17/10/2008

“CONHEÇO UM JARDIM”
Cristina Fam

Martinho Lutero
Carta escrita em 1530 ao filho Hans Lutero, então com quatro anos de idade.

A meu filho Hans Lutero, a graça e a paz em Cristo.
Filhinho querido do meu coração: soube que você estuda muito e reza com devoção. Continue assim, meu filho. Quando eu voltar para casa, vou levar um lindo presente para você.
Conheço um jardim, cheio de crianças alegres, vestidas com casaquinhos de ouro, que colhem belas maçãs, peras, cerejas e ameixas das árvores. Elas cantam, pulam e brincam. E têm lindos cavalinhos com sela de ouro e arreios de prata.

Perguntei ao homem que cuidava do jardim quem eram aquelas crianças e ele me respondeu:
- São as crianças que gostam de estudar, de rezar e de ser boazinhas.
Então eu disse:

- Caro senhor, tenho um filhinho chamado Hans Lutero. Ele pode vir a esse jardim, colher lindas maçãs e peras, andar nesses belos cavalinhos e brincar com essas crianças?
Ele respondeu:
- Se ele quiser estudar, rezar e ser bonzinho pode vir a esse jardim. E pode trazer os amigos dele, Lippus e Justus, também. Se vierem juntos, podem tocar e ouvir flautas, tambores, alaúdes e muitos outros instrumentos. Vão poder dançar e atirar com arco e flecha.
Então ele me mostrou um lugar para dançar, bem no meio do jardim, cheio de flautinhas de ouro, tamborezinhos e arcos de prata. Mas era muito cedo para ver a dança, porque as crianças ainda iam almoçar.
Eu disse:
-Ah, senhor, vou escrever agora mesmo ao meu filhinho Hans, para ele estudar, rezar e ser bonzinho para poder vir a esse jardim. Ele tem uma prima, chamada Lena, que vai querer vir junto com ele.
Ele então me falou:
- Muito bem. Vá para casa e escreva para ele.
Por isso, querido filhinho Hans, estude e reze bastante. E diga a Lippus e Justus para estudarem e rezarem também, para vocês virem juntos ao lindo jardim. Diga à prima Lena que eu mandei um beijinho. Que Deus esteja com todos vocês.