27/12/2008

BALANÇO/2008

Espedito Lima

Ao chegarmos aos derradeiros dias deste ano par, de 2008, pensamos em algo para postarmos relativamente a ele e tudo quanto aconteceu no seu transcurso. Daí, termos a idéia de mostrar-lhes, resumidamente, aquilo que entendemos ser um tanto relevante recapitularmos, para que a nossa memória, que é tão frágil, não se fragilize mais ainda. Por isso, passamos, agora, a relembrar aquilo que foi postado por nós neste Portal “títulos/trechos”, desde janeiro até novembro.

AS DO ESPEDITO LIMA - ABANDONO TOTAL – A Jere foi abandonada mesmo pelo poder público municipal... – (censurada)

ESTUDANTES DA AGES - Não se explica e não se justifica que um município como o nosso – Jeremoabo, além de ser mais antigo que tantos outros de seu porte, na Bahia; ser inclusive pai/mãe de muitos; de tanta dizem, tradição política; economicamente mais viável; berço de inteligência e de uma civilização, a começar pelo aspecto educacional, muito mais antiga, tenha que se contentar com coisas ou fatos que nem mesmo as tabas indígenas estão mais à mercê de ação, apoio, incentivo e respeito aos seus “tribais”.

DOIS ANOS DE SUCESSO! – Portal-JV - Neste 26 de novembro/2008, ao completarmos o segundo ano no ar, deste Portal – JV nos sentimos mais que lisonjeados por vermos e sabermos que mais de 60 mil internautas nos visitaram nesse período; por isso sentimo-nos também honrados por essa visita e aceitação tão gratificante, a qual nos faz dobrar a responsabilidade e nos doarmos ao máximo para não decepcionarmos em momento algum.

O QUE A CONSTITUIÇÃO NÃO ACEITA - Doravante a inteligência não subestime a imprensa e sua liberdade, nem esta seja castrada por atingir e incomodar o que se fala, a título de informação e esclarecimento. Doravante, tanto uma como a outra coisa não seja confundida como ataque, ameaça, afronta e desrespeito a quem quer que seja, mas quem quer que seja aceite o que se fala, mesmo porque há o caminho do direito de resposta e/ou outros meios para se dirimir, democrática e soberanamente o que for; o que agrade ou desagrade; o que é verdade ou mentira; o que é certo ou errado. Falemos, antes que nos calem; mostremos, antes que nos impeçam.

PP (11) – PREFEITO PROCLAMADO - Dando cumprimento ao que determina a Resolução nº. 22.712/2008 em seu artigo 131, do Tribunal Superior Eleitoral, está devidamente assinado e publicado o Edital de PROCLAMAÇÃO dos eleitos nas eleições de 05 de outubro deste ano, pelo Juiz Eleitoral da 051ª Zona (Jeremoabo-Bahia), Dr. Roque Ruy Barbosa de Araujo; tanto em relação às proporcionais quanto a majoritária, e eis os proclamados:

O QUE SE PODE FALAR? - Já quando se trata de qualquer divulgação real e imparcial sobre determinado assunto, pessoa, organismo, instituição, mesmo que sejam apenas lembrados; se faça alusão ou simplesmente os cite, necessário se faz ocultar o que lhes não interessa, maiuscular e negritar o que, evidentemente, lhes convém ou o que os coloca como se fossem propagadores da verdade absoluta, cujas regras são ditadas, como um estatuto rígido que enumera o que se pode falar, o que se pode informar e esclarecer. Não se trata de uma censura prévia, mas de uma prévia definição sobre aquilo ou aquele que se deve falar ou mostrar.

ÁGUA, VENDAVAL, MORTE, ETC - OS CULPADOS - se Tista mentiu ou não e se ele chegou aonde chegou, somente ele é o culpado? ... (censurada)

OITO DIAS DEPOIS - Depois de haver sofrido uma derrota na quarta-feira próxima passada, dia 03/09/2008, no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; hoje, oito dias depois, coincidentemente quarta-feira, dia 10/09/2008, Tista sofre mais outra, desta feita, no Tribunal Regional Eleitoral, também da Bahia.

