10/12/2008

ASSISTIR TV E COMER PIPOCA SÓ PRA VELHOS
Jovino Fernandes
Foto: Internet

PREVIDÊNCIA MUDA CÁLCULO PARA APOSENTADORIA
Jairo Costa Júnior Redação CORREIO

A assistente administrativa Zeferina Canário do Vale, 57 anos, não vê a hora de se aposentar, ter mais tempo para curtir a família e os amigos. Afinal, são 31 anos de labuta diária, 29 deles no departamento jurídico do Sindicato dos Bancários. Mas dona Zizi, como é mais conhecida, terá pela frente duas opções, ambas fora dos seus planos iniciais: ganhar menos do esperado ou trabalhar um pouco mais.

Tudo por que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou um aumento na expectativa de vida no país, fenômeno que interfere diretamente no cálculo das aposentadorias pagas pela Previdência. Desde 1º de dezembro, já está em vigor a nova tabela usada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para determinar quanto cada aposentado ou pensionista irá receber caso dê entrada no benefício nos próximos 12 meses.

Até 30 de novembro,a expectativa de vida usada pela Previdência era de 80,9 anos. Agora, é de 81,1. Mas como um aumento aparentemente insignificante pode alterar tanto os planos dos brasileiros que estão às portas do merecido descanso? A resposta está em um índice conhecido como fator previdenciário.