13/12/2011

CHEGADA DA CRUZ DA JORNDA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM PAULO AFONSO

Fonte: Por Paulo Roberto / Comissão OrganizadoraA diocese de Paulo Afonso já se prepara para mais uma grande celebração em massa que deverá reunir jovens de toda a região, é a chegada da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude.
Noticiado em toda a imprensa após ter sido anunciado por S.S. o Papa Bento XVI na ocasião da 12ª JMJ realizada em Madri (Espanha), a próxima edição do evento será no Brasil, em Julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos marcantes das Jornadas, chegaram ao Brasil em setembro deste ano na cidade de São Paulo e irão percorrer as dioceses do país até 2013. A chegada dos símbolos sagrados em Paulo Afonso no dia 1° de janeiro e serão recebidos por fiéis das Paróquias da diocese na Ponte D. Pedro II (ponte metálica), na divisa dos estados de Alagoas e Bahia, sendo trazidos por cristãos da diocese de Juazeiro-BA.

Bento XVI, que incluiu o ícone de Nossa Senhora nas jornadas, disse: “Nossa Senhora esteve presente no cenáculo com os Apóstolos quando eles estavam esperando por Pentecostes. Que ela seja vossa mãe e guia. Que ela vos ensine a receber a palavra de Deus, a valorizá-la e meditá-la em seu coração (cf. Lc 2,19) como ela fez com sua vida. Que ela possa encorajar-vos a dizer o vosso “sim” ao Senhor ao viver “a obediência da fé... Ao observarmos Maria no Ícone carregando seu Filho, ela nos ensina como levá-lo para o mundo”.

Vale ressaltar que, este momento forte não é apenas para os católicos, mas para todos os cristãos, afinal, a cruz é um sinal da grande vitória de Cristo que redimiu a humanidade, pois este é um dos maiores símbolos do cristianismo. Depois da crucifixão de Jesus, a cruz deixa de ser vista como instrumento de castigo e morte, para ser sinal de salvação, de vida e redenção para todos aqueles que crêem em seu nome e na eficácia de seu sacrifício, como cordeiro pascal, pelos nossos pecados.

O slogan adotado no Brasil foi BOTE FÉ, na diocese de Paulo Afonso ganhou um complemento:

BOTE FÉ JUVENTUDE, LEVANDO NO PEITO UMA CRUZ.

A abertura do período de espera da chegada dos símbolos aconteceu neste domingo (11), na Catedral Nossa Senhora de Fátima, mas também em toda a diocese. Durante a espera, serão realizadas visitas de jovens às famílias divulgando o evento com panfletagem em blitz no centro da cidade.

No dia 18, a partir das 08 da manhã haverá uma manhã cultural com teatro, música, louvor, testemunho de jovens que passaram pela experiência das drogas e uma breve palestra sobre a teologia da cruz.

Já no dia 1°, ápice do evento, dada a chegada dos símbolos sagrados, após sua recepção na ponte metálica, haverá uma parada na Igreja da Sagrada Família, onde acontecerá um momento de oração; em seguida, continuará a carreata até a catedral e às 19h será celebrada a missa. Ao término da celebração, na Praça das Mangueiras (espaço preparado para o Natal na Praça) haverá um show musical.

No dia 2, ainda haverá um momento de adoração na Catedral até o meio dia, onde depois seguirá para Ribeira do Pombal.

Como o tempo é muito curto para que os símbolos passem pelas demais paróquias, será feita uma réplica da cruz original das peregrinações, seguindo inclusive suas medidas, e aí sim, percorrerá as outras cidades até 2013. A cruz peregrina (como ficou conhecida) mede 3,80m de altura.

As Jornadas

“O principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.” (João Paulo II)

Foi assim que o Beato João Paulo II, o grande idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude, explicou o porquê desses encontros mundiais. Um tempo para reavivar nos jovens a sua caridade e celebrar a fé na união da diversidade de povos, línguas e nações. As Jornadas são como fontes para reabastecer a fé de cada jovem na Igreja e da Igreja nos jovens.