ESTOU RUINDO! - E agora, que fazer? Só me resta não querer. O meu passado é o presente e o meu presente não é o futuro. Esfacelei-me e estou ruindo rapidamente. Que situação! Minha mente não suporta mais o meu pensar e o meu desejo já não mais anima a minha ansiedade. Tudo está ruindo; tudo me ilusiu, razão porque fui vítima, sem saber e sem querer, de um laço que agiu traiçoeiramente contra mim.

ESTÃO COMEÇANDO A ENTREGAR - Estão começando a entregar...Por lá eu já passei e aqui eu vou ficar; passear eu não concordoSe lá eu vou ficar; é isso ai, eu tenho é que trabalharQue beleza! Eu não quis e não queria, é com força e alegriaE vamos nós; caminhando, passeando, falando e ouvindoDeles eu não falo; não choro, mas sempre estou rindo

FIQUE SABENDO - Os partidos políticos no Brasil têm suas origens nas disputas entre duas famílias paulistas, a dos Pires e a dos Camargos. Verdadeiros bandos, com o uso da força e da violência, eles formaram os primeiros grupos políticos rivais. A expressão "partido político" só passou a constar nos textos legais a partir da Segunda República. Até então, só se falava em "grupos".

O ALÉM - O além é o avesso daquilo que não tem frente e o lado oposto que fica atrásO vaso quebrado que se lança ao lixo e a águra fria que banha o invernoO porvir de um sonho que alguém viu e o olhar de um canto que nada soaO ouvi da aurora que tudo faz e a terra que dela brota num balançarAcalentando a trizteza que se foi e o amargo do seu falar.

E HAJA INDEFINIÇÃO - Há de se levar em conta ainda, que Tista, mesmo chegando ao poder, caso seja liberado pela justiça eleitoral e sendo eleito, correrá o risco de não poder governar sua terra pela terceira vez, em face dos diversos processos que tramitam no poder Judiciário contra si, no âmbito estadual e federal e por já ter sido prolatada sentença em um deles, lhe suspendendo os direitos políticos por 03 (três) anos, cuja ação, por força também de recurso, encontra-se pautada para julgamento na quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça/Bahia, para o dia 27 do mês em curso.Como se vê, o ex-prefeito, desta vez, poderá está iniciando involuntariamente, sua decadência política e embora esteja ao lado de uma ainda tida como liderança no ranque político de Jeremoabo, assim como ele próprio, João Ferreira, que é pai de seu Vice – de Tista, claro, Pedrinho; parece que não está conseguindo salvar seu companheiro do labirinto em que se meteu. Mas, poderá sim, dadas as circunstâncias, retornar ao comando geral da política de seu município, mesmo que figurativamente com Pedrinho que, evidentemente, assumiria os destinos do governo municipal.

CAMPANHA EM AÇÃO - O certo é que, apoiados ou indiciados ou não por PT/Dr. Spencer (grupo) ou vice-versa, ambos estão unidos, Deri/Marco, via PP/PT, além de PSC-PTB-PSB-PDT, todos integrantes da coligação. E assim, estamos vendo o desenrolar da campanha das eleições deste ano de 2008 em Jeremoabo, que por culpa de todos ou de uma grande maioria do seu eleitorado, poderá ver de novo no poder alguém que já se conhece ou uma pessoa que vem chegando de vagarinho, que não é filho da terra, mas a tem como se sua fosse, por adoção; a quem cabe, caso seja vitorioso, virar completamente a página da história política, não da sua oficial, mas de nossa terra.

LAMENTO DE UM ANCIÃO - E quem me julgará? Eu mesmo? Já estou condenado. Eles já prolataram a sentença condenatória, antecipadamente. Resta apenas o cumprimento da pena e o local, não sei se numa catacumba normal, sem sentinela ou numa urna eletrônica, com dia e hora marcados para início e fim do funeral que, de uma vez por todas, descerão às estranhas, não da terra que os deve tragar, mas do esquecimento eterno.DESCANCEM EM PAZ, SE PUDEREM!

