LULA COBRA DE JOÃO HENRIQUE MAIS AGILIDADE NAS OBRAS DO METRÔ
Lula disse que não falta dinheiro para obras
Alexandre Lyrio Redação CORREIO Foto: Evandro Veiga
O discurso transcorria dentro das formalidades habituais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falava sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) quando, repentinamente, mudou o tom.
'Aliás, eu não sei o que está acontecendo com as obras do metrô de Salvador. Eu não sei porque essa obra não sai. O que está havendo, João?'
A pergunta era direcionada ao prefeito João Henrique (PMDB), sentado entre ministros, senadores da República e outras autoridades. Em público, no meio do evento que marcaria a inauguração das obras do Sistema Viário 2 de Julho, o presidente cobrou de João Henrique mais agilidade na conclusão das obras do metrô de Salvador. No 'sabão', Lula exigiu que o assunto fosse tratado como prioridade. 'Você tem que determinar como prioridade essa coisa da obra do metrô, João. Você tem que tocar essa obra de vez em 2009'.
Surpreso, visivelmente constrangido, e sem dizer uma palavra, João Henrique sequer soube responder ao presidente outra pergunta básica. 'Essa obra tá parada há quanto tempo, João?' Com sorriso amarelo, João apenas deu com a cabeça para os lados quando indagado sobre as dificuldades financeiras da obra. 'Tá faltando dinheiro, João?'. A intenção de Lula era claramente isentar o Governo Federal de qualquer responsabilidade pela demora na conclusão dos trabalhos, já que não falta verba para que o metrô comece a circular.