23/03/2010

Para a rainha 'brasileira' da Suécia,o Brasil tem gosto de jabuticaba

Silvia cresceu em SP e fala português fluente; ela e o rei Carl Gustav visitam o país
Fonte: R7
A plebeia Silvia conheceu o marido, o futuro rei,
durante as Olimpíadas de Munique, em 1972
Sua Majestade, a rainha Silvia Renate Sommerlath, 66 anos, nasceu na Alemanha e vive há quase 34 anos rodeada de serviçais nos 604 aposentos do Palácio Real de Estocolmo, na Suécia. Ela visita o Brasil nesta semana e nesta quarta-feira (23), junto de seu marido, o rei Carl Gustav 16, chega a Brasília para um encontro protocolar com o chefe de Estado brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No meio de tanta pompa e circunstância, a rainha sueca já revelou em uma antiga entrevista à revista Veja que sua passagem pelo Brasil tem gosto de jabuticaba. É que Silvia, Sua Majestade, embora tenha nascido alemã, é uma rainha "brasileira", criada em São Paulo. Dona de um português fluente, quase sem nenhum sotaque, ela passava férias entre as jabuticabeiras da tia, no interior paulista.

A monarca sueca é filha de Alice Soares de Toledo, nascida em São Manuel (SP). O pai, o empresário alemão Walther Sommerlath, vivia no Brasil nos anos 30, quando conheceu a mulher. Logo após o casamento, foram à Alemanha, onde Silvia nasceu. A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e o envolvimento, pouco comentado, de Sommerlath com o Partido Nazista alemão trouxeram a família de volta a São Paulo.

A rainha Silvia ainda tem vários primos em São Paulo. Segundo registros da imprensa, ela visita a capital paulista com alguma frequência e fica no apartamento dos familiares, no Morumbi. É que está no Brasil um dos braços da ONG fundada pela rainha, World Childhood Foundation, que trata de crianças e adolescentes expostos à violência.


A princesa Victoria (esq), a rainha e o rei,
a princesa Madeleine e o príncipe Carl Philip (Foto oficial)
A plebeia virou rainha

Este ano de 2010 tem algo de especial para a rainha Silvia. Sua filha mais velha, a princesa Victoria, 33 anos, se casa no próximo dia 19 de junho. Herdeira da coroa e futura soberana da Suécia, Victoria ganhou as páginas dos tabloides europeus há alguns anos, ao vir à tona a notícia de que ela sofria de anorexia.

A prole real fica completa com o príncipe Carl Philip, 31 anos, e a princesa Madeleine, 27.

A vida na realeza começou quase como um conto de fadas. A partir de 1957, a família Sommerlath voltou à Alemanha, onde Silvia se formou como intérprete de espanhol. Os conhecimentos linguísticos seriam de grande valia nas Olimpíadas de Munique, em 1972. Além do português e do alemão aprendidos em casa, ela ainda falava inglês e francês.

Foi assim que conheceu o então príncipe Carl Gustav, enquanto trabalhava no cerimonial. Eles se casaram quatro anos depois. Desde então, a rainha Silvia aprendeu sueco e, como boa monarca europeia, ela reina, mas não governa. Geralmente discreta, a única polêmica envolvendo seu nome foi nos anos 1990. A rainha sugeriu, num discurso, que se controlasse a indústria de filmes pornográficos - e acabou acusada de interferência em assuntos do governo. É que, na civilizada Suécia, é proibido proibir.