PALAVRAS DE JEREMOABO - O que devo dizer? Nada além do que isto: chego aos meus 177 (1831) ou 83 (1925) anos, embora lúcido, mas com seqüelas causadas por ações praticadas por muitos dos meus filhos que não me ouviram e continuam sem me ouvir; por muitos netos que não quiseram ou não souberam administrar a minha saúde; por muitos bisnetos que não agiram conforme minhas instruções de educação e por tataranetos que me deram às costas, esqueceram totalmente de um tronco genealógico, fincado numa terra fértil, mas que por não regarem, ela não deu e nem mais dará seu fruto no tempo certo.

AS DO FIM DE JUNHO - FESTEJOS JUNINOS - Nem inimigo, nem oposição, muito menos adversário e até mesmo situação ousariam desconhecer e desmerecer a grandiosidade dos festejos juninos edição 2008; sua organização e seu brilhantismo, tudo sob a coordenação, direção geral e direta do poder público (Prefeitura Municipal), através de suas Secretarias, Órgãos ou pessoas que se empenharam para tanto. Realmente tudo saiu quase dentro da maior e melhor perfeição possível. É evidente que aqui e acolá há necessidade de se aperfeiçoar alguma coisa para proporcionar ainda melhormente o maior evento da cidade, do município e da região. Mas, entendemos que primeiro temos que errar, para posteriormente fazermos as devidas correções, os devidos acertos, tudo ao seu tempo, claro.

DESISTÊNCIA!? -A cidade de Jeremoabo e um pouco de sua população, certamente ficaram estupefatas no dia de hoje – sexta-feira (20/06/2008), tendo em vista a notícia, praticamente confirmada, da desistência da candidatura à reeleição de seu Prefeito. Segundo alguns, a ele chegados, o motivo principal da tomado desta decisão radical, seria o “din-din”, o famoso “monei” e a pressão fortíssima sobre ele daqueles que estão ao seu redor e que querem continuar o apoiando, a começar por vereadores, por este aspecto. Mas, não acreditamos que tenha sido este o motivo precípuo, razão porque algumas indagações podem ser feitas, a exemplo destas:

OUTRAS - UM MALUCO - infelizmente a terra que a denominaram de Jeremoabo, tem que procurar um maluco para lhe administrar; pois os que têm juízo, lamentavelmente não veem, em suas gestões, sabendo ou procurando lhe ouvir e perceber que (ele/ela) continuam clamando por socorro, nos mais diversos e variados aspectos. Não é possível, mais uma vez dizemos/perguntamos: será que vai ser preciso realmente o sangue ser jorrado sobre suas ruas e avenidas para que providências sejam tomadas na organização do tráfego, principalmente no trecho que compreende: terminal rodoviário-Escolas Reuindas, via praça da Matriz, Rua Mons. José Magalhães, praça Cel. Antonio Lourenço de Carvalho, Rua Ábdon Afonso (goela da Ema) e Av. Dr. José Gonçalves de Sá? A bagunça, a cada dia que se passa fica pior: é carro estacionados quase em cima de calçadas, pedestre que vai e que vem; moto, bicicleta. Ninguém se entende. A travessia, por exemplo, na goela da ema e em frente da filarmônica para o jardim da matriz, a qualquer momento vai ser palco onde se encenará a peça – tombado na pista – e queira Deus que não seja fatalmente. Existem alternativas, todos nós sabemos, mas parece faltar coragem e ousadia política para encarar o problema. Cobrança de multas pesadas, sinalização com semáforos, delimitação de mão e contra-mão nas principais artérias; seriam um teste para evitar, a tempo, que tragédias não aconteçam em breve e todos chorem pelo sangue derramado.

