Homenagens da Polícia Caatinga ao Patrono, Coronel José Osório de Farias " Zé Rufino" Marcam o dia 1º de Agosto em Jeremoabo
Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV
RP: 9291/BA
Nesta sexta-feira, 1º de agosto de 2025, a cidade de Jeremoabo testemunha um momento de profunda reverência e valorização da memória histórica com as homenagens prestadas pela Polícia Caatinga ao seu Patrono, o bravo Coronel José Rufino.
A iniciativa incluiu inauguração ao túmulo do Coronel José Rufino, atos simbólicos como salva de tiros, desfile da Corporação pelas principais avenidas de Jeremoabo, além do reconhecimento à sua trajetória heroica, marcada pela luta e defesa da segurança e da cidade no sertão.
O evento também serviu como chamado à valorização das raízes culturais e da história local, fortalecendo o vínculo entre a população, as forças de segurança e a memória dos que lutaram pela paz e proteção do povo nordestino.
José Rufino, presente!
Agradecimento Especial
Fotos do Túmulo: Flávio Passos
O mentor do projeto Flávio Passos, agradece de coração a atenção, a
sensibilidade e o apoio de Cledenaja,
Bedja e Melquisedec (Polícia Militar), filhos do saudoso Sr. Luiz Rufino que também foi da Polícia Militar, netos do inesquecível Coronel Zé Rufino, por autorizarem e
abraçarem com tanto respeito e carinho o projeto de homenagem ao seu avô,
patrono da Polícia Caatinga.
O gesto de vocês fortalece a memória e a história de um homem que marcou gerações com coragem, justiça e compromisso com o sertão. Muito obrigado por acreditarem na importância de manter viva essa trajetória.
Informamos à população em geral, pesquisadores e historiadores que desejam prestar homenagens ou conhecer mais sobre a história do patrono da Polícia Caatinga, Coronel José Rufino, que seu túmulo encontra-se localizado no Cemitério São João Batista, situado no Bairro Vila de Brotas, na cidade de Jeremoabo/BA.
O local é um importante marco histórico e de memória para o sertão, especialmente para aqueles que valorizam as figuras que marcaram a segurança pública e a resistência nordestina.
A visita ao túmulo é uma oportunidade de reflexão e respeito à trajetória de Zé Rufino, cuja bravura permanece viva na lembrança da corporação e da sociedade Jeremoabense.
Jeremoabo convida todos a manter viva essa história.
Nossos agradecimentos:
Jovino Fernandes - Apoio da JEREMOABO TV
Reinaldo da Marmoraria Duas Pedras - Confecção do Túmulo
Patrik - Pelo Embolso do Túmulo
Antônio Poeta - Dos Cordéis
Ranilson Viana de Petrolina- Artesão, escultor do Busto de Bronze de Zé Rufino.
Aos pesquisadores:
Robério Santos - Itabaiana/SE
João de Souza Lima - Paulo Afonso/BA
Sandro Lee de Paulo Afonso/BA
Luiz Rubem de Paulo Afonso/BA
Mathias - Brasília/DF
Luiz Rubens Bomfim
Guilherme Machado - Dono do Museu Luiz Gonzaga de Serrinha
JEREMOABO TV – JUNTO A VOCÊ !!!