24/04/2008

MAIS TRÊS
Jovino Fernandes
Espedito Lima

Para não quebrar à rotina, mais uma vez, nesta madrugada (24/04/08), fugiram da Cadeia Pública de Jeremoabo, estes elementos: JOSÉ ZITO DE FARIAS (Zito da Prestação); ANTÔNIO GONÇALVES DE JESUS (Amorzinho) e ANTÔNIO MATIAS DOS SANTOS (Tonho Doido). O primeiro, encontrava-se recolhido por prática de crime de homicídio; o segundo, por crime de estupro e o terceiro, por tentativa de homicídio.


Local início da fuga
Os fugitivos, usaram de uma escada humana (um sobre os outros), e conseguindo alcançar os caibros, amarraram um lençol trançando com corda “famosa tereza” destelharam parte da cela 2 (dois); percorreram a lateral externa até chegarem ao muro da própria Cadeia, quando usaram outro lençol para descerem pelo muro que dá acesso às casas comerciais e, por aí saltaram para a Praça Cel João Sá ( Praça da Feira) tomando rumo ignorado.

Destelhamento
Após tomar conhecimento da fuga, a autoridade Policial, Dr. Cícero Gomes, Delegado Titular, imediatamente tomou as seguintes providências: comunicou ao DEPIN, à Coordenadoria Regional de Polícia de Paulo Afonso, à Polícia Militar local, ao pessoal da CEPAC (Caatinga) e a Polícia Rodoviária Federal, lhes enviando fotografias dos foragidos, como também assim, comunicação ao Ministério Público da Comarca, representado pelo Dr. Leonardo de Almeida Bitencourt (2ª Promotoria). Além disso, foi também requisitada a ação dos peritos criminais do DPT, os quais amanhã deverão já estarem nesta cidade para procederem a vistoria, exame físico da estrutura do imóvel (cadeia), devendo posteriormente apresentar os respectivos laudo

Final da fuga

É bom frisar, como foi dito no primeiro parágrafo, esta não foi a primeira vez que aconteceu fuga de presos na Cadeia Pública de Jeremoabo, pois, entre novembro de 2002 a abril de 2008, aconteceram 03 (três) tentativas e 31 (trinta e uma) fugas oficiais; isto demonstra explicitamente a vulnerabilidade da custódia de presos em Jeremoabo, não só no que diz respeito ao aspecto físico da sua antiqüíssima unidade prisional (construção datada de 1895 - 113 ANOS) na intendência do Sr. João Lourenço de Carvalho, bem como a ineficiência em relação ao efetivo policial para que sejam evitados tais procedimentos e, principalmente garantir a segurança dos poucos prepostos civis que lá prestam serviço. Aliás, tendo em vista o número ínfimo deles, a segurança chega a ser feia por prepostos da Guarda Municipal.

113 anos de Cadeia

Nas diversas fugas, além dos criminosos irem embora, têm ameaçado quem aparece à frente deles, inclusive usando de extrema violência com objetos e armas, além de entrarem em luta corporal com os que fazem a guarnição da Unidade Prisional. Deve ser ressaltado, que já aconteceu invasão e assassinato dentro da própria Cadeia, seqüestro de armas e carro da própria Polícia.

Ao final da tarde, o Dr. Leonardo de Almeida Bitencourt, juntamente com o Exmº Sr. Prefeito Municipal o qual se fazia acompanhar de assessores, do Bel. José Adelmo e do Presidente da Câmara de Vereadores, além da imprensa local, representada por membro da equipe do PORTAL JV, fizeram uma visita à Delegacia que abriga também o xadrez e, lá detectaram o estado em que se encontra o prédio, discutindo-se tomadas de providências urgentes para que o quanto antes possível a situação possa ser contornada; pois, se as autoridades competentes não agirem, o Ministério Público poderá requerer sua intervenção e solicitar transferência dos detentos para o Presídio Regional de Paulo Afonso.