05/07/2011

JEREMOABO: 86 ANOS
Jovino Fernandes


Filarmônica 24 de Junho "117 anos"

Jeremoabo é um município brasileiro do estado da Bahia. A população atual segundo último o senso realizado em 2007 é de 37.395 habitantes, tendo a zona urbana 16.270 habitantes e a zona rural 21.125 habitantes.

A região de Jeremoabo, no nordeste da Bahia, foi povoada originalmente por Tupinambás dos grupos Muongorus e Cariacás. A palavra Jeremoabo em língua tupinambá significa "plantação de abóbora".
No século XVI, o português Garcia D’Ávila recebeu do rei João III uma sesmaria de 60 léguas quadradas, abrangendo as terras onde hoje se localiza o município.

Em conflito com os missionários, que se opunham à escravidão dos índios, D'Ávila incendiou a povoação original, reconstruindo-a depois por intervenção do Papa e do governo colonial.

Em 1688 foi expedida a patente de Sebastião Dias, primeiro Capitão–Mor da aldeia Muongorus de Jeremoabo. Dez anos depois, Jeremoabo foi elevada à categoria de julgado.

Em 1778, o Governo Geral do Brasil criou a freguesia de São João Batista de Jeremoabo, cuja paróquia passou a ser dirigida pelo padre Januário de Souza Ferreira. Segundo documentos da época, havia na sede 32 casas construídas e uma população de 252 habitantes.

Em conseqüência de sua grande extensão territorial, várias povoações (em geral antigas aldeias indígenas) desmembraram-se da Jeremoabo original, vindo a se constituir em outras freguesias e mais tarde em municípios: Monte Santo em de 1790, Cícero Dantas em 1817, Tucano em 1837, Ribeira do Pombal em 1837, Santo Antônio da Glória em 1840, etc.

Jeremoabo tornou-se vila por decreto de 25 de Outubro de 1831, ganhando condição de cidade em 6 de Julho de 1925.

HOMENAGEM

Como forma de homenagear Jeremoabo e, todos os artistas de nossa terra, exposição de algumas pinturas deixada pelo nosso saudoso artista plástico Manoel de Chico (Jeremoabo antigo).

Praça da Matriz antiga
Cachoeiro

Praça Cel Antônio Lourenço (jardim)

Serra da Santa Cruz (lenda Chico Gato )

Praça da Matriz antiga

Mercado antigo (Praça Cel Antônio Lourenço - jardim)

Pedra Furada

Banho no Cachoeiro

Pintura do artista jeremoabense "Miro"

PARABÉNS JEREMOABO!!!