02/10/2011

04 de outubro:. Dia da Natureza
Já é hora de comemorarmos?
Fonte: noticiasdosertao

Dia importante para refletirmos sobre a importância e relevância da natureza na perpetuação da vida, da manutenção de nossa biodiversidade, da fauna e da flora do planeta Sagrado Terra.

Deveríamos elaborar um momento festivo e agradecer por tudo que temos no palco da vida, com suas belezas naturais, fonte de recursos que nos alimenta e nos mantém vivos, e que, em alguns momentos agredimos com certas ações irreparáveis.

A natureza ou meio ambiente possui nuances sistêmicosem nosso espaço geográfico e que por anos e anos de desenvolvimento da raça humana, a mesma tem colaborado com essa dinâmica e com o bem estar de todos nós, mas possui uma Legislação que a protege bem tímida e pouco abrangente no tocante a sua prevenção efetiva e pragmática.

Porém, há de se afirmar que muito está sendo feito em de sua preservação e coibição atos nocivos provocados pelo homem.

Há uma clara certeza de que necessitamos de uma Legislação mais incisiva e direta, de um programa de educação ambiental universal em todos os níveis educacionais e sociais, envolvendo todos os atores que percebam a deficiência e posterior melhoria nos resultados.

Há de se buscar alternativas na educação ambiental em todos os níveis para manter a biodiversidade intacta para as futuras gerações, com programas de alto poder de aplicabilidade socioambiental, de implantação de agendas 21, recursos para fomentar projetos que viabilizem a importância da natureza na vida das pessoas, novas Legislações mais abrangentes e enérgicas, apoio dos poderes públicos e aceitação popular.

Vamos colocar em prática certas ações ambientais e buscar soluções em conjunto para preservar nossa fauna e flora, evitando desperdício de água, praticar o descarte de resíduos sólidos de maneira conforme e colaborar com os projetos ambientalmente corretos.

A natureza agradece. Retribua!!!

Temos que Pensar Global e agir Local.

Silvano Wanderley – Mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental / Ambientalista.