28/03/2010

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1. 14)

Texto: Francisco Assis Melo
A Igreja celebra hoje (25) a Anunciação do Senhor.

Deus se revela ao mundo na Encarnação de Jesus. Na fragilidade de uma virgem assume a natureza humana cumprindo o que antes revelara e prometera a seu povo na profecia de Isaias: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14).

No sexto mês o Anjo Gabriel desce a terra e vai até a pequena cidade de Nazaré, na Galiléia, e anuncia a Maria, esposa de José que Deus nela manifestara sua graça e haveria de conceber, pela ação do Espírito Santo de Deus, o Filho do Altíssimo. (Lc 1. 26-38).

Maria, jovem adolescente e que não havia consumado a sua união com José não compreendia, certamente, a grandiosidade e o significado daquele momento nem daquele anúncio. Mesmo assim dobrou-se de joelhos para dizer: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim conforme a tua palavra”. E na aceitação humilde de Maria, no seu SIM, iniciou-se a redenção de toda a humanidade.

E assim o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Deus despojou-se de Sua majestade e realeza para assumir a natureza humana, habitar no meio do seu povo, cumprir suas promessas e celebrar uma Nova Aliança válida para toda a eternidade.

A aceitação de Maria reflete uma atitude de verdadeira fé. Aceita, sem questionar, e entrega a direção de sua vida nas mãos do Senhor. Alegra-se e exulta-se, mas dispõe-se com humildade a servir ao plano divino colaborando na obra da salvação, assumindo todas as suas conseqüências.

Que façamos hoje uma reflexão sobre a atitude de Maria, porque esta também é a atitude do verdadeiro cristão. Acolhermos Jesus, deixarmos que tome a direção de nossa vida e colaborarmos para que realize o plano que tem para nós é a vontade do Pai.

No mundo de hoje, cada vez mais distante do Deus Verdadeiro e dos valores cristãos, voltado à idolatria e paixões pelos deuses criados pelo próprio homem, é importante refletirmos, nestes últimos dias da Quaresma, sobre o Mistério da Encarnação do Deus que se revela e ao seu amor, à humanidade, relembrando os passos de Jesus, o anúncio do Reino e as obras realizadas durante este anúncio, sua subida a Jerusalém e a paixão e morte na cruz, para enfim Ressuscitar com todo o Poder e Glória!

Refletirmos, finalmente, se nossa atitude é a mesma de Maria, acolhendo Jesus e a Ele entregando a direção de nossa vida, confiando somente nele, ou se estamos seguindo o exemplo do Mundo e entregando nossa vida e servindo a outros senhores.

Pois não podemos servir a dois senhores!!