culminou em sua prisão e de outros políticos no ultimo 13 de maio.

Chupa que é de Manga!
Comerciantes de Sítio do Quinto e região estão revoltados com a desastrosa administração do prefeito Cleigivaldo. 

Foram feitos muitos investimentos no comércio local em busca de um retorno. Comerciantes esperavam que as vendas este ano batessem o recorde de vendas em relação ao ano passado. Em termos de decepção e falta de respeito com o erário, Cleigivaldo superou os ex-prefeitos Neguinho, Tabaqueiro e Magalhães. Uma tradição que existia a anos foi por água a abaixo. População revoltada se sente traída com o cancelamento do evento. O público da alvorada foi o mais desanimado já visto em toda sua historia. O irmão do prefeito, presidente da câmara de vereadores, Bado, chegou a comentar com uma fonte ligada ao site Carlino Souza que o prefeito Cleigivaldo com suas atitudes o mesmo vem envergonhando a família e todo seu reduto político, povoado Tinguí.

Sem Credibilidade:
Com  a receita do município comprometida com a agiotagem, não restou outra saída para o prefeito Cleigivaldo a não ser cancelar evento junino. Prefeitura atolada de dívidas e falta de crédito com os fornecedores, popularidade em baixa seria uma das razões por fazer de Clegivaldo um dos piores prefeitos da região e por que não dizer d Sítio do Quinto. Boa parte do comércio local já não vende mais a prefeitura. A Saúde e educação estão aos pedaços é o que afirma boa parte da população sitioquintense.

Esquema investigado pela Polícia Federal:
De acordo com o delegado José Nogueira, responsável pelo caso, os envolvidos nas fraudes desviavam verba federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ou verbas estaduais e municipais - as fraudes eram cometidas por meio da contratação de empresas de fachada para eventos; contratação de empresas para obras públicas, a exemplo da construção de escolas; além de haver desvio de dinheiro do Ministério da Saúde para compra de remédios, e verba muncipal desviada também do transporte escolar.

OBS: Quem diria que Sítio do Quinto iria passar por esse processo de tamanha falta de responsabilidade de um gestor, causando prejuízo para a cidade, para o seu povo e comércio local. Diga-se de passagem, acabar com a festa do Padroeiro da cidade "Santo Antônio".

Temos que parabenizar a Força Jovem e admiradores de Sítio do Quinto, dizendo que não pode parar com o movimento. Só através da união é que poderemos alcançar o nosso objetivo. Chega de tantas mazelas, de tanta falta de responsabilidade e descumprimento da Lei.

Cabe ao povo em geral de Sítio do Quinto e do movimento da Força Jovem cobrar dos vereadores um atuação mais condizente com o papel que cada um representa. Afinal, são eles os legítimos representantes do povo para abrir uma CPI, afastar ou mesmo caçar o mandato daqueles que não cumprem com seu dever.

Cidades circunvizinhas de Sítio do Quinto também estão no mesmo caminho. Chega, basta, diga NÃO a CORRUPÇÃO.

ATÉ QUANDO O POVO VAI CONTINUAR VOTANDO CONTRA SI?