06/06/2014

Conta de água ficará mais cara nos municípios baianos que utilizam o serviço da Embasa
  Fonte: Agersa

 Jeremoabo-BA Foto: PORTAL JV
A partir desta sexta-feira (6) a conta de água de muitos municípios baianos ficará mais cara, pois passa a vigorar o aumento anual de 7,8%, autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), que permitiu que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) aplique o reajuste a partir deste mês, nos municípios em que atua.


A Embasa encaminhou ao órgão um pedido de reajuste ainda maior, que alcançaria a margem de 12,12% (4,67% correspondem ao Índice de Reajuste Tarifário Anual (IRT) + 7,45% da universalização dos serviços de água e esgoto). No entanto, após análise dos dez indicadores de desempenho acordados com a concessionária, a Agersa deliberou pela homologação dos 7,8%, mais do que a metade do que foi pleiteado.


A Agência Reguladora levou em consideração, na redução do percentual de reajuste, a estiagem prolongada – a pior dos últimos 60 anos -, que assolou o estado da Bahia e que mantém municípios cumprindo planos de racionamento d’água.

COM: ENQUANTO ISSO EM JEREMOABO "PEDRA FURADA "PEDE SOCORRO.
 Foto: Cedida por Cristina Fam 
Túnel e cachoeira na Pedra Furada antes de ser assoreado - não existe mais esta beleza natural, devido à falta de manutenção e conservação por parte da Embasa.
 Represa na Pedra Furada, sem qualquer fiscalização, sem manutenção ou mesmo conservação ambiental. Tudo entregue às baratas. Rio assoreado, sem nenhuma providencia por parte das autoridades local.

Pedra Furada é um dos ponto turístico mais importante de Jeremoabo, como também fonte natural d’água para abastecimento da sede e cidades circunvizinhas em período de seca.
 S.O.S. PARA PEDRA FURADA
 VÍDEO SOBRE A PEDRA FURADA

Publicado em 30/08/2013
Você conhece o Rio Vermelho de Jeremoabo? Saiba como e onde ele se forma e conheça um grande defensor desta importante fonte hídrica da região, a salvação de muitas famílias na época de grande seca que se abateu no Nordeste. Leoman Alves Moitinho