29/08/2014

Jeremoabo: População que não denuncia sofre com a omissão
PORTAL JV
 Terminal sem dinheiro
A maioria das pessoas que vai aos bancos para atendimentos em caixas convencionais ou outro setor, reclama da demora do tempo de espera nas filas. No entanto, poucos se dispõem a procurar os órgãos competentes  para fazer a denúncia do descumprimento da Lei da Fila. Muitos, por não conhecer seus direitos ou por comodismo, por achar que terão de enfrentar outro incômodo, ficam a mercê daqueles que ditam ou mesmo controlam ao seu bel prazer o horário de funcionamento.  


De acordo com a Lei da Fila, o tempo de espera é de 15 minutos em dias normais, 20 minutos em dias anteriores e posteriores aos finais de semanas e de 30 minutos nos dias que antecedem e posteriores aos feriados. Essa medida apenas não se estende aos caixas eletrônicos.

Falando-se em Caixa Eletrônico este serviço na Agência de Jeremoabo/BA tem dado dor de cabeça para os usuários, principalmente no final de mês para os aposentados e funcionários do Estado, que necessitam fazer saques ou mesmo depósitos no horário compreendido das 09:00 às 16:00 conforme comunicado afixado na agência local. No final de semana das 16:00 da sexta feira  até às 09:00 da segunda ai a coisa fica mais feia ainda, ninguém tira ou bota nada. Haja paciência. Só tomando um sossega leão para relaxar e aguentar tamanha falta de respeito para com os clientes.

 Terminal sem dinheiro
Daí vem nossa indagação: será que o Banco Central ou mesmo os Órgãos competentes que fiscalizam o funcionamento das agências bancárias têm conhecimento deste comunicado? E a Câmara de Vereadores da cidade qual o esclarecimento que tem pra dar à população? 



Diante dos fatos que estão acontecendo quase que diariamente, cabe a população ingressar com Ações na Justiça, requerendo seus direitos, fazendo com que o Banco cumpra a Lei e as normas do Banco Central. 

Refrescando a memória: se a medida tomada pela a agência do fechamento  foi por questão dos assaltos, pelo que sabemos os mesmos não  aconteceram  no horário de expediente, segundo informações aconteceram durante a madrugada.
  COMUNICADO

Como sugestão: Saiba como reclamar de problemas com seu banco em 5 passos

Como denunciar

Para fazer a denúncia sobre demora nos atendimentos nos bancos, basta a pessoa apresentar no Procon a senha para atendimento no banco – nessa senha consta a hora de entrada na agência – e um documento (boleto ou qualquer outro tipo de conta paga) onde conste na autenticação do banco.

O cliente deve lembrar que normalmente nesta autenticação tem que constar, além da data, a hora do atendimento. Caso não esteja constando a hora, o cliente tem que exigir um carimbo que tenha essa informação. 

Em certos bancos, o funcionário pede para o cliente a senha de volta. O diretor do Procon orienta que não é para o cliente devolver o papel e o banco não pode exigir a senha. “São documentos que vão comprovar o tempo de espera na fila, e o cliente não pode abrir mão dessa prova”, explica. Esses documentos devem ser levados ao Procon, para que este entre com ação que vai resultar em multas contra os bancos. 

Deve-se ressaltar que os valores das multas ganhas na justiça não vão para o denunciante, mas para o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor para ser investido em Políticas Públicas em Defesa do Consumidor. “São recursos que, na verdade, vão ser investidos em defesa do próprio consumidor”
1º passo: procure o SAC do banco 
O consumidor deve ligar primeiro para o próprio serviço de atendimento do banco e anotar número do protocolo, nome do atendente e data da ligação. Nunca deixe de fazer isso, pois é a prova de que está tentando resolver o problema. O prazo de resposta é de 5 dias úteis.  
2º passo: fale com a ouvidoria do banco
Ao receber a reclamação, a ouvidoria tem 15 dias para responder ao cliente. A ouvidoria é supervisionada pelo Banco Central e costuma ser um meio eficiente de resolver o problema
3º passo: contate o Banco Central

O cliente pode enviar sua reclamação pela internet. O prazo para resposta é de 10 dias úteis. Se a reclamação tiver fundamento, ela vai compor o ranking das instituições que mais recebem reclamações.
Terminais fechado após às16:00hs, para saque,somente dois funcionando para outros serviços
4º passo: reclame no Procon
Banco e cliente têm uma relação de consumo e por isso é possível ao cliente reclamar no Procon. Assim que o Procon contatar o banco, ele tem 10 dias para responder. Se não o fizer, o Procon entra com um processo administrativo que pode demorar 120 dias. A reclamação com fundamento vai para o ranking. O Procon pode multar a empresa infratora
Terminais fechado após às 16:00hs, para saque,somente dois funcionando para outros serviços
5º passo: entre na Justiça
Se nada disso funcionar, o consumidor pode juntar todas as provas obtidas nos passos anteriores e entrar com uma ação no Poder Judiciário. Juizados especiais aceitam causas de até 40 salários mínimos. No Juizado Especial Federal, o limite é maior: 60 salários mínimos. Para valores maiores, terá de entrar com um processo na Justiça comum.
Alguns dados: progresso.com.br
economia.uol.com.br 


OBS: Mais informações sobre o funcionamento do Banco do Brasil Agência de Jeremoabo, acesse o LINK abaixo. Copie e cole na barra superior

http://dedemontalvao.blogspot.com.br/

Jeremoabo sem dinheiro aos finais de semana, e nas filas sem dinheiro nos finais de mês.