21/05/2014

Polícia Civil explica por que preso estava em cela sem qualquer grade
Fonte: Tribuna da Bahia 
Foto: Carlino Silva

A Delegacia de Sitio do Quinto não funciona mais no antigo endereço e o preso visitado pelo juiz de Jeremoabo ficou no lugar somente dois dias, para a transferência dos equipamentos e grades. Isso foi o que informou, ontem, a Assessoria de Comunicação da Policia Civil da Bahia (Ascom/PC), confirmando, entretanto, que o delegado e viaturas são da DT do município de Antas, “pela proximidade”, como justificou um assessor.

Ainda de acordo com a Ascom/PC, o único preso custodiado está atrás das grades desde o dia 5 de abril na nova sede localizada na Rua José Batista de Andrade, no centro da cidade. A “saia justa” da Polícia Civil foi denunciada esta semana após a visita do juiz Antonio Henrique da Silva, que encontrou o imóvel da Rua Eutímio Pedro Santana nº 2, também no Centro, abandonado, sem qualquer equipamento policial, policiamento ou viatura.

O réu, condenado a oito anos de prisão em regime semiaberto, por crime de estupro de vulnerável, ainda segundo a assessoria, ficou no antigo espaço sem grades porque a proteção foi transferida para o novo endereço. “Sitio do Quinto é um município com 12 mil habitantes, que fica a 13 km de Antas, com quem divide o delegado”, disse um jornalista.

A delegacia pertence a 18ª Coordenadoria de Policiamento do Interior (Coorpin), e apresenta o menor índice de violência daquela região. “Há seis anos não existe registros de fugas”, disse.

Sem querer definir como equivocada a constatação, a Ascom adiantou que realmente a antiga delegacia estava sendo habitada pelo único preso, mas num momento de transferência, e apresentou através de foto a nova unidade habitada pelo custodiado.