21/04/2009

A HISTÓRIA DO ESPINHEIRO AGORA É OUTRA
Jovino Fernandes

O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica Luz para Todos – Programa Luz para Todos, instituído pelo Decreto nº 4.873, de 11 de novembro de 2003, e alterado pelo Decreto nº 6.442, de 25 de abril de 2008, visa a prover, até o ano de 2010, o acesso à energia elétrica à totalidade da população do meio rural brasileiro.


Em um contexto em que 80% da exclusão elétrica está no meio rural, o Programa Luz para Todos veio garantir o acesso ao serviço público de energia elétrica a todos os domicílios e estabelecimentos do meio rural, melhorar a prestação de serviços à população beneficiada, intensificar o ritmo de atendimento e mitigar o potencial impacto tarifário, por meio da alocação de recursos subvencionados e pelo complemento de recursos financiados.

O Programa Luz para Todos tem como meta atender a cerca de 2,5 milhões de famílias brasileiras residentes na área rural, beneficiando cerca de 12 milhões de pessoas até 2010, antecipando a universalização da energia elétrica na área rural, que deveria ser concretizada pelas concessionárias até dezembro de 2015. É considerado o programa de inclusão elétrica mais ambicioso implementado no mundo.

Benefícios
O Programa Luz para Todos, além de levar energia à população rural, oferece soluções para utilizá-la como vetor de desenvolvimento social e econômico em comunidades de baixa renda, contribuindo para a redução da pobreza e para o aumento da renda familiar. O acesso à energia elétrica facilita a integração aos serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento, bem como aos programas sociais do Governo Federal. (www.eletrobras.gov.br
)

A data de 21 de abril 2009, jamais será esquecida pela a comunidade do Espinheiro. Depois de muito tempo, a comunidade foi contemplada com o programa do Governo Federal “Luz para Todos”.

O evento contou com a presença de lideranças políticas do Governo Federal, Estadual e Municipal e, especialmente do povo que compareceu, agradeceu e aplaudiu tamanho investimento a muito tempo esperado.

Se pudesse evitar às vaias dirigidas ao grupo da situação “PMDB” que comanda o Município de Jeremoabo com do “DEM”, que não compareceu (Prefeito), tudo teria saído como manda o figurino.
Segundo informações, o transtorno poderia ter sido evitado, se não fosse o boato de alguns demagogos que saíram espalhando a paternidade da criança. Como a mentira tem pernas curtas, o “DNA” foi apresentado em público, identificando como pai “LULA”, madrinha Dilma Rousseff, padrinho Paulo Rangel, convidados especiais: Ministério das Minas e Energia, CHESF, Eletrobrás,Coelba, Governo da Bahia (Jaques Wagner - Terra de Todos Nós) e demais convidados.
Como a democracia é plena (em alguns casos), o povão começou a vaiar quando o mestre de cerimônia convidou o Vice-Prefeito (Pedrinho - PMDB) para fazer uso da palavra.
Talvez, por falta de discernimento, conhecimento ou por não aceitarem a coligação do PMDB com o DEM, os defensores do Governo Lula, devem entender, que, se ali o mesmo estava , foi pelo o fato de ser um convidado pelo cargo que ocupa no Governo do Município, além de ser um Membro do Diretório Municipal do partido do PMDB que serve de base de sustentação do Governo Federal .

Uma coisa é certa, o povo está aprendendo a separar o joio do trigo. Os governantes fiquem atentos para não serem surpreendidos em 2010.

Parabéns à comunidade do Espinheiro pela luta e, por acreditarem que tudo é possível. Povo unido, jamais será vencido.
Viva a Democracia!!!