17/10/2011

Exclusivo: Parada Gay acontece pela primeira vez em Paulo Afonso

Redação: chicosabetudo / Fonte: ASCOM/PMPA


Crédito; Divulgação

A 1ª Parada da Diversidade do Semi-Árido Baiano é uma conquista da ONG Movimento de Articulação Homossexual de Paulo Afonso (MAHPA) e simpatizantes que lutam por um evento dessa estirpe há quase uma década. A primeira Parada Gay da cidade está confirmada e acontecerá no dia 25 de janeiro de 2012, data em que o MAHPA comemora 10 anos de existência.

Para o presidente do MAHPA, Edílson Vieira – “A Parada é mais que uma festa, é um grande marco da região na conquista pelos direitos dos homossexuais. Infelizmente o preconceito é grande, mas o MAHPA tem dado grandes passos; participamos do primeiro casamento gay do sertão nordestino, em Delmiro Gouveia – AL, fomos agraciados com o Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos, temos cerca de 300 sócios em nossa ONG e agora acontecerá a primeira Parada Gay da região”.

Mesmo com estas conquistas, o MAHPA pede apoio urgente para representar Paulo Afonso em um evento importante que acontecerá no próximo dia 20/10, a II Conferência Estadual LGBT, em Salvador. “Os delegados, que representam o município, precisam de passagem e hospedagem, seria bastante relevante a participação da classe nesta Conferência” solicitou Edílson.

Voltando a falar sobre a Parada da Diversidade, o presidente do MAHPA afirmou que a programação se iniciará às 8h do dia 25/01/12, com oficinas, no Colégio Luís Eduardo Magalhães, em seguida, a Parada segue pela Av. Apolônio Sales, com shows de bandas locais e nacionais a serem confirmadas. Logo após, haverá palestras, stands e barracas no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, onde o evento será encerrado.

De acordo com informações cedidas por Edílson, espera-se um público de aproximadamente 15 mil pessoas para a Parada Gay, além da presença, a ser confirmada, do ex-BBB, o deputado federal, Jean Wyllys (PSOL) – “O evento por si só já é uma conquista, mas também queremos alertar a população pelo fim da homofobia!”.

Para denunciar a discriminação homofóbica basta ligar para o nº 100, que atende também os casos de violação de direitos humanos, envolvendo pessoas com deficiência física e idosos.
Em 2007, o IBGE pesquisou, pela primeira vez, o número de casais homossexuais que dividem o mesmo teto no país, contabilizando 17 mil casais. Esse número subiu para 60.000 segundo números oficiais do Censo 2010.

A 1ª Parada da Diversidade do Semi-Árido Baiano conta com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte.