15/01/2008

FOFOCA

Cristina Fam

“A fofoca é o mais desprezível dos vícios; pois, por não poder influenciar o espírito e o caráter dos sábios, rasteja como uma serpente venenosa e refugia-se na alma dos fracos, tolos e ociosos” .
Por Gutemberg B. de Macedo.
Os sábios falam porque têm algo a dizer; os tolos, porque têm de dizer algo".
Platão, um dos pais da filosofia grega.
Você gosta de fofoca? O importante é falarem de você?
Melhor ainda se você tirar proveito da fofoca, arranjar aquele emprego, colocar seu filho pra receber aquele salário, etc. Pois bem. Você sabe como tirar proveito da fofoca. O disse-me-disse! É a sua cara divulgar pelas ruas, esquinas, que, que fulana compra e não paga, que fulano você sabe, aconteceu, e o outro, e aquela mais nova de fulana, tem mais e ... é eu sei e ela tá sabendo? Não, ninguém vai contar uma bomba dessas, quem suporta tal verdade, e o filho, e a filha, e o pai, e o ... “Andar/cair na boca do povo”, “De boca em boca”, deixa pra lá é muito barraco, o fofoqueiro nem se quer pensa, ele não existe, quem existe é o outro.
Então você é fofoqueiro? É razoavel concluir que você é um fraco.
O fofoqueiro não sabe a cura do câncer, da Aides, o número da mega-sena acumulada, se vai ter sucesso, ele nada sabe, sua mente é pobre doente, é um fracasado, um retardado mental e pior que o fofoqueiro é aquele que escuta e dá ouvidos as loucuras do fofoqueiro. Ele por si só nada pode fazer nem melhorar a própria vida, um péssimo exemplo, quem o segue é um verdadeiro idiota. O fofoqueiro não sabe quando vai cair, muito menos quando vai morrer, aliás, ele nem sabe quem é. A mentira que conta é bem arrumada, coloca detalhes, jura em nome da mãe, chora, gesticula, não passa de um grande pulha. Você é um viciado na vida alheia? Cuidado isso não passa de uma tara, é ter muito tesão pela vida do outro, você não pode comer pelo outro, dormir, muito menos fazer amor.
Terminou 2007, e começou 2008, você continua pensando na vida do outro, contando mentiras, você quer saber o que eu sei?
A aptidão que temos para usar a linguagem define-nos como seres humanos e está na base de toda a nossa convivência. A linguagem é o meio mais importante que temos para trocar idéias e exprimir nossos sentimentos. E em cada língua, sua realização específica, ela é também um fascinante tema de estudo, uma estrutura complexa de sons e símbolos, regras de gramática, palavras acabadas de nascer e outras em vias de esquecimento, frases e provérbios com uma densidade de sentido muito maior do que a do seu significado literal.

As palavras voam, a escrita fica. Ou seja: “O que fulano diz não se escreve “.
A palavra é de prata, e o silêncio é de ouro”. “Saber falar é bom, mas saber calar é melhor”.
A palavras loucas, orelhas mocas”. “Não vale a pena dar atenção a palavras insensatas”. “Em terra de cego, quem tem um olho é rei”. Erasmo de ROTERDAM (1469-1536). Um dos primeiros a registrar a frase que, portanto, não é exclusiva da língua portuguesa, é utilizada para indicar que em meio a muitos ignorantes, o menos ignorante de todos ganha prestígio.