10/09/2008

OITO DIAS DEPOIS
Espedito Lima

Depois de haver sofrido uma derrota na quarta-feira próxima passada, dia 03/09/2008, no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; hoje, oito dias depois, coincidentemente quarta-feira, dia 10/09/2008, Tista sofre mais outra, desta feita, no Tribunal Regional Eleitoral, também da Bahia.

À unanimidade, o TRE baiano ratificou o indeferimento do seu pedido de registro de candidatura ao cargo de Prefeito do seu município (Jeremoabo), confirmando assim, a sentença prolatada pelo Dr. Roque Ruy Barbosa de Araújo, Juiz Eleitoral da 51ª Zona que indeferiu o mesmo pedido, evidentemente. Com essa decisão e da forma como ela aconteceu, o candidato terá sua última chance para tentar reverter tal situação e continuar no páreo buscando o seu terceiro mandato; é interpor recurso junto ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Todavia, dificilmente ele obterá sucesso, pois se ele não alcançou um bom resultado aqui na Bahia, supõe-se que não alcançará também em Brasília. Resta então, sua decisão: insistir em ser candidato, com o recuso ao TSE ou desistir e apresentar um substituto à altura para que a disputa não pare e, quem sabe, não sofra nenhum dano a campanha e se possível chegue à vitória; isto dependerá de quem venha lhe substituir e se o grupo continuará a marcha, da forma como está até agora. De qualquer sorte, ao que parece, a disputa eleitoral em Jeremoabo este ano, se apresenta totalmente diferente das anteriores, mas isto é assunto pra depois.