MAIS UMAS – MADRUGADÃO - com absoluta criatividade de nossa mana e amiga, Aninha de Montalvão, a lavagem do MADRUGADÃO fez tanto sucesso que este ano parte pra sua 2ª edição com muito mais novidade e animação do que a passada. Quem acredita faz e parte na frente. É mais uma alternativa ou atração nos festejos juninos de Jeremoabo. Não esqueça, é 22 deste mês a 2ª Lavagem do Madrugadão; com muita feijoada, forró pé de serra e tudo mais. Nois tamo lá, galera. Vamo arrebentá esquentando mais que o calor da fogueira e se divertindo tal qual o som duma sanfoninha. Divirta-se com moderação QUATRO EM UMA - Aos que as traem e trabalham pelo o fim delas, o NOSSO EXPLÍCITO, VEEMENTE PROTESTO E REPÚDIO. E VIVA A LIBERDADE.21-RAZÃO IRRAZOÁVEL - É verdadeiramente a razão do irrazoável, ou seja: como conciliar a mente cruel e desabonadora de uma límpida e recheada das melhores intenções? Como colaborar com os que, a qualquer custo, querem dominar o povo, à mercê de seu bel-prazer? Como concordar com aqueles que administram o que é publico, de forma privativa? Como se aliar a eles, se eles não se aliam a nós, da maneira como agimos; isto é, usando a seriedade, a responsabilidade, a dignidade, a moral e a ética, com e sobre a coisa pública. Teríamos muito mais indagações, mas não pretendemos cansar o internauta, aqueles que nos acompanham e nos dão a honra de acessar diariamente este portal; mesmo porque, o que aqui dissemos, todos hão de compreender sem nenhuma dificuldade, particularmente, os que também estão à deriva por falta de piloto (s) que saiba (m) e que queira (m) conduzir (em) a embarcação, de forma lúcida e sem nenhuma atrocidade.

UMAS E OUTRAS - Jeremoabo não precisa mais de reunião, elaboração de programas, projetos, discussões disso ou daquilo, bate-boca, bate-papo, planejamentos; criação de associação, sob qualquer pretexto ou denominação. Ele está precisando mesmo é de ação; todos nós conhecemos suas necessidades, seus erros, sua potencialidade, o que deve ser consumido, explorado. Ele está carecendo é de gente de coragem, de pessoas que queiram verdadeiramente trabalhar com seriedade, desvelo e acima de tudo com responsabilidade e sem politicagem. Unir tudo quanto é agradável, o melhor que nós temos, em todos os sentidos.

CÂMARA – LIMINAR DA ELEIÇÃO - Conforme noticiado resumidamente; pela concessão da liminar no Mandado de Segurança Impetrado pelo então Presidente da Câmara de Vereadores de Jeremoabo-Bahia, Carlos Olímpio Evangelista Gama, foi determinado que se convoque eleição para a escolha do novo Presidente da Casa, na primeira sessão após a notificação do Presidente Interino, Josadilson do Nascimento, o que já aconteceu na manhã de segunda-feira (12/05/08).

EXPOSIÇÃO - Dando uma rápida passada no parque de exposição da cidade, constatamos que para sua primeira exposição de caprinos e ovinos, praticamente foi tudo feito com vistas ao sucesso de um evento que poderá marcar o calendário de acontecimentos do município de Jeremoabo, nas suas mais diversas atrações. Por outro lado, ao girarmos nosso olhar sobre toda sua área, constatamos também que ela poderá abrigar não só o parque, mas também, um centro cultural, recreativo, área de lazer e atração turística, de grande projeção, inclusive na época dos festejos juninos, maior festa tradicional de Jeremoabo.

OS TEMPOS - Fico olhando, um tempo que foi; o tempo que vejo, o de hoje e o de amanhã. O primeiro me fala que seu tempo era bom e que ninguém lhe reclamou nada; o segundo me mostra que no seu tempo, o tempo era mais ou menos e o terceiro, me revela que tanto o primeiro quanto o segundo existiram antes dele, por isso nada sabe a respeito deles.

É assim que se faz: estamos sabendo que o Prefeito pagou e continua pagando a todo mundo. Que nos próximos meses, até o fim de seu mandato, isto seja uma coisa meramente normal, pois trata-se de um dever, uma obrigação de todos quantos administram, especialmente nossos municípios.

