27/01/2009

27 de Janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Jovino Fernandes
Escola Secundária Vilela
Novas iniciativas sobre a Memória e o Ensino do Holocausto dão-nos um importante suporte de esperança. Mas podemos e devemos fazer ainda mais se queremos que essa esperança se transforme em realidade.Devemos continuar a ensinar às nossas crianças os capítulos mais negros da História. E que isso as ajude a fazer um melhor trabalho que os seus pais quanto à construção de um mundo de coexistência pacífica.”Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon.

A Assembleia-geral das Nações Unidas aprovou, no dia 1 de Novembro de 2005, a resolução 60/7 que designa o dia 27 de Janeiro, como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas do extermínio nazi, entre 1933 e 1945 – a 27 de Janeiro de 1945 os soviéticos libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polónia.

O texto da resolução rejeita qualquer atitude de negação do Holocausto, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar as futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença religiosa.

Foto Internet

Como forma de comemorar este dia, o Projecto N.O.M.E.S. da Escola Secundária de Vilela pretende evocar o Holocausto através da actividade “O Cinema e a Shoah (Holocausto)”, envolvendo todos os alunos da escola. Entre outros serão visionados os filmes “Filhos do mesmo Deus”, realizado em 2001, por Yurek Bogayevicz; “Os Falsificadores”, realizado em 2007, por Stefan Ruzowitzky; “O Pianista”, realizado em 2002, por Roman Polansky; “A vida é bela”, realizado em 1997, por Roberto Benigni, e “A Lista de Schindler”, realizado em 1993, por Steven Spielberg.

O Projecto N.O.M.E.S. espera que estes filmes se transformem num meio para que a memória perdure, a reflexão se faça e a História não se repita e convida professores e alunos a deixarem, como testemunho, um comentário, um pensamento, um desabafo, um poema… e dediquem alguns minutos da próxima aula a debater as questões levantadas pelo filme visionado e a importância da preservação da memória das vítimas do Holocausto.