06/01/2009

INSS PROMETE APOSENTADORIA EM 30 MINUTOS
Jovino Fernandes
Valmar hupsel A TARDE Luciano da Matta / Agência A TARDEDona Maria Cristina conseguiu se aposentar em 30 minutos

Acompanhada de sua contadora e com a carteira de identidade nas mãos, dona Maria Cristina se dirigiu à agência Praça da Sé do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) na hora marcada para dar entrada em seu pedido de aposentadoria. Menos de 30 minutos depois estava oficialmente aposentada

Ela, no entanto, foi exceção nesta segunda-feira, 5. Pouca gente agendou horário ou apareceu nas agências para dar entrada no pedido de aposentadoria no primeiro dia de vigência da promessa do INSS em de oferecer o serviço de concessão de aposentadoria por idade para os trabalhadores urbanos dentro de um prazo de 30 minutos. Até então, todo o processo durava meses, desde a solicitação até a concessão da aposentadoria.

A maior agilidade no processo de concessão de aposentadorias agradou à presidente da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado da Bahia (Feasapeb), Marise Costa Sansão. “Isso nunca aconteceu. Vamos ver se isso entra realmente em prática, porque vai facilitar a vida de quem está se aposentando”, disse.

CADASTRO – O gerente-executivo do INSS, Luís Freire explica que a metodologia antiga era mais demorada porque o INSS tinha que conferir todos os dados sobre os vínculos empregatícios e contribuições. Segundo ele, o processo em si não foi alterado, mas agilizado pela ampliação da base de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que permite o reconhecimento automático dos direitos.

“Agora, o que estiver no Cnis está valendo”, disse. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira, depois da aprovação do Decreto 6722/08, publicado no Diário Oficial da União no dia 31 de dezembro de 2008. A previsão do INSS é estender o mesmo procedimento a outros tipos de contribuintes. A previsão é para março da concessão de aposentadorias por tempo de contribuição para os trabalhadores urbanos e, para julho, a aposentadoria por idade aos trabalhadores rurais.

CONFUSÃO – Luís Freire informou que a divulgação de que a aposentadoria poderia ser concedida em até meia hora causou confusão na cabeça de algumas pessoas. “Teve gente que foi às agências apenas com a identidade nas mãos para tentar se aposentar. Isso não é possível”, revelou . Ele ressalta que o primeiro passo para dar entrada ao pedido de aposentadoria é agendar horário pelo telefone 135 ou pelo site da previdência social. http://www.previdenciasocial.gov.br/.

Também neste endereço eletrônico o contribuinte pode acompanhar o andamento de sua situação e saber se seu empregador está pagando corretamente a contribuição previdenciária a que todo empregado tem direito. Para isso, é necessário se dirigir a uma agência e obter uma senha para ter acesso ao sistema e utilizar a internet para o acompanhamento.