26/02/2008

NÃO PERCA O SONO
Cristina Fam

Diz o provérbio: “Não dê o passo maior que a perna”.
Há muita gente em apuros, porque fez dívidas que não pode pagar. É melhor morar numa casa pobre, mas em paz, do que numa bela mansão visitada por credores todo o dia. Muitas de nossas “dores de cabeça” nós as compramos por alto preço, pensando que fazíamos bom negócio. Não fique escravo da vaidade. Não queira acompanhar o amigo mais rico. Realize a sua vida com o que você tem e com o que você é. A sua paz é mais importante do que suas vaidades. Há muitos lares querendo ruir, porque não suportam mais o peso do egoísmo, da ganância, do orgulho, da vaidade e do amor-próprio. Precisamos ter dinheiro, mas não podemos ficar escravos dele. O dinheiro é meio e não fim. A ganância tem provocado divisão nas famílias. Fez irmãos se odiarem, filhos brigarem com os pais e amigos ficarem inimigos. A ganância estragou a vida de muita gente. Deus nos alerta, dizendo: “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1Tm 6,10).
O céu está cheio de santos. O que falta são os santos na terra. Não imagine grandes coisas, não pense em milagres, nem espere glórias. Você tem direito de subir na vida, mas não pise em degrau falso. “Os aduladores são os piores inimigos”. Tácito.
A mulher gosta de vestir-se elegantemente. Ótimo! Mas o ornamento exterior não dispensa a beleza interior, feita de virtudes.
Tudo o que dizemos deve ser verdade, mas nem tudo o que é verdade deve ser dito. Quem tem preconceito vive na ignorância e pensa que está certo. É como o míope, que vê metade das estrelas e pensa que está enxergando todas.
Uma carangueja vaidosa via defeito em toda a bicharada. Ria-sedo jeitão do sapo e da careta do macaco. Um dia ela ficou mãe. E, ao ver sua filhinha andar, disse: “Deus do céu, minha filha, que coisa feia! Isso é jeito de andar?” e a caranguejinha respondeu: “Mãe, você também é assim! Como poderia eu ser diferente?