Governo
lança site para reclamações de consumidores
Fonte: bahianoticias/por Leonêncio Nossa
Foto: Reproduçcão
O governo apresenta nesta
sexta-feira (27) uma ofensiva para transferir as queixas mais frequentes dos
consumidores das filas dos Procons para um site.
Técnicos da Secretaria de Defesa
do Consumidor elaboraram um espaço virtual de intermediação de conflitos entre
fornecedores e compradores, que já está em funcionamento na rede.
A partir de um cadastro com dados
pessoais, o usuário poderá descrever sua reclamação num espaço de até 3 mil
caracteres. A empresa terá dez dias para responder à queixa. O usuário, então,
dará uma nota de 1 a 5 para o atendimento.
À exceção de números de documentos de
identidade, todos os dados do diálogo ficarão na internet para avaliação
pública. A plataforma de informações também permitirá uma série de
indicadores e rankings positivos e negativos de empresas, que o governo promete
manter online.
Os maiores bancos (campeões
absolutos de queixas), operadoras de telefonia fixa e móvel (vice-campeãs),
lojas de varejo, companhias aéreas e outros fornecedores de serviços aderiram
ao projeto.
Num primeiro momento, o
site atende consumidores do Distrito Federal e de 11 Estados, incluindo Rio e
São Paulo, que representam 62% da população. A Bahia ainda está de fora, mas a
partir de 1º de setembro, o serviço terá cobertura nacional.
A meta da Secretaria Nacional do
Consumidor é permitir que as 800 lojas de Procons espalhadas pelo País tenham
mais rapidez para atrair casos, por exemplo, de clientes de planos de saúde,
que em situações de emergência preferem buscar liminares na Justiça. Por outro
lado, o novo site poderá ser uma alternativa para problemas diários que
costumam não ser levados ao Procon.
Na ficha de reclamação no site, clientes
poderão, por exemplo, descrever seus problemas com a conexão da internet, a
empresa de TV a cabo ou a falta de cobertura do celular.