07/01/2008

DIA DE REIS EM JEREMOABO

Jovino Fernandes
O Grupo "D´Cartys" do Bairro Vila de Brotas de Jeremoabo, sob a Direção de D. Carmelia filha do saudoso Dudé de Bibo, contando com a colaboração de D. Santa, Vavá e Lourdes, apresentou na noite de ontem (06-01-08) a dança folclórica o Auto de Reis "Guerreiros da Bahia.
O evento teve a cobertura do Portal JV, onde iremos exibir fotos e vídeo no site http://www.portaljv.com.br/ . Valorize a cultura e as tradições de nossa terra. " Cidade sem história é cidade morta"



O Reisado foi introduzido no Brasil-Colônia pelos portugueses no século XIX. É um espetáculo popular das festas de Natal e Reis, cuja ribalta é a praça pública, a rua, mas as vezes pode ser apresentado em residências.


Folia de Reis, ou Reisado, ou ainda Terno-de reis, constitui um dos mais originais folguedos folclóricos. É uma folia conhecida em Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Piauí, e, desde alguns anos, na Guanabara. No interior, é uma dança do período natalino em comemoração ao nascimento do Menino Jesus e em homenagem aos Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo (realeza, divindade e humanidade).

A característica principal do reisado está no uso de muitos adereços, trajes com cores quentes e chapéus ricamente enfeitados com fitas coloridas e espelhinhos.

Reza um costume, que no Dia de Reis, deve-se escrever o nome dos três reis magos em um pedaço de papel branco e colocá-lo na porta de entrada da casa, para que haja durante todo ano, fartura, saúde e felicidade. O Dia de Reis também é conhecido como o Dia de Gratidão.


Dramatização Nascimento Menino Jesus


D. Carmelita


D. Carmelita e Grupo de Apoio