13 Anos de Saudade: Mons. Francisco José de Oliveira
Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV
RP: 9291/BA
Monsenhor Francisco José de Oliveira
Neste 18 de agosto de 2024, a comunidade de Jeremoabo recorda com saudade e gratidão os 13 anos de falecimento de Monsenhor Francisco José de Oliveira. Mons. Francisco, foi orientador espiritual da comunidade Jeremoabense e região por mais de 40 anos, exercendo sua missão na Igreja Matriz de São João Batista, Igreja Mãe de toda a Diocese de Paulo Afonso.
Aniversário Monsenhor Clube D.A.R
Seu trabalho religioso deixou uma marca profunda em nossas vidas, guiando-nos com fé e dedicação. Mons. Francisco foi um verdadeiro pastor, comprometido com o bem-estar espiritual de todos, sempre pronto a estender a mão a quem precisasse. Sua liderança e carisma continuam vivos em nossas memórias, inspirando-nos a seguir seus ensinamentos e manter viva a chama da fé em nossa comunidade.
Relembrando um pouco de sua trajetória
Igreja Matriz São João Batista - Jeremoabo/BA
O monsenhor Francisco se ordenou no dia 28 de novembro de 1954 e chegou a Jeremoabo no dia17 de maio de 1959 para atuar como vigário da Paróquia São João Batista da Diocese Nossa Senhora de Fátima de Paulo Afonso – BA.
Altar Mor São João Batista
Monsenhor Francisco foi um grande baluarte junto com o saudoso e idealizador Dom Mário Zanneta, na fundação da Rádio católica Vaza Barris-Am, em Jeremoabo. Além disso, o Monsenhor, juntamente com membros da comunidade, apoiou a construção de várias instituições como, Colégio Municipal São João Batista, Escola Agrícola, o Abrigo de São Vicente de Paulo o qual abriga até os dias de hoje, nossos queridos idosos.
Monsenhor ao lado de Edméa Sá, em seu aniversário
Podemos enfatizar ainda, que o mesmo teve grande participação nas decisões políticas de Jeremoabo. Lutou bravamente junto aos órgãos públicos Federal e Estadual, para que a Br-235, fosse interligada entre a Bahia e Sergipe na divisa de Carira/SE. Lembrando, que o nosso Pároco, assumiu por mais de uma vez, a função de Vigário Geral da Diocese de Paulo Afonso, recusando por duas vezes de se tornar Bispo, quando por unanimidade tinha o apoio de todos os padres da região. Ao lado da nossa saudosa Edméa, grande religiosa, ainda nova, enfrentou os desafios de uma grande responsabilidade; dedicou-se a cuidar da nossa Igreja Matriz por muitos anos, logo em seguida, em 18 de agosto 1963, tornou-se Catequista da Igreja Matriz, cuidando das crianças de nossa cidade. Sessenta (61) anos se passaram vindo a falecer em 25 de outubro de 2023. Edméa era uma figura notável em nossa comunidade, conhecida por sua generosidade, empatia e sabedoria. Ela sempre estava disposta a estender a mão a quem precisava, ouvir com atenção e oferecer conselhos valiosos. Sua presença iluminava qualquer ambiente e seu sorriso era contagiante.
Monsenhor Francisco, exerceu 52 anos de sacerdócio e já debilitado de saúde foi afastado de suas atividades como pároco para descansar e cuidar de seu bem-estar.
Em, 18 de agosto de 2011, Monsenhor Francisco com seus 86 anos de vida (04 de agosto de 1925), vem a falecer precisamente às 06 horas, em sua cidade natal, Serra Grande Município de Cícero Dantas interior da Bahia.
Que sua alma continue em paz, e que seu legado permaneça sempre presente entre nós.
JEREMOABO TV – JUNTO A VOCÊ!!!