10/06/2014

10 de Junho:Dia da Artilharia
Crédito: Divulgação

No dia 10 de junho, comemora-se o dia da Artilharia, data do nascimento do seu ilustre patrono, o Marechal Emílio Luis Mallet – Barão de Itapevi. Nascido em Dunquerque, na França, Mallet veio ainda jovem para o Brasil, onde foi convidado pelo Imperador D. Pedro I a ingressar nas fileiras do Exército Brasileiro. Militar de conduta exemplar, foi credor de mérito todo especial por ter-se consagrado e dedicado de corpo e alma à Pátria que o adotou. 

A Artilharia é uma das Armas do Exército Brasileiro, cuja missão é apoiar as tropas pelo fogo, destruindo ou neutralizando alvos que ameacem o êxito de uma operação. É a única Arma a operar exclusivamente dois Sistemas: Apoio de Fogo e Defesa Antiaérea.

O primeiro, materializado na Artilharia de Campanha, tem como objetivo amparar os elementos de manobra com fogo, buscando aprofundar o combate. Suas unidades e subunidades podem ser dotadas de canhões, obuses, foguetes ou mísseis.

O segundo Sistema, de Defesa Antiaérea, é responsável por impedir ou dificultar reconhecimentos e ataques aéreos inimigos, como parte integrante da defesa aeroespacial do País.
Antigamente, havia também a Artilharia de Costa, que participava da defesa contra operações navais inimigas em áreas marítimas próximas ao litoral ou em águas interiores. Suas características eram a precisão e a rapidez, para destruir ou neutralizar as instalações, os equipamentos e as tropas inimigas localizadas em profundidade no campo de batalha.

O papel da Artilharia sempre será um grande e nobre fator na decisão do combate: moderna, ágil, silenciadora e vibrante. Fonte: fortedecopacabana.com