Jeremoabo: População que não denuncia sofre com a omissão
PORTAL JV
Terminal sem dinheiro
A maioria das pessoas que vai aos bancos para
atendimentos em caixas convencionais ou outro setor, reclama da demora do tempo
de espera nas filas. No entanto, poucos se dispõem a procurar os órgãos
competentes para fazer a denúncia do
descumprimento da Lei da Fila. Muitos, por não conhecer seus direitos ou por
comodismo, por achar que terão de enfrentar outro incômodo, ficam a mercê
daqueles que ditam ou mesmo controlam ao seu bel prazer o horário de funcionamento.
De acordo com a Lei da Fila, o tempo de espera é
de 15 minutos em dias normais, 20 minutos em dias anteriores e posteriores aos
finais de semanas e de 30 minutos nos dias que antecedem e posteriores aos
feriados. Essa medida apenas não se estende aos caixas eletrônicos.
Falando-se em Caixa Eletrônico este serviço na
Agência de Jeremoabo/BA tem dado dor de cabeça para os usuários, principalmente
no final de mês para os aposentados e funcionários do Estado, que necessitam
fazer saques ou mesmo depósitos no horário compreendido das 09:00 às 16:00
conforme comunicado afixado na agência local. No final de semana das 16:00 da
sexta feira até às 09:00 da segunda ai a
coisa fica mais feia ainda, ninguém tira ou bota nada. Haja paciência. Só
tomando um sossega leão para relaxar e aguentar tamanha falta de respeito para
com os clientes.
Terminal sem dinheiro
Daí vem nossa indagação: será que o Banco Central
ou mesmo os Órgãos competentes que fiscalizam o funcionamento das agências bancárias
têm conhecimento deste comunicado? E a Câmara de Vereadores da cidade qual o
esclarecimento que tem pra dar à população?
Diante dos fatos que estão acontecendo quase que diariamente,
cabe a população ingressar com Ações na Justiça, requerendo seus direitos, fazendo
com que o Banco cumpra a Lei e as normas do Banco Central.
Refrescando a memória: se a medida tomada pela a agência do fechamento foi por questão dos assaltos, pelo que sabemos os mesmos não aconteceram no horário de expediente, segundo informações aconteceram durante a madrugada.
Refrescando a memória: se a medida tomada pela a agência do fechamento foi por questão dos assaltos, pelo que sabemos os mesmos não aconteceram no horário de expediente, segundo informações aconteceram durante a madrugada.
COMUNICADO
Como sugestão: Saiba como reclamar de problemas com seu banco em 5 passos
Como denunciar
Para fazer a denúncia sobre demora nos
atendimentos nos bancos, basta a pessoa apresentar no Procon a senha para atendimento
no banco – nessa senha consta a hora de entrada na agência – e um documento
(boleto ou qualquer outro tipo de conta paga) onde conste na autenticação do
banco.
O cliente deve lembrar que normalmente nesta
autenticação tem que constar, além da data, a hora do atendimento. Caso não
esteja constando a hora, o cliente tem que exigir um carimbo que tenha essa
informação.
Em certos bancos, o funcionário pede para o
cliente a senha de volta. O diretor do Procon orienta que não é para o cliente
devolver o papel e o banco não pode exigir a senha. “São documentos que vão
comprovar o tempo de espera na fila, e o cliente não pode abrir mão dessa
prova”, explica. Esses documentos devem ser levados ao Procon, para que este
entre com ação que vai resultar em multas contra os bancos.
Deve-se ressaltar que os valores das multas
ganhas na justiça não vão para o denunciante, mas para o Fundo Municipal de
Defesa do Consumidor para ser investido em Políticas Públicas em Defesa do
Consumidor. “São recursos que, na verdade, vão ser investidos em defesa do
próprio consumidor”
1º passo: procure o SAC do banco
O
consumidor deve ligar primeiro para o próprio serviço de atendimento do banco e
anotar número do protocolo, nome do atendente e data da ligação. Nunca deixe de
fazer isso, pois é a prova de que está tentando resolver o problema. O prazo de
resposta é de 5 dias úteis.
2º passo:
fale com a ouvidoria do banco
Ao receber a reclamação, a ouvidoria tem 15 dias
para responder ao cliente. A ouvidoria é supervisionada pelo Banco Central e
costuma ser um meio eficiente de resolver o problema
3º passo:
contate o Banco Central
O cliente
pode enviar sua reclamação pela internet. O prazo para resposta é de 10 dias
úteis. Se a reclamação tiver fundamento, ela vai compor o ranking das
instituições que mais recebem reclamações.
Terminais fechado após às16:00hs, para saque,somente dois funcionando para outros serviços
4º passo:
reclame no Procon
Banco e
cliente têm uma relação de consumo e por isso é possível ao cliente reclamar no
Procon. Assim que o Procon contatar o banco, ele tem 10 dias para responder. Se
não o fizer, o Procon entra com um processo administrativo que pode demorar 120
dias. A reclamação com fundamento vai para o ranking. O Procon pode multar a
empresa infratora
Terminais fechado após às 16:00hs, para saque,somente dois funcionando para outros serviços
5º passo:
entre na Justiça
Se nada
disso funcionar, o consumidor pode juntar todas as provas obtidas nos passos
anteriores e entrar com uma ação no Poder Judiciário. Juizados especiais
aceitam causas de até 40 salários mínimos. No Juizado Especial Federal, o
limite é maior: 60 salários mínimos. Para valores maiores, terá de entrar com
um processo na Justiça comum.
Alguns dados: progresso.com.br
economia.uol.com.br
OBS: Mais informações sobre o funcionamento do Banco do Brasil Agência de Jeremoabo, acesse o LINK abaixo. Copie e cole na barra superior
http://dedemontalvao.blogspot.com.br/
Jeremoabo sem dinheiro aos finais de semana, e nas filas sem dinheiro nos finais de mês.