19/07/2008

EM RÍTIMO DE ELEIÇÃO
Espedito Lima
Aqueles que esperaram pelo julgamento do Recurso interposto pelo ex-prefeito João Batista Melo de Carvalho “Tista” contra a decisão que lhe suspendeu os direitos políticos por 03 (três) anos ficaram frustrados; pois na sessão de quarta-feira (16/07/08), a 4ª. Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia julgou mais de 50 (cinqüenta) processos, inclusive recursos, mas nem se quer estava incluso na pauta o do ex-prefeito. O motivo é este: o relator, Des. Paulo Furtado encontra-se em gozo de férias e só retornará às suas atividades normais no mês de agosto. Conclusão – o pesadelo continua, tanto para a situação quanto para a oposição. E haja indefinição, lá e cá.

Por outro lado, fomos informados pelo Bel. José Adelmo Matos que ele houvera ingressado com 03 (três) impugnações contra os vereadores: João de Antonio de Ana, Ariston e Carlos Dentista. A lenha está começando a ser junta para início da queima da fogueira política em Jeremoabo.

A calmaria tende a ser desativada daqui pra frente, principalmente quando começarem as contestações e a espera pelo julgamento dos pedidos de candidatura e delas–impugnações.

Aqui no Jeré tudo pode acontecer, até nepotismo “inverso”, ou seja: Vereador coloca esposa e filho para a disputa do cargo. Um no grupo da sua “situação” e o outro, no grupo da sua “oposição”. E ele, Vereador, afinal, a onde e com quem está? Ah! Parece que o filho desistiu. Engraçado, não é? É uma festa!

Pras bandas da terra do “Tio Sam” Estados Unidos, o candidato que detonam por um suposto caso amoroso, não resiste aos ataques e antes mesmo que eles comecem, retira seu nome da disputa eleitoral; exemplo, corrida à Casa Branca. Aqui, a coisa é totalmente inversa. O candidato que for completamente limpo, não interessa ao eleitor. Ele tem que ter uma ficha mais suja do que pau de galinheiro de antigamente. Coitados dos palhaços, já não fazem mais ninguém ri.

Engraçado também é que pela primeira vez em Jeremoabo, em face das eleições e pelas indecisões que norteiam sobre um candidato; o grupo que o apóia e ele próprio parece que estão trabalhando para 02 (dois) candidatos a Prefeito ao mesmo tempo; no mesmo grupo, claro. Meio irônico, mas é verdade.

O número de políticos que tem ações contra si na Justiça local é tão grande que o Cartório competente a mais de 08 (oito) dias vem ininterruptamente (horário do expediente), trabalhando com exclusividade e com praticamente 04 (quatro) pessoas, fazendo o levantamento e pesquisa para efeito da expedição das Certidões exigidas pela Lei para instruir os pedidos de registros de candidatura dos mesmos. Esperava-se que hoje (18/07/08) fosse concluída essa maratona, mas infelizmente só na próxima semana se chegará ao fim.

Enquanto isto, o Ilustre Professor que fala pouco já começou a deixar muita gente com a cabeça estonteada, principalmente depois que ele ingressou com um pedido de impugnação contra a candidatura de seu opositor; o majoritário da coligação ”JEREMOABO DE TODOS NÓS”.

Cuidado com as repugnâncias. Uns e outras andaram dizendo pelos quatro ventos da cidade que os políticos estavam sendo repugnados (IMPUGNADOS). Alguém já está com diarréia? (purgante de óleo de riso) é o medicamento indiciado, cura mesmo, especialmente político sujo. Será?

O certo é que até 05 de outubro é novela pra tudo quanto é gosto. Prepare a pipoca, sente na cadeira e acione o PORTAL JV. Você vai saber de tudo. POR AGORA, É SÓ; DEPOIS TEM MAIS.