03/06/2010

Clã Brasil, em Paulo Afonso, dia 12 de junho

Fonte: ozildoalves
Crédito: Divulgaão
“Ai, ai meu Deus, o que foi que aconteceu
com a música popular brasileira?”
(Rita Lee)

Não se trata aqui de conservadorismo saudosista, nem tampouco de uma ufanística brasilidade musical, mas é preciso ressaltar que a música brasileira agoniza desde meados da década de 90. As repentinas transformações estruturais da MPB enveredaram pelo desvirtuado caminho das letras pejorativas e melodias toscas e repetitivas.

A necessidade de ampliação do mercado consumidor, algo constante na produção capitalista e que faz parte da produção cultural nesta sociedade, produz a necessidade de uma cultura descartável.

Fricote, música sertaneja, pagode de baixa qualidade e funk-brega, entre outros gêneros musicais, são produções que nos fazem assistir ao fim de padrões artísticos éticos e soberbamente musicais outrora cultivados pela indústria fonográfica.

Mas nem tudo está perdido. A leveza da sonoridade musical da banda Clã Brasil atesta o resgate da música brasileira, preservando as características do forró sem tirar-lhe as perspectivas de modernidade. O Clã Brasil introduz uma renovação estética e moderna e que, ao mesmo tempo, reivindicava o seu lugar na tradição do forró.

A qualidade está, via de regra, muito presente, no trabalho que o Clã Brasil nos leva a alcançar um pouco além daquilo que os meios mais imediatos nos oferecem, e nos permite enxergar com um pouco mais de profundidade a arte que realmente fica para quem gosta da boa música.

A simplicidade e meiguice, associadas ao enorme talento dessas simpáticas paraibanas, as credencia a um dos mais belos shows apresentados hoje no Brasil.

E o público de Paulo Afonso terá a oportunidade de conferir a irreverência dessas meninas no próximo dia 12/06 quando o grupo se apresentará pela primeira vez nessa cidade. É simplesmente imperdível.
COM: "Se um dia, a mídia e gestores deixarem de pensar que nossos ouvidos são "pinicos" poderemos aplaudir, assistir, dançar e curtir o que chamamos de música.