FORRÓ PÉ DE SERRA: A ESSÊNCIA DO NORDESTE FORA DO CONTEXTO NAS FESTAS DE SÃO JOÃO
Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV
RP:9291/BA
Crédito: Google
O forró pé de serra com seus estilos entre eles: Arrasta pé; Xote; Baião; Xaxado; Coco; Embolada; Marcha, é a batida do coração nordestino, uma manifestação cultural que transcende gerações e fronteiras. Com sua sanfona, zabumba e triângulo, este estilo musical traz consigo a história e a identidade de um povo resiliente e alegre. É o som das noites de São João, das festas em família, das quadrilhas que animam nossas praças.
O forró tradicional, ou forró pé de serra, é mais do que música; é um modo de vida. Suas letras contam histórias de amor, de saudade, de trabalho árduo e de celebração. É um convite para dançar coladinho, sentir o chão de terra batida, e deixar o corpo ser levado pelo ritmo contagiante que só o forró pode proporcionar.
Esse gênero musical, que teve em Luiz Gonzaga um de seus maiores expoentes,
é um patrimônio cultural do Brasil. Nos últimos anos, temos observado uma
crescente substituição do tradicional forró pé de serra por gêneros musicais
como sertanejo, arrocha, funk, rock e axé nas festas e eventos do Nordeste.
O forró pé de serra é a alma da festa junina, é a trilha sonora das noites
estreladas e dos dias ensolarados no sertão.
Enaltecer o forró pé de serra é reconhecer sua importância na construção da nossa identidade cultural. É celebrar a simplicidade e a profundidade das canções que falam direto ao coração. É valorizar os músicos que, com sua arte, mantêm viva essa tradição tão rica e significativa.
Aos que dançam e curtem este ritmo musical, infelizmente vão ter que aceitar e conviver com a falta de conhecimento de vários gestores . Quem sabe um dia nas festividades de São em Jeremoabo, ou mesmo na grande alvorada não tenhamos uma apresentação com a Banda Fulô de Mandacru. Essa sim, toca o verdadeiro e autêntico forró nordestino.
JEREMOABO TV - JUNTO A VOCÊ
VALORIZANDO NOSSA CULTURA.