03/02/2009

Turistas alemães tiram a roupa no Aeroporto de Salvador
Jovino Fernandes

Três turistas alemães tiraram a roupa no saguão do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, nesta segunda-feira, 2. Detidos e encaminhados ao posto da Polícia Civil do Aeroporto, eles alegaram que não encontraram o banheiro e que acreditavam que era comum ficar nu publicamente no país, por conta dos trajes usados nas praias.

Os alemães, todos com mais de 60 anos, prestaram depoimento por mais de duas horas e passaram a noite na delegacia. Eles embarcariam ontem para a Alemanha mas, por conta do ocorrido, a viagem foi adiada. Os três foram indiciados por prática de ato obsceno.


Leitora defende alemães que tiraram a roupa no aeroporto de Salvador

Fonte: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1065683

Em mensagem enviada para o A TARDE On Line, a leitora Maria Occhilupo, que mora na Alemanha, defendeu a atitude dos três turistas alemães que se despiram no saguão do Aeroporto de Salvador na última segunda-feira. Segundo ela, tudo seria fruto de um mal entendido, já que a atitude seria encarada de forma natural naquele país, onde a nudez em público é mais comum do que no Brasil.

No e-mail, motivado pelos comentários de outros leitores deixados na matéria do A TARDE On Line, ela ainda lamenta a repercussão que o caso vem tomando e defende que o combate à moralidade deveria se dar no tratamento de outros temas, como o combate à exploração infantil seja por turistas estrangeiros ou brasileiros.

Confira abaixo a mensagem na íntegra e deixe também o seu comentário sobre o assunto. Se você viu e registrou esta cena, mande sua foto ou vídeo para o e-mail redacao-l@grupoatarde.com.br

"Lendo os comentários no site do A Tarde, resolvi me pronunciar. Tendo como base a minha vivência na Alemanha, posso afirmar que o ato desses três senhores nada tem a ver com a "imagem do Brasil como país de samba/bundas/carnaval", como argumentam alguns internautas.

Aqui na Alemanha, é natural trocar de roupa diante de outras pessoas, tanto nas academias, como nas piscinas, nos lagos etc. A nudez é vista com naturalidade e nao com malícia.

Nunca, em todos esses anos, fui tratada com desrespeito por ser brasileira. O povo alemão tem um grande respeito pelo outro, seja esse outro quem for.

O perfil desses senhores (pessoas acima de 60 anos) e o comportamento deles nao é o de turistas bêbados ou vulgares. Eles simplesmente acreditaram que no Brasil, assim como na Alemanha, seria normal trocar de roupa em público. Não vi no vídeo ninguém sem roupas íntimas ou completamente nu.

Esse foi um infeliz incidente causado por diferencas culturais, desinformação e intolerância. Desinformação por parte dos turistas e intolerância por parte da pessoa que fez questão de fotografar e denunciar.

O cantor Paulo Góes afirma no vídeo que os alemães apenas sorriram e disseram que gostavam muito do Brasil quando ele questionou o motivo da tal "horrível" atitude. Tenho certeza que eles não devem ter entendido a pergunta, já que obviamente não devem ter um certo nível de conhecimento da Língua Portuguesa, assim como sr Paulo Goes não deve ter da Língua Alemã.

Lamento muito por este incidente. E lamento mais ainda a polêmica que se criou em cima disso. Acho que no Brasil existem muitas coisas indecentes e imorais que precisam ser combatidas. Os turistas (estrangeiros ou brasileiros) que precisam ser presos são aqueles que exploram sexualmente as nossas criancas, aproveitando da situaçãoo caótica social em que vivem. Esses turistas sim, devem ser denunciados e presos juntamente com os brasileiros que são coniventes e ganham dinheiro com essa prática deplorável.


Cordialmente,

Maria Occhilupo"