MEDIDAS CONTRA POLUIÇÃO SONORA
Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV
RP: 9291
Parabenizamos a Prefeitura Municipal de Jeremoabo,
em especial a Secretaria de Meio Ambiente, pela implementação do Decreto nº
029/2025, que regulamenta o controle da poluição sonora no município.
Este decreto é uma resposta necessária aos abusos
na emissão de sons e ruídos acima dos limites estabelecidos pela Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que têm afetado a qualidade de vida e o
bem-estar da população. A iniciativa demonstra o compromisso da administração
municipal em promover um ambiente mais saudável e equilibrado para todos os
cidadãos.

Deve-se ressaltar, que várias casas foram vendidas, desocupadas pelos seus moradores e até mesmo desalugadas, em virtude dos donos de bares, restaurantes e pontos comerciais de alimentação, deixarem ao bel prazer, que os perturbadores do sossego utilizem seu som de forma irresponsável em frente ao estabelecimento.
Complementando, enfatizamos o pedido dos moradores de várias localidades à Secretaria de Meio Ambiente, que esteja de olhos abertos, em relação aos carros de som de publicidade e paredões com o som acima dos decibéis permitido, além da utilização do espaço público, que muitas vezes são utilizados de forma desordenadas, impedindo o tráfego de veículos, fechando às vias de acesso em horários não compatíveis com o horário de movimento causando transtorno aos moradores, motoristas e motoqueiros.
A sociedade espera da Secretaria de Meio Ambiente, que seja disponibilizado um número de telefone, caso haja a necessidade de solicitar o órgão competente para a fiscalização, com a finalidade de coibir os perturbadores do sossego de quem não quer ouvir som inadequado, muitos com duplo sentido com letras musicais de baixo calão, que alguns chamam de música.
Agradecemos aos gestores públicos por ouvirem as demandas da comunidade e agirem de forma eficaz juntamente com a Polícia Militar, Guarda Municipal, para assegurar o sossego e a tranquilidade em Jeremoabo. Esperamos que esta medida seja acompanhada de ações educativas e de fiscalização contínua, garantindo sua efetividade e contribuindo para a construção de uma cidade mais harmoniosa e sustentável.
Que este passo inspire outras iniciativas voltadas à melhoria da qualidade de vida e à preservação do meio ambiente em nosso município.
VÍDEO
Secretário Meio Ambiente: Alípio Lima
