29/10/2008

EDITORIAL
Espedito Lima
Estávamos aguardando o resultado da decisão do recurso interposto pelo Candidato do DEM – Coligação “06 DE JULHO” TISTA DE DEDA, por parte do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, para fazermos uma análise do quadro político de Jeremoabo-Bahia, relativamente aos seus líderes e mais diretamente sobre os candidatos que disputaram o cargo de Prefeito nas últimas eleições (05/10/2008). Todavia, como o resultado ainda não saiu e nos parece que vai demorar um pouco ou mesmo que ele saia a qualquer momento, entendemos que com ou sem ele, já dispomos de elementos para emitirmos opinião.

Como é por demais sabido, existem duas lideranças, politicamente falando, em Jeremoabo, que ainda darão trabalho às pretensões de pessoas ou grupos que possam aparecer e desejarem abrir um novo horizonte e partir para a busca de algum sucesso sem o apoio delas ou que não faça à longo ou médio prazos, um trabalho de implante; base de uma construção que aos poucos deverá ser acabada, ou seja, uma disputa mais tranqüila e a conquista do cargo máximo do município. E essas lideranças, unidas ou separadamente, lê-se Tista e João Ferreira.

Tista, independentemente da herança de seu pai, José Lourenço “Deda de Zacarias”, conseguiu atrair para si, um carisma que, nem mesmo os seus mais acirrados adversários podem ignorar; além, diga-se de passagem, de outro ponto que não se deve desconhecer é o fato dele ter conquistado sua simpatia junto ao eleitorado, sem precisar de função ou profissão. A prova disso foi ter sido Prefeito duas vezes e vencido as últimas eleições, não obstante as circunstancias que lhe foram e continuam sendo adversas. É bom lembrar, para que se faça justiça, que suas duas eleições vitoriosas, estiveram ao seu lado, indicando e apoiando, o ex-prefeito Lula de Dalvinho e Dr. Spencer, atual Prefeito; mas, ele, pó si só, inegavelmente foi e ainda é uma força.

Quanto a João Ferreira, embora tenha sofrido duas derrotas consecutivas, sem nenhum recurso e sozinho, ainda conseguiu obter nelas votação expressiva, a levar em consideração que contra si, nas duas oportunidades, teve como adversários: Tista, Lula e Dr. Spencer e em ambas, eles estarem com a máquina na mão. E da mesma forma que Tista, há de se admitir que sua simpatia com seu eleitorado, também não se deveu e nem se deve a força de função ou profissão. Ele nunca morreu, a prova inconteste é que tem sido procurado por seus adversários nos últimos pleitos e os ajudado a somar votos e conquistar vitórias (2004 e 2008).

A primeira – Dr. Spencer, que foi legalmente e a segunda, Tista, que teve uma candidatura virtual e uma vitória, por enquanto, abortada; o que não se leva em conta pra efeito de recepção de votos, a força dele (s). E ainda por cima, lembrem-se que foi exatamente ele que fez seu sucessor, o próprio Lula de Dalvinho, quando, há dezesseis anos, derrubou José Lourenço e seu filho Tista (eleições de 1992) e que já houvera, como cansamos de dizer, desmoronado há 20 anos, Deda e seu grupo (eleição de 1988).

Em meio a tudo isso, eis que surgem as eleições de 2008 e por conseqüência da desistência de Dr. Spencer, de não querer tentar sua reeleição e levando em consideração que seu vice, João Ferreira não estava mais ao seu lado, unindo-se a Tista; talvez por terem pensado na possível candidatura do Dr. e com a intenção de derrubá-lo ou ainda por Tista achar que não estava mais tão forte assim, esperaram a indicação e apoio do Prefeito a uma pessoa que deveria ser seu sucessor; razão porque se resguardaram e talvez esse tenha sido o principal motivo da união João/Tista ou melhor, Tista/João.

