Metrô de Salvador começa a funcionar de graça, depois de
14 anos em obras
Fonte: interiordabahia
Tente lembrar onde você estava há 14 anos. Você pode achar que nem é
tanto tempo, mas, imagine, as torres gêmeas do World Trade Center estavam de pé
e a passagem de ônibus em Salvador custava R$ 0,80. O Brasil ainda era tetra, e
o metrô de Salvador começava as obras.
Em 2001, a Apple
lançava o iPod e a cédula de R$ 2 entrava em circulação. O presidente ainda era
Fernando Henrique Cardoso, e a Polícia Militar baiana começava a primeira de
três greves em 14 anos. E o metrô de Salvador estava em obras.
A previsão inicial
era que a população pudesse usar os trens em 2004 - ano em que Mark Zuckenberg
criava o Facebook. Na mesma época, o saudoso Orkut também era desenvolvido. E o
metrô de Salvador estava em obras.
Em tantos anos, o
metrô já viu Bahia e Vitória mudarem dez vezes de série no Brasileirão, viu a
Fonte Nova cair, ser demolida e se reerguer; viu o Brasil penta em 2002, a
Itália tetra em 2006 e a Espanha campeã em 2010. Ou seja, vai agora para sua
quarta Copa do Mundo... E continua em obras.
Mas, dessa vez,
ele não só vai assistir à Copa, como vai até participar do esquema de transporte.
Depois de 14 anos, finalmente, o negócio, mesmo inacabado, entra nos trilhos.
Nesta quarta-feira (11), às 10h, a presidente Dilma Rousseff participa da
viagem inaugural, que vai da Lapa até o Retiro.
Já às 12h, começa
a operação assistida. É sua vez: basta aparecer, até as 16h. Não vai custar
nada e continuará assim até 15 de setembro, quando terá início a operação
comercial.
Transporte
As obras vão até
2017, quando, pelo cronograma atual, deve ser concluída a Linha 2. Só para dar
uma ideia, em 2000, Salvador tinha uma frota de 412.852 veículos. Hoje,
esse número mais do que duplicou: são 873.774 automóveis, segundo o Detran.
“Nesse período,
houve um incentivo grande do governo federal para a venda de carros. Sem
transporte público de qualidade, não há alternativa”, analisa o arquiteto e
historiador Francisco Senna.
O problema é que a
paisagem da cidade, de acordo com ele, não mudou muito - pelo menos, no que diz
respeito à estrutura viária. “Foram construídos alguns viadutos, mas foi pouco.
Como o sistema de transporte não evoluiu, tudo congestiona”, explica.
Segundo a
assessoria da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), de 2000
para cá, foram feitos três grandes viadutos ou complexos viários em Salvador: o
Dois de Julho, em São Cristóvão, a Via Expressa e a duplicação da
Cia-Aeroporto. Além disso, o Complexo do Imbuí está sendo construído desde maio
de 2013.
Além dos viadutos,
a estrutura de concreto do metrô elevado mudou a paisagem e hoje marca a
Avenida Bonocô. Ironicamente, em 14 anos, a via por onde passa o metrô só
teve o trânsito aliviado com uma obra para carros. “Sempre foi carregado,
porque era o principal acesso da BR-324. Hoje, com a Via Expressa, o fluxo é menor”,
analisa a arquiteta e especialista em trânsito Cristina Aragón. (Informações do
Correio).