30/09/2014

30 DE SETEMBRO: DIA DA SECRETÁRIA, DA NAVEGAÇÃO, DIA MUNDIAL DO TRADUTOR, DIA DO JORNALEIRO
DIA DA SECRETÁRIA
A secretária é uma profissional que trabalha auxiliando o trabalho de alguma outra pessoa. Ela geralmente trabalha em escritórios, e atua na organização da agenda do seu superior, com a marcação de novas atividades.

Ela pode trabalhar em escritórios de advocacia, de políticos, agências, consultórios e muitos outros lugares. A secretária é encarregada de manter o uma parte do funcionamento da empresa de forma organizada.

O Dia da Secretária é comemorado em 30 de setembro, como homenagem a todas estas profissionais. Fonte: calendário.com.br   Foto: ShutterStock
 
DIA DA NAVEGAÇÃO
O homem vem desenvolvendo técnicas e instrumentos de navegação desde épocas imemoráveis para orientar-se durante o deslocamento marítimo. Na Antigüidade, no Mediterrâneo, egípcios, fenícios, gregos e romanos utilizaram os conhecimentos dos ventos, reconhecimento dos astros e relevos para  determinar posição e direção das embarcações. Eles criaram os pontos cardiais, a rosa dos ventos em graus e as primeiras cartas de navegação usando o conceito de Latitude e Longitude. Fonte: wordpress.com Foto: ShutterStock
DIA DO TRADUTOR

O Dia Mundial do Tradutor é uma homenagem à todos estes profissionais. A data é comemorada em 30 de setembro, pois neste mesmo dia faleceu São Jerônimo, que é conhecido por ter sido o tradutor da Bíblia. A linguagem original da obra era em grego antigo, e São Jerônimo a traduziu para o hebraico.São Jerônimo é atualmente considerado o santo padroeiro dos tradutores.

O Dia Mundial do Tradutor foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Tradutores, conhecida também como FIT. Esta data comemorativa é importante para incentivar o aumento da profissão, que é tão importante para a globalização. 

Existem datas semelhantes a esta, como o Dia Europeu das Línguas, por exemplo, que é comemorado em 26 de setembro na União Europeia. Fonte: calendário.com.br Foto: ShutterStock
DIA DO JORNALEIRO

Os jornaleiros são os profissionais que trabalham na distribuição e venda de produtos de jornalismo impresso, como jornal, revistas e outros itens. Eles trabalham em bancas de jornal, que são quiosques localizados em pontos estratégicos, sempre em locais de grande movimento. 

Existem também jornaleiros que trabalham fora das bancas de jornal. Eles atuam na venda de exemplares avulsos na rua ou em meios de transporte. Este tipo de profissional recebe comissão percentual por cada produto vendido. 

O Dia do Jornaleiro é comemorado em 30 de setembro em todo o Brasil.  Fonte: calendário.com.br   Foto: ShutterStock