RÁPIDAS 2008 (TRÊS) - A educação e formação Jeremoabenses parece que pretendem avançar (Pitinho de Ouro/Ideal – Nalvinha; Leonardo da Vincci – Dr. Robson; FTC – Beto do Cajú). As opções aumentam e todos ganham com isso. Aliás, Já está na hora de alguém pensar em colocar aqui algo semelhante a AGES/FASETE. Será que todos passaram e nós ficamos?

RÁPIDAS 2008 (DOIS) -Ta chegando uma nova emissora de rádio na cidade. Que chegue, cumpra um bom papel social e que proporcione um entretenimento à altura da necessidade do povo de Jeremoabo, além de uma prestação de serviço consciente, moderna; com profissionais capacitados e que tenha em sua grade de programação, um jornalismo local para mostrar o retrato real da vida Jeremoabense.

À ESMO SE ATIRA, À ESMO SE DEVOLVE - não estamos com o apaixonismo ou saudosismo politiqueiro praticado por muitos que hoje se vestem de pele de cordeiro, mas que ontem eram verdadeiros lobos vorazes da consciência do povo e compartilhavam das ciladas armadas pelos tidos como “bons políticos” de uma época não muito remota, ludibriando o eleitor com mentirinhas descabidas;

É HORA DE MUDAR - É certo que João Ferreira poderá ser atingido pelas mesmas flechas, todavia a sua situação é muito mais cômoda, o que lhe assegura a esperança de subir ao píncaro do cargo municipal e comandar os destinos do nosso município por mais quatro anos, assim como aconteceu entre 1989 e 1992. E ai, que diriam ou qual seria a atitude daqueles que lhe empurraram e lhe chutaram, quando do resultado do pleito de 1996, na sua primeira derrota? O velho ditado assegura: “o mundo dá muitas voltas”; mas há também – “um dia é da caça e o outro do caçador” e, ainda, “quem ri por último ri melhor”.

NOVA FAMÍLIA - A máquina, em sua esplêndida “eletronicidade” deveria ser apenas um instrumento de transformação de produtos e prestação de serviço, e que assim seja, especialmente para que não interfira mais, alem do que já interferiu e está interferindo, no relacionamento das pessoas, a ponto de contribuir para uma exclusão total dos valores e comportamentos inerentes à boa vivencia e convivência familiar, social e funcional.

PAPEL E MADEIRA - Mas, mesmo assim aplaudimos ou muitos aplaudem a ESCOLTA, com policiais fortemente armados, de quadros que mostram imagens, pintadas/pinturas, painéis; em PAPEL e MADEIRA, que valem por certo, muitos mais que nós, seres humanos e criaturas de Deus. Nós não somos o MASP nem seus objetos e artes valiosos, seus quadros expostos sob proteção e aparato policial com equipamentos de última geração, principalmente depois que lhe adentraram e lhe fizeram uma limpeza parcial. O patrimônio promocional de seres inominados ou dos artífices renomados, vale muitos mais do que o cidadão que trabalha, inclusive contribui imensamente para a segurança deles e vê a sua completamente despojada, tal qual uma mulher que perdera sua virgindade, honra maior da sua existência e do seu proceder.A CIDADANIA brasileira é o PAPEL e a MADEIRA.

RÁPIDAS (2008 “UM”) - Por essa nem a situação esperava: a sentença que determinou a suspensão dos direitos políticos de Tista por 03 (três) anos.

ANO!? 01 300 800 1020 1890 1958 1967 1976 1891 1987 2000 2005 2007 - É meu caro amigo, não vamos chegar ao final do ano não; vamos parar por aqui, a coisa até que tava boa realmente, você foi tratar dum assunto meio complicado, eu vou cair fora, até o próximo ano.FELIZ 2009. SIM, FAÇA O SEU ANO.OK. Estas foram as postagens que fizemos durante o ano de 2008 neste Portal – JV. Obs: as censuradas poderão ser vistas no Blog do Lima (edilim blogspot).

