14/01/2008

O LOBO MAU

Cristina Fam
Por que esses dentes tão grandes?
A pequena Chapeuzinho Vermelho encontra o Lobo Mau. O conto infantil impresso pela primeira vez na França no fim do século XVII.
Esta versão termina com o lobo engolindo a criança e transmite explicitamente o aviso de que meninas não devem confiar em todo mundo.

“A comédia é, como já dissemos, a imitação de maus costumes, não, contudo toda sorte de vícios, mas só aquela parte do ignominioso que é o ridículo. O ridículo reside num defeito e numa tara que não apresentam caráter doloroso ou corruptor. Tal é, por exemplo, o caso da máscara cômica feia e disforme, que não é causa de sofrimento.”
Aristóteles, Arte Poética.
Nunca se entregar ao mau humor
Do livro: A Arte da Prudência
Baltasar Gracián
As curas amargas não são para os príncipes: e melhor dourar-lhes a verdade com arte.
O grande homem nunca se sujeita às variações de ânimo. Uma boa lição de prudência é refletir sobre si mesmo e conhecer sua verdadeira disposição para prevenir-se. Às vezes é preciso considerar o outro extremo para encontrar o equilíbrio entre a natureza e a arte. Conhecer-se é o primeiro passo para corrigir-se. Existem monstros de impertinência em nosso humor, e os afetos variam segundo eles: eternamente arrastados por esse desequilíbrio vulgar, comportam-se de forma contraditória. Esses excessos não só corrompem a vontade, mas prejudicam o julgamento e a compreensão.
A verdade pode ser perigosa, mas o homem de bem não pode deixar de dizê-la. Para isso precisa usar de artifícios. Nada requer mais tato que a verdade, pois pode fazer sangrar o coração. Com uma só mentira se perde toda a reputação de integridade. O enganado é considerado sem juízo, e o enganador é tomado por falso, o que é pior. Não se podem dizer todas as verdades: umas porque nos afetam e outras porque afetam os demais. Os habilidosos médicos da alma inventaram um modo de adoçar a verdade, pois, quando ela causa desilusão, é a quintessência da amargura.
Com o bom entendedor, não é necessário ser muito explicito: diga o necessário e nem mais uma palavra.