01/12/2023

 "Mal Atendimento: Como Isso Afeta Você e o Mundo ao Seu Redor?"

Fonte: JV PORTAL /JEREMOABO TV

Crédito: Google

É essencial reconhecer a importância do atendimento ao cliente e como ele influencia diretamente na experiência e na percepção que as pessoas têm de uma empresa ou serviço. Infelizmente, ainda nos deparamos com situações em que o mau atendimento é uma realidade preocupante e impactante. Seja ele agentes públicos, empresas renomadas, proprietários de vans, táxis, profissionais liberais, donos de hotéis ou pousadas, restaurantes, postos de combustíveis, religiosos de modo geral, etc.

Quando um cliente se sente mal atendido, isso vai muito além de uma simples transação comercial. Essa experiência negativa pode deixar marcas profundas, afetando a confiança no negócio e até mesmo influenciando outras pessoas a evitarem o serviço ou produto oferecido.

O mau atendimento pode se manifestar de diversas formas: falta de cortesia, falta de educação, demora no atendimento, falta de conhecimento sobre o produto ou serviço, desrespeito às necessidades do cliente, entre outros. Essas situações não apenas frustram os clientes, mas também prejudicam a imagem e a reputação da empresa.

Empresas e profissionais que priorizam um bom atendimento colhem os frutos de clientes satisfeitos, fidelizados e propensos a recomendar os serviços. Investir em treinamento, valorizar e capacitar seus funcionários, além de estabelecer processos que priorizem a satisfação do cliente são passos fundamentais para reverter o quadro de mau atendimento

É necessário lembrar que, no mundo atual, a voz dos clientes é poderosa. Com as redes sociais e plataformas de avaliação, as experiências, sejam elas boas ou ruins, podem se espalhar rapidamente e influenciar a percepção de muitos outros consumidores.

Portanto, a reflexão sobre a importância do bom atendimento deve ser contínua. Tratar os clientes com respeito, atenção e excelência é uma via de mão dupla, onde todos ganham: a empresa, os colaboradores e, acima de tudo, os clientes que merecem e buscam um atendimento digno e satisfatório.

Uma dica: se você foi mal atendido, por alguém que se acha superior, que não usa a sandália da humildade que se sente o (a) todo (a) poderoso (a), ainda por cima, recebendo do nosso dinheiro,  não meça esforços. 

Saia do seu pedestal da educação, comunique ao dono ou gerente da empresa para providências cabíveis. Caso a reclamação não tenha surtido efeito, as redes sociais é a melhor forma de colocar a empresa e funcionários mal-educados em evidência.  Ela fará o papel de advertência que exigimos. Em sendo empresa particular, essa é mais fácil, coloque a boca no trombone para que todos possam tomar conhecimento. Pense nisso!!!