26/11/2014

Após interrupção, obras nos lotes 4 e 5 da BR-235/BA são retomada
Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA – www.br235.com.br
 Trecho em obra
Após paralisação por conta do período chuvoso, as obras no segmento 2 foram retomadas nesta segunda-feira (24). A Supervisão Ambiental da rodovia realiza vistoria de rotina.
As obras de implantação e pavimentação no segmento 2 foram retomadas, nesta segunda-feira (24), após serem interrompidas devido às fortes chuvas que atingiram a região. A paralisação temporária durou cinco dias. Este segmento abrange os lotes 4, que tem 51 km e liga Uauá ao distrito de Pinhões, e 5, com 75,40 km e liga o distrito de Pinhões à Juazeiro

Com o retorno, a Supervisão Ambiental, programa contemplado na Gestão Ambiental da rodovia, firmada entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), está em campo e realiza vistoria de rotina. Entre as atividades desenvolvidas, estão a verificação da sinalização nas vias, gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos, controle de poluição do ar e monitoramento e controle de processos erosivos. 

Caso alguma irregularidade seja encontrada, a equipe notifica a construtora através de registros ambientais. Estes documentos têm três variações: Registro de Orientação Ambiental (ROA), aplicado quando é detectada uma irregularidade de baixa gravidade ou em fase inicial; Registro de Ocorrência Ambiental (ROC), na reincidência do ROA, e Registro de Não Conformidade (RNC), na desobediência do ROC ou quando é detectada uma irregularidade de alta gravidade. 

O trabalho da Supervisão Ambiental é preventivo, no sentido de orientar as construtoras para as boas práticas construtivas e minimizar o impacto causado ao meio ambiente. 

A vistoria de rotina também é realizada no segmento 1, que abrange os lotes 1, que tem 79,30 km e começa na divisa dos estados da BA/SE até a cidade de Jeremoabo-BA, e 2, com 77,60 km e liga Jeremoabo a Canché.
Autor: Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA – www.br235.com.br