Eis a que escrevemos e não postamos, por razões obvias. DIPLOMAÇÃO E POSSE - NÃO SE DESDIZER NEM REFORMAR Enquanto uns e outros, ao seu modo, tentam distorcer os fatos deixando de esclarecer/informar o que realmente se sucede em relação à situação dos destinos administrativos do município de Jeremoabo - Bahia, período 2009/2112, notadamente ao que diz respeito ao pleito passado e a sua definição/indefinição; nós preferimos caminhar por uma estrada onde a visão que se nos apresenta é com muito mais clareza e supostamente mais prática, não teórica. Assim, esclarecemos/informamos, mesmo na condição de um mero aspirante de aspirante a questões de interpretação legal – nos comportamos aqui, única e exclusivamente como um simples leigo, jamais com pretensão técnica/jurídica; mesmo porque, se quer, fizemos um curso de nível médio, temos, honrosamente, apenas o antigo curso “ginasial/1974”. Entretanto, não nos deixamos ser levados por motivos emocionais ou qualquer outra circunstância que descaracterize o uso natural da razão, mas usar sim, a facilidade que Deus nos deu de assimilação sobre o que nos cerca; o que, por certo, não foge à regra em relação à política, por isso somos obrigados, diuturnamente, agradecermos a ele por tal dom. Mas, voltando ao assunto diretamente, entendemos/achamos que a questão do candidato eleito ao cargo de Prefeito do município de Jeremoabo, está praticamente resolvida, senão vejamos: o mesmo motivo que levou Dr. Roque Ruy Barbosa de Araújo, Juiz Eleitoral da 051ª Zona, a deferi inicialmente o pedido de registro do Sr. João Batista Melo de Carvalho “Tista de Deda”, é o que levará o Ministro Eros Grau, isto é: NÃO SE DESDIZER. Justificando - Dr. Roque antes de deferi o pedido de registro, houvera concedido a Tista na Ação de Desconstituição de Ato Legislativo com Antecipação de Tutela/Liminar, ajuizada por ele, Tista, obviamente, a mesma Tutela lhe foi concedida, liminarmente. Em sendo assim, dificilmente se comportaria de forma contrária, ou seja, indeferiria tal pedido ou tal registro; o que dizíamos, sempre que indagados, e realmente foi o que aconteceu.Assim se comportará o Ministro Eros Grau; não acreditamos que ele após conhecer o Recurso interposto pelo candidato do DEM e, conseqüentemente, considerá-lo deferido o seu registro, voltará atrás e reformará sua decisão; mesmo porque, nela, ele deixou muito e bem claro – “no momento do pedido do registro ele estava elegível”, exatamente por ter conseguido a tutela antes dele – pedido - e em razão disso, o deferimento pelo Magistrado Eleitoral. E mais, achamos também, que o Pleno daquele Tribunal – Superior Eleitoral TSE, enveredará pelo mesmo raciocínio de seu Ministro, por já ter entendimento semelhante em casos iguais. Portanto, Tista é o Prefeito eleito, será diplomado em 18 do corrente mês e empossado em 01 de janeiro de 2009. Caso tudo isto se torne o contrário, e que inclusive não haja uma nova eleição, antecipamos os nossos parabéns a Deri/Marcos Dantas e a todos nós, seus eleitores. Caso este fato também não aconteça e sim o primeiro, parabéns ao novo mandatário e desejamos que os problemas que aconteceram no seu segundo mandato, principalmente, não tenham prossecução. Deve ser salientado que, face o labirinto jurídico que o envolve - Tista e levando em consideração, como já dissemos diversas vezes aqui neste Portal, a decisão que já foi proferida lhe suspendendo os direitos políticos por 03 (três) anos, numa delas Ação, contra si e, havendo confirmação em todas as instâncias, com o trânsito em julgado, sendo ele, evidentemente, o Prefeito, seu Vice – Pedrinho assumiria seu lugar, quando? Ninguém de sã consciência poderá prever o tempo, somente e talvez, o Judiciário. (são testemunhas que este pequeno comentário houvera sido feito muito antes dos dois últimos resultados que beneficiaram Tista, o coordenador deste portal, Jovino e Jailton, irmão do vereador Josadilson). FELIZ 2009!