Não havendo indicado ninguém e praticamente tendo se despedido de sua administração e da política no mês de junho, Dr. Spencer abandonou o barco deixando muitos à deriva. E ai, quem seria o nome para tapar a lacuna e tentar, a qualquer custo, não liberar os eleitores (possíveis) do Dr. e os de seu Vice João Ferreira e o mais importante, impedi a vitória de Tista com ele e seu (s) grupo (s)? Osso duro de roer; mas algo deveria ser feito para que o estrago não fosse maior, não obstante a situação de Tista com os inúmeros processos em tramitação na justiça contra sua pessoa, inclusive com o que lhe suspendeu os direitos políticos por 03 anos (Justiça de primeiro grau), e que haveria de enfrentar os Tribunais como está ainda enfrentando, por ter tido seu pedido de registro indeferido, face a rejeição de suas contas relativas ao exercício de 2003.

De repente alguém surge, não por indicação de nenhuma liderança local, mas por formalização do PT, via seu Presidente Regional/Bahia; não pela sua sigla, mas pela do PP. Tudo em casa; também faz parte da base do governo. E ele foi e ele é Derisvaldo José dos Santos – Derí do Paloma, que sem grupo e com um vice completamente desconhecido no município assim como ele, politicamente, e ainda por cima e para complicar mais a situação o PT (Jeremoabo) explicitamente dividido e sem expressão para angariar votos suficientes, dar sustentação ao “seu candidato” majoritário e, conseqüentemente, conquistar uma vitória sobre os líderes e semi-mitos Tista e João; ele chegou aonde chegou e como chegou.

E foi esse mesmo Deri, sem nenhum exagero e nem pretensiosidade, o fenômeno destas eleições de 2008, pois com apenas 04 meses de campanha e tendo ao seu lado membros e candidatos, supostamente do seu grupo, pedindo até voto para o candidato adversário, não foi nenhum impecilho para que ele conseguisse mais de sete mil votos; façanha quase impossível para qualquer candidato que já esteve em situação semelhante, com exceção do tempo referido. Foi ele sim e também um grande simpatizado por parte do eleitorado Jeremoabense em tão pouco tempo e, independentemente de chegar a ser o Prefeito; já o é, pode se dizer não só um político, mas também uma nova liderança que aponta e se revela no cenário político de Jeremoabo.

Se isto acontecer (ser prefeito) e ele formar uma equipe de governo independente, à altura de uma séria, honesta e responsável administração, poderá não sepultar definitivamente, mas, todavia parcialmente o futuro de seus dois adversários; Tista, cuja situação é das piores e João Ferreira que caminha a passos longos para perder seu espaço político. Naturalmente isto pode se transformar numa realidade, caso o Tribunal Superior Eleitoral, confirme o indeferimento do registro de Tista, não determine a realização de uma nova eleição e o segundo colocado Derí, seja proclamado, diplomado e empossado Prefeito em 01 de janeiro de 2009.

Em sendo assim e não faça ele – Derí por onde realizar uma boa administração e cair de uma vez por todas na simpatia do eleitor, igualmente a eles correrá o risco de, também, ver e ter sepultada sua vida política muito precocemente. Mas, pelo que se tem visto em relação a sua conduta, zelo e responsabilidade com suas empresas e seus negócios, razão de ser bem sucedido, o que o credencia para, também, agir da mesma forma na administração do município, para realizar um bom governo, com transparência e progresso, o que todos nós esperamos e que assim seja, irá muito longe e, por certo, inaugurará um novo ciclo político em Jeremoabo.

A verdade e finalmente, fortalecido ele ficou e está; enquanto que o PT, pode nem ter ido e nem ficado; sequer fez um vereador. Dividido como esteve e continua, dificilmente chegará a lugar nenhum, a não ser que o próprio Derí lhe dê um pouco de sustentação, use de habilidade para uni-los, todos os seus membros, domesticamente falando e a parceria se prolongue por muito tempo, o que provavelmente acontecerá, tendo em vista que os governos de Wagner e Lula tendem a apoiá-lo e liberar recursos para sua gestão. Cabe ao PT, portanto, reconhecer quase sua insignificância local e modificar completamente sua linha de pensamento e de ação; caso contrário – foi-se e o PP triunfará.